MAR DE AMIGOS – SÉCURITÉ! PAN! MAYDAY! CELULAR? RADIO? TELEFONE POR SATÉLITE? QUAL USAR? – 22/06/2023

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje teremos com vocês mais um tema, um tema que é extremamente importante. Então não esqueça de assistir até o final e de dar o seu gostei e fim se escrever o nosso canal e dando as suas sugestões. Ah, vem conosco que tem bastante conteúdo até o final desse vídeo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que você acha que é importante para uma comunicação de blog, um celular, um rádio, um telefone por satélite? O que é mais importante para o dia a dia de bordo com a comunicação externa? Como a comunicação é necessária? E no caso hoje, todos nós temos um celular e achamos que já é o suficiente, porque ele é parte integrante do nosso corpo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então estamos aí com nossos grupos, nossas redes sociais. Estamos garantidos exatamente em termos de comunicação. Olha que coisa maravilhosa! Estamos fazendo a nossa selfie, postando em pontos em tempo real. Mas veja bem, isso é o suficiente. Então vamos pensar na questão lógica, na questão nossa, das limitações em que cada aparelho pode nos apresentar. E os aparelhos celulares? Eles são aparelhos que para ter uma comunicação eu dependo de sinal, Eu dependo de uma operadora, dependo de uma antena.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Existe alguma coisa mais garantida? Claro que existe. Vamos falar aqui em situações de emergência. Como que vamos nos comunicar com a parte externa? Eu fico fazendo uma irônica, fazendo, gesticulando. O meu vizinho está ali a 300 metros da minha embarcação, mas não sabe o que eu estou necessitando. Mas o meu barco está afundando. Eu estou tendo a pessoa que está precisando um socorro.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Como que eu vou falar com esse meu vizinho se eu não sei o telefone dele? Ele não sabe o meu. E quando ele pensa que eu estou apenas cumprimentando, dando um tchauzinho pra ele, dando saudação por então, viu, deu na mesma. Então estamos tendo dificuldade em comunicação para isso. Vamos contar com os nossos rádios, rádios tradicionais que a maioria das embarcações, por menor que seja, nós teremos os rádios, rádios que é comum no meio náutico, tanto dos rádios que são aqueles portáteis como os usados fixos, como esse que aqui está.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Esses rádios, eles têm frequências diferenciadas porque é frequências diferenciadas para que a gente possa se comunicar numa curta distância ou na maior distância. Então, vamos imaginar, numa questão de emergência e emergência, o barco está naufragando. Estamos aqui num tremendo de um problema aqui. Enfim, estamos com pessoas, com crianças, com com senhoras a bordo. Como vou fazer isso então?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Existe uma forma segura, prática, que nós vamos poder utilizar no rádio da seguinte forma Eu tenho primeira emergência, que é aquela que é para resgatar as pessoas, resgatar as pessoas é a frase Mayday. Essa frase tem que ser repetida três vezes, está três vezes no equipamento. Lembrando que esse equipamento é um equipamento de transmissão única, ou seja, para que eu possa transmitir eu tenho que apertar aqui a tecla para que eu possa transmitir e para ouvir eu preciso soltar essa tecla.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, como farei essa parte de emergência emergência que temos risco de vida? Então aqui é mayday, Mayday, Mayday três vezes e na sequência o nome da embarcação é rapidamente também latitude e longitude, porque isso facilitará muito o resgate em questão de tempo. O tempo de de de acesso a as pessoas, as pessoas que estão solicitando essa situação. Agora esse caso é para extrema necessidade, não pode ser aplicado de forma aleatória de brincadeira.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Inclusive isso não é equipamento de brincadeira. Isso aqui é um equipamento extremamente sério, que tem que ser utilizado apenas para comunicação. Nós temos aqui então também uma outra situação de emergência que não está envolvendo risco de vida. Nós não estamos tendo risco de pessoas e necessitando de um socorro imediato. Então eu tenho alguma avaria a caminho. Embarcação Eu tenho um problema técnico, tou com um veleiro, estou com mastro quebrado ou eu estou com hélice que está com problema?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Meu motor não está funcionando, então eu vou ter a frase que é pá pá, pá pá. Ou seja, repete se a frase três vezes. Ou seja, também pode ser falado pane, pane, pane. Ou seja, é isso aí. Quem estiver ouvindo vai entender que e tem uma embarcação necessitando de um socorro, um socorro que não tem essa urgência. Mas novamente, vamos repetir a frase três vezes na sequência.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O nome da embarcação é latitude e longitude, para que seja mais fácil identificação da embarcação que está solicitando esta essa emergência. Fora isso, nós temos uma outra situação de emergência, que é a parte que é de segurança, segurança, sendo que de uma região nós vamos de repente encontrar aí boiando tonéis, container. Então nós vamos encontrar o que palavra de security.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então nós temos Security Security Security três vezes. Novamente, o nome da embarcação não é latitude e longitude. Lembrando que quando fizer isso a chamada, nós temos que fazer a chamada através de um indicativo ou de chamada com o indicativo de chamada. Todos os aparelhos de rádio comunicação, tanto portáteis como os fixos, eles tem uma tecla que é a do indicativo de chamada.

