MAR DE AMIGOS – LAMINAÇÃO POR INFUSÃO OU MANUAL? QUAL A MELHOR PARA A FABRICAÇÃO DE UM BARCO? – 31/08/2023

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. E hoje, para tirar uma dúvida super interessante, até uma sugestão de um cliente, um grande amigo nosso e nós falaremos a respeito do que é laminação. Convenci ou não? E o que é laminação por infusão? Óbvio que para isso nós teremos que falar muito mais a respeito desse processo. Pai Natal, nós estamos aqui hoje na fábrica da Shell feriados no setor de laminação e chamei nada mais nada menos do que o Rodrigo, que é o cara aqui de responsável por tudo a respeito de fibra na fábrica da chefe, aliás.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E Rodrigo conta um pouquinho para a gente aquilo que a gente vê e que todo mundo chama de fibra. Aquela parte branca da embarcação, aquilo é só fibra.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então eu acho que isso aí é a curiosidade de todos os clientes, Todos amigos, a ideia que acompanha a construção dos barcos. Então, quando a gente fala de fibra de vidro, tem todo, todo um processo por trás, todo tipo de material. E a gente vai nesse vídeo aí, talvez explicar para os amigos aí como é que é o nosso processo.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então, no processo, no processo de laminação e tudo o que a gente enxerga na embarcação de branco e fibra de vidro e essa fibra de vidro, ela é construída no setor de laminação e a gente vai mostrar um pouquinho aí, mais ou menos o passo a passo, como que é o processo de laminação manual e laminação por infusão e tentando esclarecer o mais breve possível.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas é só fibra. Rodrigo, aquilo ali que a gente olha de branquinho é só fibra.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
É fibra, é resina, é espuma de PVC, é madeira, tem vários componentes, vários processos através do estudo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Aí é falando um pouquinho a respeito de fibra, quais são as fibras que a gente costuma utilizar hoje no mercado? Eu vi que você separou aqui algumas peças para a gente. Então.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
A fibra é basicamente a fibra de vidro, é a matéria prima e tem os modelos de fibra de vidro. Aqui nós estamos com a manta. É uma manta que nós utilizamos, mas na NA não existe quem conte do barco, que é a primeira camada do barco, é nas peças mais leves. Então essa peça, esse material é mais para o acabamento das peças de fibra de vidro.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
E também temos os tecidos de fibra de vidro, os tecidos em diferentes espessura e gramatura e trama. Atendendo a necessidade de cada parte da embarcação. Quando a gente fala de espuma de PVC, é um material que é o que tem de melhor no mercado e ele de diferença também em diferentes espessuras e tamanhos.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A gente chama isso aqui de definição e definição. A marca é igual gilete.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
E é exatamente da mesma marca. E nós falamos isso de momento que nós começamos a comprar lá fora na loja no Rio de Janeiro, lá chamada de inicial de Mini, esse é o nome específico de um fabricante, então a espuma de PVC é um material, é uma espuma. E ela é feita para que ela ela da espessura e rigidez e leveza.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Imagina que eu tenho peças de espuma de PVC de 50 milímetros. Imagina eu fazer 50 milímetros de fibra O peso que a embarcação. Então ele me dá espessura, rigidez e com leveza ao mesmo tempo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então só explicando o pessoal quando vocês veem uma peça de fibra simples, puramente fibra, ela é maleável, não é isso assim. Então, a partir do momento que eu aplico juntamente, eu faço a laminação do da espuma que seria divina em inicio. Aí nosso antigo de inicial ele daria essa rigidez e.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
É exatamente a espuma. Claro que ela aqui ela está num formato flexível, mas se eu colocar fibra nos dois lados, faço um sanduíche que tem a rigidez e a estrutura para a região do barco que nós precisamos.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Perfeito, perfeito. E antigamente isso era tudo em madeira, Não era isso que pegou aqui agora.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Antigamente eu usava muito madeira, madeira, balsa, um material que eu dei correndo tempo. Com a evolução da construção naval, ela sai um pouco de fora, onde que nós usamos madeira na embarcação? Eu não posso ter que colocar um parafuso na fibra numa peça que tem a espuma. Se eu colocar a peça que eu vou fixar ali, ela vai soltar então as regiões que eu preciso fixar algum móvel ou alguma peça da embarcação, eu coloco uma madeira acoplada no meio da espuma, aonde eu posso fazer a furação sem problema algum.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que a infusão agrega? Porque muita gente já viu vídeos a respeito disso, mas poucas pessoas sabem e efetivamente, o que isso traz de benefício para a embarcação.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
