MAR DE AMIGOS – QUATRO ESTAÇÕES, QUAL A MELHOR PARA NAVEGAR? – 18/08/2022

João Paulo
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje é um dia muito especial para nós, um dia aonde contamos com um novo membro no nosso time. Principalmente agora para falar de um tema que gostamos tanto como meteorologia e astronomia. É uma pessoa que merece muitos créditos, é uma sumidade. Precisei até de uma colinha aqui para contar um pouquinho para vocês a respeito do currículo dessa pessoa.

Então, agora, no dia 17 de agosto, ele completa 66 anos de idade, dos quais 47 foram destinados à área de geologia, meteorologia e astronomia. Sendo formado e pós graduado nestas áreas e com mais de 16 cursos de especializações nesse segmento. Por 12 anos chefiou o Observatório Astronômico da Escola Municipal de Astrofísica. Por 40 anos foi instrutor de Astronomia da Escola Municipal de Astrofísica, o Planetário Municipal de São Paulo.

Possui mais de 13 obras publicadas. Foi também consultor da Editora Rio Gráfica Colaborador da Folha de São Paulo e ministrou curso pioneiro de Astronomia em português pela internet, através do portal Terra e educativo Ponto Com. Narrou mais de 1750 apresentações ao vivo no Planetário Municipal de São Paulo. Também fez mais de 1300 sonoplastia para outras apresentações no Planetário.

Ministrou mais de 150 cursos, dentre diversos temas como Astronomia, Fundamentos de Astrofísica e até mesmo meteorologia. Ministrou aulas no Planetário para faculdades como USP, São Carlos, UNICAMP e UNESP e um item extremamente importante também, que por 14 anos ministrou cursos dentro da Uninautica. Paulo, seja muito bem vindo ao time, meu amigo.

João Roberto
Paulo, depois dessa apresentação vou te falar… É uma honra.

Paulo Gomes Varella
Também.

João Roberto
Estarmos juntos aqui. Obrigado. Mais uma vez aqui, tendo a oportunidade aqui de trazer os nossos amigos do mar ou mar de amigos, com pouco um pouco de desse grande conhecimento que você tem. Muito obrigado. E então gostaria que você pudesse explanar um pouco aqui pro nosso mar de amigos. A definição das quatro estações climáticas que nós temos no ano.

Se você puder explanar um pouco sobre as características de cada uma. Acho que é de grande contribuição

 

DEFININDO AS ESTAÇÕES DO ANO

Paulo Gomes Varella
Legal. Bom, as estações do ano se constituem, na realidade, num ciclo anual. À medida que a Terra vai realizando sua translação em torno do Sol. As modificações que acontecem na superfície do planeta nos dois hemisférios acabam gerando diferenças muito grandes no nosso ambiente. Por exemplo, na atualidade nós estamos atravessando o inverno do hemisfério sul ou concomitantemente o verão no hemisfério norte.

Nosso inverno tem características muito diferentes do inverno do outro hemisfério, enquanto lá as temperaturas são extremamente baixas. Aqui, no hemisfério sul, as temperaturas não são tão assim. Com valores negativos, é muito difícil você ter temperaturas abaixo de zero dentro do nosso hemisfério, a não ser no extremo sul da América e no continente da Antártida. Mas aqui no território brasileiro, tirando a serra gaúcha e a catarinense, nós não temos praticamente temperaturas negativas.

Então é um inverno ameno, nossa primavera um pouco mais chuvosa. O verão extremamente chuvoso e o outono já se caracteriza secas e intermediárias. 1/1 dele, muita chuva. O final do outono, já com um clima um pouco mais seco, o que propicia as observações do céu ao longo também desse ciclo das estações produzido pela translação da Terra e a inclinação do eixo do nosso planeta.

Também você vai observar no firmamento mudanças significativas nos tipos de nuvens e, portanto, a gente pode, por uma simples observação, também caracterizar o ciclo das estações através da observação astronômica e meteorológica.

 

SEQUÊNCIA CORRETA DAS ESTAÇÕES DO ANO

João Roberto
Fantástico, então nós podemos dizer que as estações do ano aqui no Brasil. Elas começam quando?

Paulo Gomes Varella
Bom, no nosso caso, iniciando se o ano todo. Como você sabe, começa lá em 1 de janeiro. A primeira estação do ano que se inicia é o outono, por volta do dia 20 de março. Depois, em sequência, o inverno, com início em torno de 21 de junho. Setembro em torno do dia 22 23. A nossa primavera é a última estação do ano a se iniciar e o verão por volta do dia 21 de dezembro.

Então, normalmente, quando a gente fala na escola, aprendemos no ciclo das estações. A frase: Quais são as quatro estações do ano? Aprendemos a recitar. Primavera, verão, outono e inverno. Isso, na realidade, é a sequência do hemisfério norte para nós aqui no hemisfério sul, outono, inverno, primavera e verão. Como fomos colonizados por povos do hemisfério norte, esse conhecimento precisa ser adaptado à nossa realidade.