Isso aqui é universal. Eu tenho essa tecla aqui que é encarnada vermelha, tá aqui, eu tenho aqui o número 16 e barra nove. Ou seja, esse indicativo de chamada é para transmissão, está apenas transmissão e também para a escuta. Então eu vou ficar sintonizado nesse canal. 16. Isso é para todas as regiões portuárias do mundo, tá? E algumas localidades também.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Teremos outros canais, como o meia oito e como meia nove. Eu estou falando esse indicativo de chamada, porque isso não é para ficar batendo papo nesses canais. Inclusive isso daqui não é para bater papo, bater papo é com o celular. Isso daqui é para comunicações expressas. Então eu vou ter aqui a chamada pelo canal 16 ou pelo nove ou pelo meia oito e vou anunciar a minha situação de emergência ou apenas uma chamada para uma estação costeira.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, cada estação costeira, cada marina vai ter também o seu prefixo, seu indicativo de chamada, O qual eu vou chamar por um desses três canais de comunicação 16, nove ou meia, oito ou talvez até meia, nove. Depende a região e vou chamar novamente, dando a chamada com três vezes. A localização que eu quero falar acima, a marina tal ou o prefixo tal indicativo de chamada tal e aí falar o nome da minha embarcação e vou aguardar o retorno e ela vai modular a operadora, ou seja, a estação costeira vai modular, vai fala olha a embarcação une náutica, vá para o canal X e aí eu vou alterar o canal para que eu possa fazer essa