A infusão, digamos que é uma evolução do processo de fabricação de de construção de barcos. Nós começamos no estaleiro mais ou menos em 2005 e vai fazer 18 anos. Já estamos há um bom tempo já fazendo o processo de infusão. O que é? O que é o diferencial desse processo? Primeiro que é um processo limpo, é um processo que tu não tem contato diretamente com a resina.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Tu monta todas as camadas de fibra de vidro e no final que tu faz a injeção de resina. É diferente do processo convencional que a cada camada de fibra que tu vai colocando tu tem que estar agregando a resina, tem que estar molhando, é a forma que tu coloca essa resina, óleo. Tu não consegue controlar a quantidade de resina que está aplicando na camada de vidro, até porque não tem um padrão porque é muito manual.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
No processo de infusão a aplicação de resina é feita através do vácuo, então a pressão do vácuo que vai determinar a quantidade de resina que vai ficar ali e qual é a grande sacada da infusão é comparando um barco laminado. O manual é um barco laminado com infusão, um barco laminado por infusão de chegar e com reduzir de peso na embarcação de 30 a 50% do peso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
De 30 50%.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Isso mesmo, porque isso varia muito pelo tamanho do barco. Quanto maior a embarcação, maior é a redução de peso. Como eu citei um pouco antes, a resina que tu coloca na laminação manual para o rolo ou acaba não conseguindo controlar e tendo a quantidade exata no processo de infusão? Não, tu catalisa a resina num momento só e a injeção é feita num momento só.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então há uma padronização na aplicação de resina na peça.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Rodrigo, Então só não te cortando aqui não perde a linha de raciocínio, mas assim, eu já vi tantas pessoas que vão mostrar o barco para a gente. Ela fala assim olha, olha a qualidade do meu barco. Ela pega na plataforma de popa aquela peça grossa e barco antigo cheio de resina. E então a resina não é ela não é boa para para o processo de laminação.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É isso a.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Resina. Ela é um item necessário para o processo de laminação? Não. O que vai dar estrutura pro barco é a resina. O que vai dar estrutura pro barco é a fibra que você vai colocar naquela determinada laminação.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Se fosse uma construção, você pergunta mas eu.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Comparo com o cimento, não o cimento. Mas o que vai dar estrutura mesmo é a areia, é o ferro, o tijolo é o material que você vai colocar ali. O cimento é um, é um item importante, necessário, mas não é ele em excesso é prejudicial. A resina em excesso no processo de laminação é prejudicial. Quando a gente fala da redução de peso, é aí que nós ganhamos.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Na redução de resina ou na infusão, a resina ela é sugada pra dentro, da para dentro da peça e fica somente a quantidade de resina necessário para molhar as camadas de fibra. Ali não fica nada em excesso quando você retira os materiais de infusão, os materiais descartáveis, sai todo o excesso e a peça de fibra de vidro feita por infusão, ela fica de 30 a 50% mais leve.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O pessoal só fazendo um adendo aqui para vocês quando você fala de reduzir de 30 a 50% do peso, isso é muito significativo, porque assim, por mais que o pessoal fala ser o barco mais pesado, ele navega melhor. Não, não, não é assim que funciona. Na verdade, quando eu diminuir o peso, eu posso trabalhar com motores menores, Eu tenho maior eficiência.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Aumenta a autonomia.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Aumenta a autonomia. Então assim tudo é melhor. Tanto é que você observa que na indústria automobilística tudo. A ideia toda é reduzir peso. Então, o avanço da parte náutica eu acredito que seja da mesma forma.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Eu acho que se a gente for levar para o ramo de carros, essa gente pegar os carros maiores, Ferrari, Lamborghini, esses carros são lindos, eles são feitos com materiais de alta performance totalmente pra ser mais leve.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que você preparou aqui para a gente?

