MAR DE AMIGOS – GASOLINA OU DIESEL, QUAL O MELHOR? – 01/03/2023

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos hoje. Um tema que é uma dúvida frequente das pessoas que nos ligam. Todo mundo que está iniciando ou que está procurando uma lancha de 30 a 40 pés tem alguma dúvida ou pensa qual é o melhor custo benefício exatamente do que nós vamos tratar aqui hoje. Então, hoje o tema é diesel versus gasolina.

O que vale mais a pena? Então eu vou lhe listar para vocês aqui alguns itens que no final me acompanham, que terá uma conclusão que eu acho que vocês vão gostar muito. Não será apenas dados técnicos, mas uma conclusão aonde você conseguirá, dentro do seu perfil de uso, definir o que é o melhor produto para você?

Para fazer esse comparativo, separei dois conjuntos e, nesse caso, sempre falando em parelha, pois o nosso objetivo são barcos de 30 a 40 pés. Então, pra isso, o mais comum de nós vemos no mercado será barcos com dois motores. Então, neste caso, coloquei dois motores de mesma potência de 350 HPS ou uma parelha a gasolina e o outro aparelho a diesel, ambos da mesma marca.

Cruiser, que é um conjunto comum de nós, vemos hoje no mercado. Então, para começarmos, vamos direto ao ponto naquilo que vocês gostam é o preço. Quanto custa para comprar um conjunto hoje de motor a diesel? E quanto custa para comprar um motor desse a gasolina? O conjunto, lembre se. Então o conjunto diesel hoje, na data de hoje, está variando na faixa de mais ou -1 650.000 aparelho a gasolina de mesma potência.

Ela vai variar com uma faixa de uns 350.000 R$. Um fato interessante é que o gasolina, nesse caso, você precisa gastar 85% a mais para você conseguir comprar a parelha a diesel. Então, partindo já dessa primeira premissa, o gasolina levou vantagem. Mas vamos aos outros itens. O segundo item é o consumo, e esse é um item que todo mundo também se preocupa.

Quando nós falamos da parelha gasolina e da parelha diesel, então esta parelha a diesel ela vai consumir a velocidade de cruzeiro e a entenda bem. E o que nós colocamos ali como um RPM confortável? Porque isso vai depender muito de embarcação para embarcação e do que você se sente confortável em tocar. Então, na parelha Diesel nós estaríamos falando uma média entre 60 a 80 litros por hora.

A21800 rpm. Na parelha a gasolina, esse consumo já será de 100 a 115 litros por hora. Os dois motores A31800 rpm se? Um fato interessante que valha a pena vocês prestarem atenção é que a curva de consumo deles ela é diferente, conforme a aceleração. Então, quando eu pego o diesel e o coloco no máximo no top, eu botei ele A31800 rpm.

Ou seja, não tem uma variação tão grande de RPM e a gente vai chegar em um consumo de 130 a 140 litros, enquanto na parelha a gasolina ele vai chegar A51400 rpm e vai fazer de 200 a 230 litros por hora. Quando nós falamos de combustível, hoje nós estamos com uma situação um pouco atípica, porque o diesel sempre foi mais barato do que a gasolina.

Historicamente, aqui no nosso mercado, é um combustível subsidiado, porém, o diesel está mais caro do que a gasolina. E nesse comparativo nós usamos o diesel Verena e a gasolina podium, já que são combustíveis premium de cada marca e na data de hoje a gasolina no Guarujá ela está saindo sete e 96 o litro, enquanto o diesel está custando oito 55 o litro.

Separei também para vocês. Pra ser justo com esse comparativo, o que seria o custo de manutenção desses motores e obviamente que o o motor a diesel ele será mais caro nas suas revisões. Ele tem mais litros de óleo do que o motor a gasolina. Então, no primeiro ano eu vou colocar na tela aqui para vocês, que vão ficar me estendendo muito.

Mas vocês vão reparar que é um pouquinho mais caro. Só que no comparativo de três anos, o diesel ele tem um custo de 39000 a 39000 e pouquinho. Está? Tá na tela de vocês. E o gasolina vai ter um custo de 89.000 e pouquinho. E por que essa disparidade? Porque não? Como num motor a gasolina? Eu tendo até a questão de inflação, que é uma recomendação do fabricante para que a gente troque isso depois de três de três a quatro anos.

Então já somei também nesse custo, porque é algo que o mercado fala muito. Fala muito a respeito dessa questão de inflação neste comparativo. Eu fiz a conta do que seria a média de uso das pessoas, então, entre 100 a 80 horas por ano, para facilitar a conta que ninguém é de ferro. Vocês também têm que me ajudar. Então, eu coloquei 100 horas por ano de utilização.

Então, depois de três anos, quanto que seria a diferença no motor diesel para o motor a gasolina? Então está aqui. Está na tela de vocês também o motor diesel. Eu vou ter um custo dele total de 711.000 R$, enquanto no motor a gasolina eu vou ter 469.000 R$. Então isso vai representar ainda 66% do valor investido no motor a gasolina.

Ou seja, eu preciso colocar mais 66% em cima pra dar a diferença do que seria o motor a diesel. Mas não se engane, ainda não é a conclusão final. Fica comigo até o final desse vídeo. Não esqueça de curtir o conteúdo, se inscrever em nosso canal, porque vocês vão surpreender na conclusão. E não estou falando que quem vai ganhar o diesel?

Acompanhe, você verá. Agora vem um fator que o motor diesel ganha. O bastante em relação ao motor a gasolina. O que seria a durabilidade? Então, olhando para aquilo que acontece no mercado de esporte e recreio? Nós temos aqui lanchas bem cuidadas, com a manutenção em dia que no conjunto do diesel chegam até A31000 horas de uso. Ou seja, se você pegar isso 100 horas por ano, nós estaremos falando aí que duraria até 30 anos de motor, sem ter que ser refeito no conjunto gasolina.