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
comunicação. Lembrando que a conversa é aberta, ou seja, todos que sintonizarem no mesmo canal estarão ouvindo o que que está passando. Então, no caso daquelas emergências, todos que estiverem sintonizados no 16, ou no nove, ou no meia, oito ou no meia nove, ao receber aquela chamada de emergência, aquelas embarcações já vão identificar que tem alguém precisando de um auxílio.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aí, no caso, eu tenho mais chance de ser socorrido. Então é algo que é muito diferenciado em relação a um celular normal. No caso desses aparelhos que eu estou falando, que é mais comum, utilizado nas embarcações de esporte, recreio, navegação costeira até 20 milhas da costa é o aparelho que nós utilizamos, que é o v, HF, o VHF.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ele é very high frequência, ou seja, é uma frequência super alta. Então essa frequência é em FM, ou seja, então o alcance dela é limitado em torno de 20 a 30 milhas. Isso depende também da condição climática que nós temos aí, as camadas da ionosfera para poder fazer a reflexão do sinal. Então, no caso, eu vou ter que contar com isso para aparelhos de potência de 25 watts, esse que está aqui, que é um aparelho fixo, eu tenho uma antena que está na Targa, está na parte superior da embarcação que ela vai ter a potência de 25 watts.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Se eu tiver um aparelho desse que é um portátil, aquele que nós usamos no cinto, que é muito importante, eu tenho o meu. Vou está mostrando aqui para vocês. Esse esse aparelho a gente chama de HT, mas também VHF. Este aparelho ele tem uma potência de 1 a 5 VAC de potência, alguns aparelhos até seis watts, porque ele não conta com essa antena externa.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É apenas a antena antena do próprio aparelho e ele tem menor potência de transmissão e recepção. Agora dentro disso, nós teremos a fala mas eu vou lá fora, eu quero ir fazer navegação oceânica, então eu preciso do HF, HF e uma outra frequência tá a mais. João, Então eu posso comprar um aparelho HF, o HF que ele já é o suficiente.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu já falo tanto a maior distância como também na menor distância. Não são aparelhos distintos. Um aparelho para HF e outro aparelho é para o V HF. O mais comum na costa brasileira é região interiorana, é o v HF, que é esse que eu estou com ele aqui na mão. Lembrando que o v a ga f, como eu já falei, é para uma frequência mais pura, uma frequência mais nítida e ele tem um alcance menor e o HF é para frequências maiores, que seria para ondas curtas que seriam para alcance maior.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É um, mas o som não é tão nítido, mas nós falamos a uma maior distância com esses aparelhos, então eu estou aqui agora, nesse momento aqui na região do Guarujá. Então, com o V HF eu conseguiria falar até, vamos dizer assim. Na extremidade sul da ilha do Guarujá, o aparelho HF. Aí nós teremos uma frequência, um alcance maior.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu conseguiria falar daqui da região onde eu estou até Angra dos Reis ou até Paranaguá, então eu vou conseguir ter um alcance bem maior. Quem puder ter os dois aparelhos, melhor. Quem não puder, tenha pelo menos o aparelho V HF tá? Lembrando que esses aparelhos eles precisam ser documentados, esses aparelhos eles precisam ser registrados lá na Anatel. Então aqui eu estou demonstrando uma licença de estação navio, que é essa licença de estação.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Navio é o que está dando o meu indicativo de chamada, é o que vai estar dando os códigos para que eu possa cadastrar os meus aparelhos e seja identificado pelo radar de outras embarcações, porque quando ele está totalmente documentado, a outra embarcação, quando ele clica em cima do meu barquinho, ele vai receber todas as informações de como se chama o meu barco, o tamanho do meu barco, o deslocamento desse meu barco.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Está tudo documentado, então fica muito mais fácil a identificação. Quando eu tenho o rádio e com o cadastrado nos órgãos competentes. Então aqui vamos até fazer aqui uma demonstração para vocês que aqui por exemplo, eu estou sintonizado no canal Meia oito, tá nesse canal meia oito que aqui eu consigo fazer a frequência. Quando eu ligo o aparelho eu posso teclar já direto.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu fui para o 16, tá, eu só teclei a tecla encarnada e ele foi para o 16. Quando eu clicar de novo ele vai para o nove, tá aí aqui na nossa região vou usar o meia oito, vou sintonizar aqui no Meia oito e aqui apertando a tecla Tá, eu vou chamar a minha estação costeira daqui da minha região, tá?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então Delta 45 Delta 45, Delta 45 Copia Uni Náutica.

RADIO
Olhei náutica aqui é delta 45. Boa tarde Canal meia nove.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então agora estou modulando para o canal menor fica.

RADIO
Quatro cinco. Boa tarde, prossiga.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Quatro cinco Boa tarde, Estamos a bordo, Estamos fazendo a demonstração para o nosso canal aqui do mar de amigos dos procedimentos de rádio. O meu áudio chega, claro.

RADIO
Positivo por aqui que essa é a cinco parte, claro.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ok, ok, você poderia me passar a previsão meteorológica que nós tenhamos aqui na nossa região?

RADIO
Positivo. A previsão do dia de hoje é tempo instável, aumento de nebulosidade, ondulação as previstas para hoje com um metro e 30 com o período de vaga de 10/2. A previsão de vento também de fraco a moderado sudoeste.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ok, ok. Positivo Delta 45. Muito obrigado e câmbio final meia oito.