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Hoje nós preparamos duas peças mais ou menos do mesmo tamanho, até para fazer uma peça laminada manual. O processo convencional é o processo por infusão para a gente conseguir talvez mostrar no vídeo como que é os dois processo. E então nós vamos ver como é mais simples fazer o processo de infusão na prática, comparando com a laminação manual que acaba sujando o rolo, acaba sujando.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Na hora de explicar a questão do cheiro, que também tem.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E a gente vai fazer isso agora?

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então vai exatamente agora, vamos preparar e.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mesmo.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Secando, vamos lá, vamos!

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Show! Rodrigo eu vi que você separou essas peças para a gente aqui. Por que você separou esses itens?

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Bom, aqui nós temos uma peça feita por mim por infusão. É uma peça feita com laminação manual. Quando eu falo de garantir a espessura, a precisão no laminado seria isso? Olha como o meu laminado por infusão, a perfeição do meu laminado por infusão. E olha como não é irregular uma peça laminado manualmente.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Se eu mostrar aqui na câmera aqui para o pessoal ver. Então aqui seria a laminação manual manual. Então vocês vêem que tem bastante imperfeição. Olhando ela de lado, dá até pra reparar bastante disso. E é essa a peça por infusão.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então agora ele vai começar a montar a espuma, fazer a montagem da espuma em cima desse tecido e depois ele cobre. Vai ser essa espuma com mais uma camada de tecido ou essa maneira que ele tá colocando agora é a mangueira de vácuo e é a mangueira que vai puxar o vácuo da peça. Então ele vai colocar essa mangueira em todo o perímetro da peça e ele vai colocar resina no centro.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então como a resina está no centro e o vácuo está no canto da peça, a resina vai encontra o vácuo e nesse caminho ele molha todas as camadas do filme.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Com o Rodrigo. Me fala uma coisa, essa peça aqui obviamente ela vai ser aproveitada.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Sem uma peça de.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Esse bar. Isso quer dizer que marco.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Seu piso do porão da 45.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Peças de uma 45 está. E esse processo, pelo que eu estou vendo aqui, é exatamente igual aquele ali.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
E isso exatamente aqui nós estamos preparando a mesma situação, preparando pra infusão do convés da 37 da nova três sete.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sim, essa daqui A9376.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Nove três sete cinco.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá? E aqui é interessante a gente ver, porque assim, ali nós estamos numa área menor, mas você vê o tamanho da área, é o mesmo processo, é aquilo que você já falou, que é tudo feito de uma única vez.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Exatamente. Olha o tamanho da peça e vai ser a resina, vai ser catalisada e a infusão vai acontecer no momento. Só então aí já está. Aí está um desafio, porque o desafio é uma peça com uma superfície, não é regular, né? Então tem os seus desafios aqui para fazer ela.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá? Rodrigo explica pra gente que é que está acontecendo aqui agora.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
A peça ela já está lacrada com a bolsa, já foi conectada a mangueira de vácuo e ele abriu o vácuo e a peça está retirando a bomba de vácuo, está retirando o ar que estava aqui dentro da peça. Então o que faz a peça ficar com o plástico grudado em cima da superfície da fibra? Imagina como se fosse uma garrafa pet e a gente fosse puxá la com a boca.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Ela vai contrair porque nós estamos retirando o ar dela. É a mesma situação que acontece aqui. A bomba de vácuo. Ela retira o ar, ela puxa o ar para dentro do seu cilindro e aonde O que vai acontecer é que o vácuo está em todo o perímetro da peça, a resina. Ela vai entrar nessa mangueira, nesse caminho de encontro de resina até o vácuo, ela vai molhar as camadas de formando a peça como que que vai controlar a resina dentro da peça.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
E o vácuo, né? A peça não vai ter excesso de resina, ela vai ter a espessura controlada e a gente vai ter uma peça segura de de quantidade de fibra de resina, uma peça de fibra de vidro. Ela deve ter 30% de resina e 70% de fibra. Então aqui já foram, já fizemos o teste da resina, já foi catalisada a resina, agora é o momento da injeção da resina na peça com a força do vácuo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Já abriu e disse.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
A resina é sugada para dentro. A peça. Como eu estou com um vácuo nessa mangueira, ela entrou aqui. Ela vai encaminhar, encontrando o vácuo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E dá para ver que isso, isso daqui que é muito interessante, que a gente começa a ver a resina caminhando pela peça.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Exatamente ela com a pressão do vácuo. O vácuo está puxando a resina, a resina liquida, ela vai encontra o vácuo e esse caminho que ela está percorrendo aí é o caminho da espuma, né? A espuma do PVC ela tem uns cortes sim, mas ranhuras exatamente para essa resina caminhar. E foi.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Olha que interessante a peça toda molhada. E aqui os últimos vestígios dela. Foi como você citou Ali nós temos uma outra saída.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
É o vácuo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Que é o vácuo. E ele está retornando. Eu estou vendo agora e está retornando com um pouco de resina. Sim.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Está indo pra caixa de reservatório.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então assim é o ladrão, né?