O máximo que nós vemos aqui no mercado gira em torno de 1500 horas. Mas atente se isso não é uma regra. Porque a partir de 1000 horas no diesel a gente já começa a falar que já é uma idade crítica. Já tem que se preocupar um pouquinho mais, saber um pouco mais a respeito do histórico no conjunto gasolina.

Isso acontece a partir de uma 600 horas. Então, reparem que é praticamente o motor a gasolina seria a meia vida do motor diesel. O quinto item é o peso. Então, o motor a gasolina ele vai ser mais leve do que o motor a diesel de mesma potência. Neste caso que nós estamos comparando. Ele pesa 120 quilos a menos do que o motor do que a parelha diesel 120 quilos.

Os dois motores, então, seria uma média de 60 quilos a mais cada um. O sexto item seria o torque. É um fator também muito interessante porque, dependendo do formato de uso, a sua necessidade de navegação e até mesmo o projeto da embarcação, isso pode afetar muito a sua experiência. Então, agora, aquilo que eu acho que vocês esperam saber o que é melhor.

Definitivamente é um aparelho a gasolina e aparelho a diesel. Qual é a conclusão que eu chego? Depende, e agora é um momento onde você precisa escutar o que eu vou te falar para verificar como é que é o seu formato de uso. Então, qual é a lancha que você está pretendendo comprar? Qual é o projeto da lancha que você está querendo comprar?

Porque as lanchas têm comportamento diferente. Então, quanto que ela arrasta? Qual é o peso desta embarcação e qual é o formato de navegação dessa embarcação? Então, às vezes, um conjunto de gasolina se tornará melhor do que o diesel e, dependendo o conjunto, também. O oposto também é verdadeiro o caso. Às vezes, o diesel se tornará melhor do que o gasolina.

Principalmente nas lanchas de maior porte, nas lanchas mais pesadas e que têm o maior volume. Outro fator é a proposta de uso. Então, o que você pretende fazer com esse barco? Quantas pessoas com o tubarão usar esta lancha? Você é uma pessoa que gosta mais de velocidade. Ou você é uma pessoa que gosta mais da constância e navegar mais devagar se preocupa mais em colocar esse número de pessoas e ter um desempenho agradável.

Por que eu estou falando isso? Porque se eu gosto de velocidade, no meu conjunto é gasolina. Se eu gosto de colocar mais pessoas dentro da embarcação, o meu conjunto será o diesel em cima da proposta de uso. Nós temos também a sua utilização. Então, até aonde você pretende ir com essa embarcação? Como é o tipo de passeio que você imagina que você fará com esse barco?

Então, se você gosta de ir para lugares mais longínquos, navegar duas, três, 04h00 com a embarcação de forma direta, você tem que se preocupar com a questão de autonomia, porque os motores gasolina eles vão consumir mais e para isso os tanques costumam ser iguais nas embarcações, tanto para motor diesel quanto um motor a gasolina. Então, se o seu perfil são navegações longas, o diesel fará mais sentido?

Agora não. Eu vou navegar mais próximo. O motor a gasolina vai fazer mais sentido. Outra coisa até em função desse valor do consumo. Isso também afeta pra gente a nossas métricas, porque seu ano 200 a média 100 horas por ano. Mas se eu andar 200 horas por ano a é o tempo que o motor vai chegar no preço do outro, ele vai ser muito menor.

Quando a gente fez o comparativo de 100 horas por ano, a gente está falando em torno de 14 anos. Para que o gasolina teve o mesmo valor do diesel, mas lembre se que ele dura, em média, no máximo em torno de 15 anos. Então a questão da durabilidade faz bastante diferença. Agora, a região é outro fator importante. Por que não adianta, depois de todo esse comparativo, falar assim eu quero navegar muito com barco.

Eu quero ir para distâncias longas. Eu vou colocar muitas pessoas a bordo do barco, mas no final das contas, a região que eu frequento de repente não tenha estrutura para um desses combustíveis. Então, de repente, eu não tenho posto de abastecimento pra gasolina ou para o diesel, ou até mesmo a questão da mão de obra. Então, a mão de obra local não está acostumada com este tipo de mecânica, então, e este é um outro fator que você deve se preocupar se essa região é forte em motores a gasolina?

Seria uma boa também ir nessa nessa linha. Agora, se a região for muito forte em ambos, aí a gente continua o comparativo aqui e você vai tomando essa decisão agora. Eu acho que a grande pegadinha desse comparativo é a questão da revenda. É óbvio que ninguém que está comprando barco está preocupado com este item no começo. Só que existem projetos que têm uma vendagem muito melhor, com uma parelha de motor do que com outra.

Então há barcos que se vendem muito melhor com gasolina e há barcos que se vendem muito melhor com o diesel. Só que a diferença é muito discrepante quando a gente olha para o mercado. Eu não vou citar marcas, mas tem alguns barcos que quando a gente muda o que seria o padrão de mecânica, eles praticamente ficam no mercado.

Então aí vai a conclusão final deste vídeo. Você já tem um bom embasamento, mas para qualquer barco que você pensar em comprar, consulte um especialista, converse a respeito e ele vai te indicar o que é o melhor para aquele produto que você almeja. Porque não é apenas uma questão de mecânica, mas o barco tem que satisfazer, pelo menos na sua maior parte.

Tem o projeto ideal que vai atender melhor você e a sua família. Então, muito obrigado por me assistir até agora. Faça seus comentários, suas sugestões e não esqueça de se inscrever, de curtir o conteúdo. Eu já falei umas dez vezes. Navegar é saudável, navegar é preciso.

 

 

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