RADIO
Uma boa tarde. Estarei a disposição no canal meu canal.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ok, então não sei se fui claro, mais ao mesmo tempo, o que nós temos como objetivo de mostrar que esse equipamento que é um equipamento simples que é utilizado desde 1933, é um equipamento que é o suficiente e que vai lhe dar segurança para o dia a dia a bordo da embarcação. Então, não menospreze o aparelho de rádio que tem na embarcação.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Quando é que se liga o aparelho de rádio? Quando entrou a bordo? Liga se o aparelho, ligou, sintoniza no indicativo de chamada, está num desses canais que eu já citei 16, nove ou meia, oito ou meia, nove. Depende a tua região. Deixe ele sincronizado nisso para que possa prestar atenção que em algum momento alguém pode estar lhe chamando ou alguém pode estar solicitando um auxílio.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então é muito bom nós estarmos sincronizado com aquilo que está acontecendo ao nosso redor. Agora, esses aparelhos, eles tem que ser mantidos de forma para ser utilizado. Seguramente está sem brincadeiras, sem partes abusivas na parte de utilização desnecessárias, porque muitas vezes é acionado um sistema de resgate que isso daí envolve marinha, aeronáutica, bombeiros, os próprios colegas, os nossos amigos do mar, o nosso mar de amigos para às vezes uma pessoa que está precisando, que ele está com uma dor no joelho.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, poxa, não é bem assim. Nós temos que ser coerentes para que nós possamos usar isso a esse sistema de uma forma saudável. Existe outros mecanismos também, outros dispositivos, mas aí não tem a forma de comunicar, ele apenas emite o sinal. Esse sinal ele aciona as outras embarcações ou ou as autoridades, mas ele só sinaliza que você está precisando do auxílio.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não é para comunicar, não é para falar. Tá com esse sistema que nós estamos falando aqui dá até para pedir através da Anatel, ligações do rádio para um telefone. Então eu quero falar com alguém que está na Europa, tá, Eu vou solicitar através do indicativo de chamada para que conecte uma ligação para um número específico. Então nós falamos como se estivesse de telefone para o telefone para isso, precisa ter um cadastro no nos órgãos competentes, porque isso é tributado e aí no caso, alguém vai ter que receber a conta.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então espero ter contribuído. Espero que seja um tema que inclusive ele é muito mais abrangente. Nós, se formos entrar nos pormenores de frequência em cima de ondas de alcance e tal, é um tema para se falar por muito mais tempo. Mas aqui hoje o objetivo é chamar a atenção de vocês para que utilizem mais o rádio, que utilize de uma forma segura e utilize de uma forma solícita e utilize a sua navegação, que é aquilo que é fundamental, porque navegar é saudável, navegar é preciso, portanto, vamos navegar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Navegação é saudável navegar é preciso!

 

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – NAVEGAMOS NA NOVÍSSIMA SCHAEFER V44! – 18/04/2024

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje, dando continuidade à linda festa de ontem que vocês puderam acompanhar já no vídeo anterior e hoje nós teremos o prazer de andar nessa embarcação. Nessa até 44 falarei com um detalhe especial com o Márcio, o chef Omar Chef que vai ser o … Continued

APRESENTAÇÃO DA SCHAEFER V44!

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje é um dia especial, né, pai? Que dia é hoje? Bom, de novo, né? Lançamento da V. 44 que é o barco especial. Um barco que veio para revolucionar o nosso mercado que é. Mas calma, calma, calma, não conta tudo. O pessoal é … Continued

MAR DE AMIGOS – ÂNODO DE SACRFÍCIO! PARA QUE SERVE? QUANDO TROCAR? – 14/03/2024

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS Sejam bem vindos a mais um mar de amigos, mais uma vez aqui no estúdio da TV Boat. E hoje para falar de mais um assunto importante, afinal de contas, todos que já tiveram o primeiro barco já receberam uma ligação do seu mecânico falando Olha, o seu … Continued