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
O ladrão.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então ela nunca vai estar com uma quantidade a mais do que ela realmente necessita.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Exatamente, o vácuo não vai permitir que ela fique lá dentro, ele vai retirar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então aqui tá perfeito. Se vocês repararem, aquelas partes brancas que nós vimos.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Já molhou.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Já estão molhadas. Depois vai ter mais aula aqui porque a gente falou da parte de laminação. A infusão é a manual que o pessoal não conhece, não sabe.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Então nós vamos preparar agora uma peça também para fazer a laminação manual. É mais ou menos. A gente vê os dois processos, vê.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A diferença.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
A diferença entre.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eles vai ser exatamente. As peças são parecidas, mas elas são um pouquinho diferentes.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Ali ela é para a mesma região do barco, só que essa tem duas tampinhas especial, mas é praticamente o mesmo tamanho o processo de laminação manual, a resina também catalisada. Agora ele vai aplicar a resina com sobre a superfície da peça para poder colocar a camada de fibra. Então ele espalha a resina com o rolo, depois toda a resina aplicada sobre a peça.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Ele coloca a camada, começa a colocar a camada de fibra.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Aqui acaba envolvendo muito mais a técnica de quem está fazendo.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
É exatamente controle de resina, controle e agilidade, porque aqui ele está correndo contra o tempo. Essa resina. Ele tem 30 minutos para fazer o trabalho. Se ele não fizer o trabalho, se ele fizer o trabalho de levar mais de 30 minutos, corre o risco de ele não conseguir coletar. Finalizar o final da laminação da peça por.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Conta do catalisador.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Exatamente essa carbonização. Ela é feita de de 1 a 2,5 por certo, e a proporção de catalisador tu acaba definindo pela temperatura ambiente e pela umidade do ar. Então quanto mais frio, mais catalisador, quanto mais calor, menos catalisador é. Mas essa variação ela não pode ser menos do que 1%, nem ser mais do que 2,5.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Passar essa peça aqui ela tá.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Pronta, tá pronto.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Essa daqui a gente vai ver ela pronta também.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Não é o processo manual. A gente precisa respeitar os processos de capitalização. Então aqui a gente colocou essa segunda camada de laminação. Após esse trabalho, vai ser feita a colagem da diminuição colagem de definição. Ela só pode ser feita depois da resina toda catalisada. Então esse processo provavelmente vai acontecer amanhã e é feito. A colagem inicial espera secar também a massa desse inicial pra depois fazer a última camada de laminação.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Diferente da infusão aqui que nós fizemos a montagem de todas as camadas sem a presença da resina, Então conseguimos fazer toda a montagem do material e fazer a infusão. Não precisamos esperar nenhum tempo de depuração de um processo pro outro. Então aí a gente consegue comparar também a fabricação de um barco laminado de manual por infusão. No processo manual eu tenho que respeitar mais etapas que devem ser respeitadas no processo de infusão.

RODRIGO P. COELHO – GERENTE DE FIBRA E LAMINAÇÃO DA SCHAEFER YACHTS
Eu posso seguir uma linha de montagem e realizar a infusão e a peça está pronta. E o que ele está fazendo agora? E tirando as bolhas de ar Com auxílio de um pincel e um rolo de violeta, ele tira o excesso de resina e as bolhas de ar. Processo esse que foi feito na peça que nós vimos com infusão com a pressão do vácuo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom, eu digo então olha, eu acho que foi uma aula a respeito de infusão, né? Poxa, eu aprendi muito aqui hoje. Queria te agradecer, tá? Obrigadão mesmo, tá? Primeiro por nos receber aqui na fábrica e segundo por essa paciência poder explicar. Eu não tenho mais nenhuma dúvida. Pessoal, se vocês estiverem, favor, comentem, A gente vai estar a disposição para responder e de novo lembrar a vocês para curtirem esse conteúdo, se inscreverem no canal.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Se ainda não o fizeram e lembrar que tudo está aqui pra que a gente possa navegar mais, porque como é o nosso, a gente sempre fala. Navegar é saudável, navegar é preciso, então vamos navegar. Obrigado, meu amigo.

 

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