Então, nosso ciclo de estações, apesar de ser semelhante com relação aos aspectos astronômicos, e meteorológicos, é diferente. Nesse sentido, a primavera não é a primeira estação do ano. Para nós é o outono e assim por diante.

João Roberto
Então, isso não cai no Enem

Paulo Gomes Varella
Não cai, com certeza.

 

QUAL A MELHOR ESTAÇÃO DO ANO PARA NAVEGAR?

João Paulo
O Paulo me fala uma coisa com relação a ótica do navegador, porque nós temos períodos muito bons durante o inverno, durante o outono, para a navegação. O que você diria com relação a essa ótica?

Paulo Gomes Varella
Em particular, o outono tem uma característica interessante para o navegador de todas as estações do ano aqui no hemisfério sul. É aquela em que os ventos sopram com mais intensidade. O nosso inverno é bastante seco, o que propicia trajetos com o navegador e longo percurso, sem a apresentação de grandes problemas. Talvez a pior estação pra navegar seja o verão, por conta da aproximação das tempestades, principalmente aquelas de fim de tarde, que a gente até consegue, de certa forma, olhando o firmamento ao longo do dia, prever a situação meteorológica que vai ver nas horas seguintes.

Mas o verão é bastante chuvoso e nós temos essa característica. Muitas tempestades ocorrendo geralmente em final de tarde. A primavera é a estação bastante amena. Em compensação, também não tem muitos ventos pelo navegador. Talvez seja a mais sem graça. Vamos dizer assim sobre esse ponto de vista.

João Paulo
Mas então, pensando do ponto de vista do navegador, o que você diria que seria a melhor estação para que ele pudesse Ah.

Paulo Gomes Varella
Ah, eu acho que seria o inverno, no inverno, ele teria segurança, apesar de não ser, de longe, a estação mais atrativa do ano para o navegador, apesar de que no verão também eu mencionei a questão das chuvas, isso não acontece em todos os dias. Passamos eventualmente por um período dentro do verão, em que as tempestades acabam não ocorrendo. Mas é sempre muito importante para o navegador perceber alguns sinais que o tempo nos fornece justamente para prever alguma situação emergencial.

Que você possa enfrentar em horas futuras. Mas o verão também é uma estação interessante para se navegar, principalmente pelo apelo das temperaturas mais altas. Convida a ir ao ambiente marinho.

 

PREVISÃO DO TEMPO

João Roberto
Mas o Paulo, você acabou de citar a palavra previsão e nós estamos constantemente vendo erros de previsão. Eu não sei por qual motivo, mas geralmente se noticia a previsão tal e ocorre o contrário. Então, essas previsões, com quanto tempo de antecedência podemos ter uma previsão mais assertiva?

Paulo Gomes Varella
Perfeito, só comentar uma coisa em relação a esse processo das previsões. Se nós pensarmos até uns 20, 25 anos atrás, realmente era muito complicado você ter uma previsão do tempo assertiva. Ou seja, o que você consultou a previsão para aquilo o que vai acontecer realmente davam se uns erros fantásticos. Primeiro, porque há 30 anos, aproximadamente, nossa rede de meteorologia fica dentro do território brasileiro.

Era muito pequena. Hoje nós já temos estações esparramadas por todo o Brasil. Além disso, contamos com satélites, meteorologia, e os próprios satélites brasileiros, que investigam principalmente a formação de nuvens nas regiões amazônicas e do Pantanal, que regula muito o clima por exemplo, do Estado de São Paulo. Então, se você me perguntar em relação às previsões atuais, eu diria que nosso acerto já está acima dos 90% e, portanto, você pode utilizar esses dados com segurança.

O que acontece muitas vezes é que nós consultamos informações provinda de órgãos que não são tão assertivos quanto outros. Eu recomendaria. Inicialmente, o Inpe Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que tem um site muito bem montado, previsões de tempo muito boas e outros também ligados principalmente às universidades brasileiras. O Centro de Previsão de Tempo em Bauru e assim por diante.

Alguns aplicativos para celular e para computadores também são muito bons e à medida que o tempo vai passando, nós temos notado um aumento na taxa de acerto dessas previsões. De um modo geral, quando eles fazem a previsão do tempo. Eu diria em torno de 7 a 10 dias você pode confiar plenamente naquilo além de dez dias. Aí a previsão já cai e, em termos de acerto bastante, reduz se para alguns 60% e com 15 a 20 dias, em torno de 50% de chance daquilo estar correto.

 

O QUE ESPERAR DAS PRÓXIMAS ESTAÇÕES DO ANO

João Paulo
A gente costuma falar. Às vezes eu não sei até queria saber sua opinião se isso está certo ou errado, que em alguns momentos o clima não obedece aquilo que é previsto dentro daquela estação. Um e dentro desta afirmação eu lhe pergunto o que a gente pode esperar? Para nós, temos ainda mais duas estações para este ano.

