MAR DE AMIGOS – RADAR NÁUTICO – 22/12/2022

JOÃO PAULO
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Devido ao sucesso do nosso último vídeo do vídeo. A respeito dos GPS e alguns pedidos, decidimos estender um pouquinho mais esse assunto e desmistificar a respeito de um outro item um item muito popular que há em várias lanchas, mas que poucas pessoas sabem utilizá lo. Falaremos hoje a respeito do radar e agora para falar novamente sobre o tema de eletrônicos, nós trouxemos aqui nosso grande amigo Byra da Marina Express, e ainda vamos falar um pouquinho mais a respeito desse famoso item, o Radar.

JOÃO PAULO
Bom Byra. o que é o radar?

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Eu costumo dizer que o radar são os seus olhos à noite ou na neblina. Por exemplo, nós estamos numa situação aqui no através da moela ancorada, e eu vou mostrar para vocês uma de dia, de dia mais à noite. Que seria até mais proveitoso o que a gente consegue ver. Mas se fosse à noite, ele vai registrar tudo que é massa certo em relação à nossa posição.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Se eu estiver em trânsito, certo. Se eu tiver um barco, se eu tiver um bote, se eu tiver uma ilha ou a costeira, ele vai me apresente. Está aqui diretamente na tela tá aqui nessa situação, certo? Eu vou diminuir um pouquinho a visualização para vocês verem o que está sendo apresentado. Eu estou sempre aqui no Centro, no centro da tela, aqui atrás, na nossa popa.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Certo nós temos a Ilha da Moela, que é representada por essas manchas vermelhas aqui do lado. Na lateral, tem aquele ilhote. É do outro lado do canal. Eu tenho a visualização da Costeira aqui do Guarujá.

JOÃO PAULO
A inspira até pra entender um pouquinho mais isso aqui que está sendo demonstrado. Aqui a massa é representada pela.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Pela cor vermelha avermelhada. Com esse tom aí meio azulado nas pontas.

JOÃO PAULO
Então, se eu tivesse aqui navegando numa situação de baixa visão, visualização, eu teria que navegar nesse.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Local, nessa área escura do radar, tudo o que for. Basta dar uma olhadinha, outro ladinho, o outro lado da costeira, tudo o que for. Mas eu tenho que evitar para evitar que abalroar ou ser abalroado por uma outra embarcação ou subir uma pedra. Ela vai se apresentar dessa forma. Tá? A essa finalidade do radar, nós estamos aqui praticamente agora de lado para costeira e de lado para ela.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
A linha que se apresenta, que é a linha de proa da embarcação.

JOÃO PAULO
É o que são essas, essas, esses círculos, a nossa terra.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Isso são os anéis de alcance. Tá dando uma olhadinha aqui na extremidade e que o alcance maior do último anel é de uma milha e cada um desses anéis são meia milha. Está será representada aqui certa. O anel em verde de meia milha é o alcance maior que eu abri. Foi de uma milha.

JOÃO PAULO
Isso tudo está muito lindo porque nós estamos aqui. Eu sei onde nós estamos. Nós estamos falando a respeito disso, mas as pessoas não estão se situando nesse local. Então é o que a gente pode fazer para mostrar isso graficamente para o pessoal.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Esse aparelho, além de a imagem do radar, eu posso fazer com que eu o uma segunda imagem, que é o radar, juntamente com a cartografia, a cobre aqui que ela dupla, onde eu vejo aquela representação do radar e ver exatamente onde é que eu dou uma olhadinha aqui. Nós estamos aqui através da moela. Está aqui a ilha na popa, aqui o ilhote vizinho certo, apresentado aqui na ilha.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Se eu ampliar mais a leitura, eu consigo ver a Costeira ali do outro lado, porque vamos colocar aqui para vocês verem. Eu observo lá eu tenho pela minha popa, barquinho daqui eu tenho pela minha mão ela no meu través aqui o ilhote do Pino e aqui essa costeira está. Você tem as duas telas trabalhando em conjunto, quer dizer, em conjunto, não separadamente.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Existe uma outra versão que eu posso mostrar pra vocês, que é o overlay, que é a sobreposição do radar em cima da carta.

JOÃO PAULO
Então, eu só utiliza a parte de radar radar. Ele é útil na navegação em situações de baixa visibilidade.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Baixa visibilidade à noite, quando com neblina são seus olhos no escuro, na neblina.

JOÃO PAULO
É o que é. E essas massas que você está demonstrando. Elas podem a chuva, a neblina, ela pode atrapalhar essa visibilidade.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Por exemplo, aqui, na condição de radar, eu tenho regulagens na própria tela do radar, que aqui eu não tem. A chuva em si. Mas aqui, utilizando esses três pontinhos, eu abro aqui e eu tenho aqui, como por exemplo, aumentar e diminuir a intensidade para visualização de chuva que acontece cachorro. Quando ela cai, ela se transforma numa massa mais densa.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Aqui eu não consigo identificar, além da chuva, o que é massa. Então eu posso dar um percentual aqui para dar uma regulagem e para ok, deixar em evidência a massa em vez. E a massa da chuva que pode me enganar.

JOÃO PAULO
Que isso é legal, porque assim aqui a gente faz de tudo na então capaz. O pessoal está vendo a gente fazer chover também, mas será muito legal ver gente consegue então colocar o Overview, que.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
É o verdadeiro? Aí até colocar a tela inteira a carta Como é que eu coloco o overlay? Eu tô aqui nessa posição. Venho aqui nesses três pontinhos, como no celular, abro nessas três engrenagens, abro essas três engrenagens. Vem aqui, em camadas, o adicionar uma camada. Qual seria a camada? Seria o radar? Tá, venho aqui. Acionam me de imediato.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Será que eu vou ter a sobreposição naquela primeira tela? Vou voltar pra lá e o radar em cima da tela tá.

