MAR DE AMIGOS – POR QUE PLANEJAR A COMPRA DO MEU BARCO? – 21/07/2022

Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje falaremos de algo que nós já estamos falando já há um bom tempo. Porém, o mercado mudou e as pessoas agora estão tendo que se adaptar cada vez mais a isso que envolve o planejamento, o planejamento de compra de um barco.

PLANEJAMENTO

Planejamento que é fundamental. Nós nos últimos 20 anos tivemos uma transformação no mercado enorme, que exige com que as pessoas venham se organizando para fazer a aquisição de uma embarcação, a aquisição ou a troca de uma embarcação.

VELOCIDADE DO MERCADO

O mercado hoje ele apresenta uma velocidade diferente daquilo que acontecia no passado e também os estaleiros não têm essa capacidade de produção que as pessoas imaginam. Ou seja, não consigo comprar o tempo aqueceu. Então comprei uma lancha e o estaleiro tem a pronta entrega e faz a entrega do produto. Não é assim que funciona. Então quando você vai adquirir um produto novo, você tem a grande vantagem de escolher os acabamentos, os tecidos, os móveis a decoração, mas até um saleiro rápido como o que nós representamos, que é o da chefe, ele diz ele.

Vai demorar, em média, em torno de quatro meses para produzir um barco sob demanda. Então, é cada vez mais necessário com que você faça se planejamento, se possível com o máximo de antecedência, para que tudo saia exatamente como você quis com o equipamento de GPS que você quis com as decorações, o madeiramento é o melhor, a melhor tecnologia possível para ser embarcada num produto como esse.

TEMPO DE FABRICAÇÃO

Nós não podemos nivelar o que os barcos sejam todos dentro do mesmo tempo de fabricação. Nós temos alguns, alguns modelos que são praticamente como plugues que são os barcos menores, esses barcos menores. Eles podem ser inclusive até produzidos e armazenados, porque são barcos praticamente produzidos em série. E esses barcos eles têm pouquíssimas alterações. Ou seja, no que você acabou de mencionar agora da escolha do material do GPS, são itens que muitas vezes não dá para você estar alterando de forma que muito abrupta.

Então, nós temos que lembrar que um barco acima de 30 pés, um barco de 36 pés para cima, são barcos que eles têm que ser programado. Se não, nós podemos no momento da sua, da sua decisão. Não temos o equipamento mecânico ou equipamento eletrônico disponível no mercado, ou mesmo que tenha, são equipamentos. As vezes que já estão obsoletos.

Eu reparo muito que as pessoas ficam aguardando o melhor momento, querendo fazer um bom negócio. Mas o que acontece é que hoje, com essa questão da entrega futura, nós temos aí Barcos sendo entregues para daqui seis meses, um ano. Então esse melhor momento ele acaba ocorrendo, que você perde um grande, uma grande passagem da sua vida e os objetivos mudam.

Até comentando referente a esse item com um cliente recentemente, porque a gente não sabe o que vai acontecer se a família de repente casa, aí vem netos ou se não a pessoa vai. O filho vai morar nos Estados Unidos. Então assim essa sempre foi a nossa grande dificuldade, porque as pessoas não enxergavam hoje. Agora nós temos que fazer essa previsão a médio prazo.

Não é algo assim tão difícil de ser feito.

VIVENDO INTENSAMENTE

A velocidade mudou. Antigamente, nós tínhamos um outro formato de viver nós tínhamos aqueles momentos que eram feitos exatamente dentro de dois anos, três anos, quatro anos. E eu até o tempo muito maior. Hoje em dia nós temos algo que nos permite com que a gente viva intensamente e para viver intensamente. Nós precisamos fazer uma programação. Essa programação é necessária para fazer a aquisição de uma embarcação ou a troca de uma embarcação, como se fosse até uma moradia.

Você quando vai optar por a escolha de uma moradia vai? Vai mudar de apartamento ou vai mudar de cidade? Vai mudar de país? Isso existe um planejamento, uma escolha. E isso não é feito no estalar de dedos. É a mesma coisa. É um barco. Isso não é pastelaria. Sai um pastel de queijo, o negócio sai em 15 minutos?

Não. E desse jeito nós teremos que pensar que uma indústria náutica, ela é 95% artesanal, é feito manualmente. Então nós não temos robôs produzindo embarcações 24 horas por dia.

BENEFÍCIOS 

E, assim como a programação, existe em alguns pontos, muito favoráveis para quem está fazendo essa aquisição. O primeiro é a facilidade no pagamento, pois você pode comprar um barco desse tanto à vista ou você pode fazer o parcelamento até a entrega desta embarcação. Está outra coisa é que se você já possui uma embarcação e com que você consiga se planejar para fazer a venda no melhor momento, dentro deste período, então, fazer uma venda com calma, com tranquilidade, aproveitando o que o mercado secundário pode lhe dar.