Este ano em 22 é o que a gente pode esperar delas para este período.

Paulo Gomes Varella
Na verdade, o que você menciona é uma coisa muito importante, muito pelo seguinte, nosso clima é afetado por diversas características do entorno aqui do território brasileiro e, em especial, em algumas ocasiões, ocorre um fenômeno no Oceano Pacífico que se chama El Nino e também em outras ocasiões, no mesmo oceano, principalmente na costa do Peru, o La Nina. Esses fenômenos que são de aquecimento e resfriamento da superfície do Oceano Pacífico, acaba interferindo no clima em todas as regiões do território brasileiro.

Então, muitas vezes a gente tem um esquema da previsão do tempo, digamos, idealizado para cada estação do ano. Mas algumas circunstâncias que ocorrem periodicamente e acaba interferindo nessas características gerais que a estação do ano tem. Então, daqui pra frente a gente poderia esperar talvez o seguinte, baseado no que já observamos neste ano uma primavera amena e, muito provavelmente, um verão mais seco do que o normal.

O nosso outono foi o outono mais frio do que está sendo o nosso próprio inverno. Nós estamos com temperaturas relativamente altas no inverno de 2022, que são coisas atípicas. Então são coisas que aconteceram aqui no nosso entorno que acabaram interferindo no ciclo das nossas estações. Então, eu diria é muito difícil ainda para três meses a frente se dizer com segurança.

Como vão ser essas estações do ano, da primavera e do verão a menos do que está acontecendo agora? A gente pudesse extrapolar nesse sentido. Primavera um pouco mais amena, e eu acho que no verão um pouco mais seco. Mas isso também não é uma batida de martelo. E isso pode se alterar nos próximos dias. E se tiver alguma alteração, a gente acaba informando também.

João Paulo
A gente muito legal. Espero que estejam em gostando desse vídeo. Não esqueçam de curtir esse conteúdo, se inscreverem em nosso canal. E eu gostaria de pedir para vocês para comentarem esse vídeo até para a gente saber se faz sentido esse conteúdo para vocês ou não, para que a gente possa trazer o Paulo aqui para para mais itens a respeito da parte meteorologia.

 

SITE CÉU AUSTRAL

João Roberto
É com certeza Paulo, porque esse tema ele é muito amplo. É um tema que, desde que se tem registro na humanidade, tenta dominar a previsão climática. E a gente, como está com algo vivo, algo que tem transformações que são inerentes à questão do homem. E então nós precisamos sim da sua colaboração e ao mesmo tempo, se você puder, nos dá uma dica porque você tem um site, tem um site ou tem um site que oferece muitas informações e que você pode falar o nome do site ou até deixar aqui no nosso a nossa página aqui a descrição Mas por favor, qual é.

Paulo Gomes Varella
Esse site que nós colocamos na internet no ar já há uns 15 anos atrás? Mais ou menos para a informação das pessoas nessas três áreas da geologia, meteorologia e astronomia, que são as áreas de atuação do nosso observatório, que se chama Observatório Céu Austral e o site é seu austral. Ponto pró ponto. BR não é .com. Muitas vezes a pessoa acaba digitando já direto .com e acaba não entrando. Ponto pró ponto. BR.

João Roberto
Muito obrigado. Agradeço mais uma vez queremos te agradecer, pelo seu tempo e explanando um pouco. Claro que rapidamente, mas futuramente teremos esses temas assim discutidos com maior abrangência e uma ligação. Obrigada por ser obrigada em face de bom obrigado.

 

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – NAVEGAMOS NA NOVÍSSIMA SCHAEFER V44! – 18/04/2024

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje, dando continuidade à linda festa de ontem que vocês puderam acompanhar já no vídeo anterior e hoje nós teremos o prazer de andar nessa embarcação. Nessa até 44 falarei com um detalhe especial com o Márcio, o chef Omar Chef que vai ser o … Continued

APRESENTAÇÃO DA SCHAEFER V44!

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje é um dia especial, né, pai? Que dia é hoje? Bom, de novo, né? Lançamento da V. 44 que é o barco especial. Um barco que veio para revolucionar o nosso mercado que é. Mas calma, calma, calma, não conta tudo. O pessoal é … Continued

MAR DE AMIGOS – ÂNODO DE SACRFÍCIO! PARA QUE SERVE? QUANDO TROCAR? – 14/03/2024

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS Sejam bem vindos a mais um mar de amigos, mais uma vez aqui no estúdio da TV Boat. E hoje para falar de mais um assunto importante, afinal de contas, todos que já tiveram o primeiro barco já receberam uma ligação do seu mecânico falando Olha, o seu … Continued