JOÃO PAULO
Dá pra ver.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Já a massa terei para dar uma uma carregada aqui ao lado dá uma olhadinha certo? O radar está girando, será que tudo que é massa, certo? Ele está me apresentando? Então diretamente na tela que a que a gente está de dia, cartela clara a noite, todas as massas viriam com a passagem do radar ser representada dessa forma.

JOÃO PAULO
Mas aqui fica bem claro isso nessa posição do radar era legal. Agora vamos lá alguns mitos e verdades a respeito de Radar. O radar tem que esquentar para começar a aparecer a imagem ou não de imediato.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
O que acontece? Os radares anteriores a essa geração eram todos análogos. Eram radares que realmente precisavam. Um certo cuidado até para a emanação de ondas e dependendo qual que é o alcance do radar era meio prejudicial à saúde. Mas o que acontece lá? Esporte, Recreio, no máximo que você vai ter leitura são 90 milhas, dependendo a Kazarina que você tem também.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Você vai ter um bom ganho de recepção de imagem. Essa antena que nós estamos trabalhando são 72 milhas que eu reduzir aqui para uma milha e meia. Para mim tem que a visualização da área onde a gente está, tá atrás. Não tem nada de prejudicial, porque agora eles são digitais, não são mais analógicos. Então você pode ficar o dia inteiro em exposição direta.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Mas é meio difícil, porque geralmente, para você ficar na exposição direta, você tem que ter um flash e lá em cima a antena tem que trabalhar baixo. Mas independente disso, não existe mais aquele mito de que faz mal à saúde e caiu o cabelo que dava câncer. Essa é coisa de um radar da Arca de Noé.

JOÃO PAULO
Quando você fala da antiga geração, está falando de que década é mais ou menos a era digital.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Antes, mesmo na era análoga, eles já não faziam mal nenhum, certo? Nos idos aí de 80, 90, eles já não tinham mais problema nenhum. Essa digital esquece. Sempre tem essas histórias que faz mal, mas.

JOÃO PAULO
É com relação à posição para a gente colocar.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
No Barata. Vamos lá que acontece. Toda antena de radar tem que ser colocada logicamente na parte mais alta. Para você ter uma boa, visualizar ação. Esse barco nos chama 26 pés da linha d’água até o topo de top desse barco. Eu tenho cerca de uns dois metros e meio, tá? Ela tem 72 milhas da. Eu tenho um bom alcance, bom ganho mais relevante.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Imagine a onda. Será que a curvatura da Terra será então se eu abrir em 72 a duas milhas, ela vai se perder. Eu não vou ter uma boa visualização, então reduzo. Eu tenho uma qualidade melhor de visualização e na maior parte das vezes a gente sempre recomenda na parte mais alta. Devido a isso, eu tenho 24 milhas que se eu abrir 24 milhas com um barco desse tamanho certo, eu vou ter uma perda de qualidade demais.

JOÃO PAULO
E quando a gente fala de barco com flash, a gente vê alguns. Alguns casos de uma estrutura muito grande na popa, ou ela abaixo, na altura do que seria da cabeça das pessoas, do corpo, inclusive pegando algumas estruturas de de de capota. Isso interfere alguma coisa na visibilidade que você vai ter na tela? Não, você não enxerga aquela estrutura da capa.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Geralmente. E as antenas que estão situada num suporte acima do flash não é problema nenhum, certo? Nem mesmo as que estão na altura do Flash, elas não ficam exatamente na altura certa da cabeça da pessoa. Fica sempre um pouquinho maior para cima, né? Depende do tipo de barco. Então não tem problema nenhum em relação a recepção da imagem, as massas que estão próximas.

JOÃO PAULO
É muito legal tirar. Bom, queria te agradecer por mais essa aula. Se você deu uma dica até pra gente encerrar aqui, você deu uma dica muito legal. Um pouquinho antes da gravação em que eu acho seria legal reproduzir você. Falar a respeito que é melhor pra quem não conhece, não está familiarizado com o melhor horário de.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Realmente nas nossas entregas técnicas. Tá, o que a gente faz com o pessoal que tem pouca habilidade em interpretar o que está aparecendo numa tela de radar, certo? Sai um de dia, sai dia, você vai ver costeira, você vai ver a boia, você vai ver o barquinho que passa, você vai começar a se familiarizar com tudo o que ele está demonstrando.

UBYRAJARA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Geralmente, pessoas vão ligar o radar, mas à noite se depara com uma imagem que ele não sabe interpretar. Então vai sair. Tem radar, ligo, radar e fica observando seu contorno certo mesmo de dia para quando chegar a noite. O que a certeza do que está sendo apresentado na tela do radar é muito legal?

JOÃO PAULO
Obrigado! Mais uma vez não, não esqueça. Pessoal, não esqueçam que navegar é saudável. Navegar é preciso. Eu gostaria que vocês comentasse se esse tema é útil para vocês, até para que eu possa piorar um pouco mais aqui, pra gente começar a falar também de repente a respeito de sonda e assuntos mais técnicos, então comentem pra gente pra saber se isso é relevante para vocês ou não.

JOÃO PAULO
E mais uma vez, não esqueça de curtir o conteúdo de se inscrever no canal. Muito obrigado por nos acompanhar até aqui. Um grande abraço.

 

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