Então, o cenário da compra programada para ele, racionalmente, ele é muito melhor do que a compra por impulso.

PLANEJAMENTO DO ESTALEIRO 

Nós tivemos no ocasião num estaleiro norte americano que nós sim, visitamos e chama muita atenção, porque nós fomos visitar esse estaleiro e o nosso anfitrião. Ele mostrou muito bem, foi muito amável em nos receber. Só que chamou a atenção a quantidade de motores, mas é o estaleiro que produz embarcações de pequeno médio porte. Então, eles tinham ali uma quantidade absurda de motores no pátio, todos envelopados nos seus pallets.

E aquilo chamou a atenção. Nós perguntamos por que tanto? Tanta motorização assim? Esse é do planejamento deste ano, então eles tinham. Isso foi em fevereiro então eles já tinham no pátio os motores todos para a produção dos barcos deles naquele ano. E aqui no Brasil, o comprador ou consumidor não entendeu que essa programação era necessária, necessária para que o fabricante dos motores o fabricante em Divinópolis, o fabricante de eletrônicos, esse eles também possam atender a demanda.

Então isso facilita muito para que você que está adquirindo o barco e para você que pretende trocar de embarcação, você se planeje. E daí, Dentro desse planejamento, vai ficar tudo mais fácil, desde a parte de pagamento que você falou, a questão da escolha, do que você quer, de acessórios, de a parte de fabricante, cor do casco, pintura e o enxoval.

Então tudo isso é algo que puxa no planejamento, vem de encontro com aquilo que nós mais nos orgulhamos e a navegação. Aí nos vamos passar momentos extremamente agradáveis a bordo. Dentro da nossa escolha e não daquilo que tinha. Isso não é fim de feira.

LIMITAÇÃO DE PRODUÇÃO

É isso que você acabou de citar, algo extremamente interessante porque você tem uma limitação de produção. Então você pega um momento igual ao que aconteceu na pandemia, porque é engraçado isso. Nós apesar de sermos totalmente separados, a gente acaba tendo um comportamento como as andorinhas. Todas voam em conjunto. Então o pessoal que compra barco, todo mundo quer comprar.

Parece que é ao mesmo tempo. E também quando querem vender também. Parece que é tudo junto, então é um mercado um pouco diferente. Só que você tem uma limitação construtiva. Então, por mais que um estaleiro chegue, fala se não quer aumentar 100%, a minha a minha produção ele não consegue, porque já existe um planejamento das empresas de motores do que vai chegar aqui no Brasil.

Existe uma limitação de todos os fornecedores, da parte de inox, tudo que existe para ser fabricado, uma embarcação e a própria limitação de mão de obra, porque, como já foi citado, 95% é manual. Então não adianta. Você não faz assim um estalar de dedos, uma mão de obra capacitada para poder produzir uma embarcação Então, pessoal, esse é um vídeo hoje um pouco mais curto.

Mas não esqueçam de escrever em nosso canal, de curtir este conteúdo e nos dar sugestões para outros outros assuntos. Obrigado por nos acompanhar até aqui. Planejem essa essa aquisição de vocês. Contem conosco você precisar de algum suporte para isso. E navegar é saudável.

Navegar é preciso dentro do mar de amigos.

 

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – BARCO NA ÁGUA OU NO SECO? – 04/08/2022

Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje falaremos de um tema diferente. Lugar de barco é no seco ou na água? Bom, obviamente, é na água. Mas não é bem assim que funciona quando nós falamos a respeito do armazenamento, como nós vamos garageá-lo E na maioria das vezes, nós acabamos tendo … Continued

MAR DE AMIGOS – NÃO COMPRE UM BARCO USADO ANTES DE ASSISTIR ESSE VÍDEO – 28/07/2022

Sejam muito bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje um alerta, um tema importante para quem está comprando a sua lancha. Tem muita gente comprando gato por lebre no mercado então tomem cuidado, pois o mercado náutico não é para amadores. E o tema é bem sugestivo porque tem muitos oportunistas. Nós temos … Continued

MAR DE AMIGOS – É SEGURO DORMIR EM UM BARCO? – 14/07/2022

Fazer pernoite a bordo é perigoso? E a pirataria? Existem limitações de embarcações para poder fazer um pernoite com segurança? Neste vídeo, usamos fotos e experiências reais para responder essas perguntas e quebrar esse tabu de perigo em pernoites. Falamos sobre o que se deve ter a bordo para não passar por dificuldades, planejamento e … Continued