MAR DE AMIGOS – O QUE CHECAR ANTES DE SAIR COM O MEU BARCO? – 19/01/2023

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS 
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. E agora, em plena temporada, falar sobre um tema que é recorrente. Nós aqui, que acompanhamos os expedientes de Marina, nós vemos muitas pessoas que estão querendo aproveitar esse verão saindo com seus barcos e voltando com alguma quebra. Voltando com algum imprevisto, então eu vou falar para vocês aqui hoje um método simples, extremamente prático e que deveria ser habitual na vida de todo navegador, que é fazer um checklist antes de sair com a sua lancha.

Então me acompanhem até o final desse vídeo, que eu acho que vocês vão gostar muito desse assunto. Agora não se esqueçam de se inscrever em nosso canal, de curtirem o nosso conteúdo. E nesse vídeo exclusivo eu preparei para vocês um bônus. E apesar desse vídeo a gente não conseguir ter uma extensão tão longa, então eu criei o checklist para vocês.

Deixei aqui na descrição para que vocês consigam baixar esse conteúdo totalmente gratuito e com acesso liberado para vocês. Só que tem uma pegadinha. Esse conteúdo está com uma senha e apenas para aquelas pessoas que assistirem esse conteúdo vão saber a senha que vou falar ao longo dessa gravação. Então venham comigo, vou mostrar pra vocês, na prática, um jeito fácil de não errar.

Será que agora quem já a bordo da embarcação vou relatar pra vocês? Eu separei dez itens para facilitar essa e essa vistoria, esse checklist. Então, o primeiro item é um item que a gente cansa de falar aqui no nosso canal. A gente cansa de explorar esse conteúdo. Seria a questão do planejamento? Isso é essencial. Antes de pensar em qualquer saída com o barco, você tem que saber para onde você quer ir, para onde você almeja, qual é a previsão do tempo que você terá nesse caminho até a sua chegada?

Nós já exploramos muito esse assunto e vou deixar ir para vocês para que vocês vejam nos outros vídeos. O segundo item é a respeito da documentação Então o que você precisa ter a bordo? E o guia de navegação é o título de inscrição da embarcação. E o segundo item é a sua carteira de habilitação. É um detalhe, um erro, que normalmente as pessoas acabam cometendo.

Eles têm isso a bordo, mas está fora do seu prazo de validade. Então, a primeira coisa check. Essa documentação é cheque no seu devido prazo de validade. O terceiro item é a respeito da salvatagem. Então, se você tem os itens de salvatagem presentes na sua embarcação, o estado deles é a validade deles. E tem que salvatagem. A gente poderia listar aqui como os coletes, boias, circular pirotécnicos.

E esse é um tema muito legal. Dá até para gente estender isso. E aí eu deixo a sugestão para vocês. Gostaria até que vocês comentassem aqui em baixo desse vídeo se faz sentido para vocês ou não, para a gente produzir um conteúdo exclusivamente sobre a salvatagem. E agora, colocando a mão na massa, eu acho que a gente pode falar sobre a questão técnica do barco e o que seria necessário o serviço.

E aí não. Onde eu estou nesse momento que nesse momento estou já em água? Mas o ideal de uma vistoria como essa seria começar com um barco. Quando eu falo em um barco, eu penso em uma lancha a partir de 26 pés em diante. Então, uma lancha que estaria no seco. Então, uma vistoria começaria no seco. É o primeiro item a ser visto, que é um erro rotineiro.

É o bujão. Então vocês precisam dar uma olhada se bujão está realmente fixado. E aí, claro, também os barcos maiores, os barcos, aí a partir de 45 pés, já não terão este item. Mas para os menores do que este. Vale muito a pena, porque eu já vi muita coisa errada acontecendo de pessoas que esqueceram de colocar o bujão na embarcação e após o bujão nós entramos no fato da vistoria do barco.

Então essa daqui seria a primeira vistoria, a vistoria a ser realizada com a embarcação ainda no seco ou se a embarcação for de água com a vistoria que seja realizada antes de dar as partidas nos motores. Então vamos aqui comigo. Vou mostrar pra vocês os detalhes delas. O primeiro item ao adentrar a embarcação é vistoria lá e as baterias.

Você precisa ligar as chaves de bateria, energizar a embarcação e observar como é que está o nível dessas baterias. Alguns barcos vão apresentar isso no painel aqui de Comando ou até mesmo no seu painel de disjuntores. O segundo e terceiro, o leme. Então, verificar se esse leme está apresentando algum tipo de anomalia ou não se está duro, como é que está funcionando?

Terceiro item o manete seria observar se esse manete ele está na posição neutra ou se ele está engatado. Alguns barcos, inclusive, nem darão partida se estiverem. Se estiverem engatado, outro item será a posição das gavetas, aonde você teria que aqui verificar o trem e até mesmo aqui, o próprio barulho. Vocês conseguem observar se o trem está em funcionamento ou não pelos relógios dos motores.

Também vai se apresentar aonde que está a posição dessas rabeta? Isso, seu barco de vocês obviamente tiver uma forma com sistema de propulsão de rabeta. E aí eu deixo para vocês aqui até na descrição, um vídeo que nós fizemos a respeito dos propulsores. Se você não souber o que seja uma rabeta, os flaps para verificar se eles estão em funcionamento ou não.

É muito bom, inclusive quando você tem na sua lancha um mostrador digital aonde se demonstra o posicionamento desses flaps. E aí você pode verificar se está em funcionamento o guincho elétrico. Alguns barcos você terá o comando do Guincho aqui nessa posição e também a botoeira ao lado do guincho elétrico. Então é fazer os testes nas duas, isso sem o barco estarem funcionamento.

Outro item seria a bomba de porão. Então, eu tenho duas formas de acioná la normalmente uma através do acionamento manual e o segundo modo seria através da no seu automático. O que a gente chama de sapinho. Então fica dentro do porão da embarcação e a gente pode verificar se ele está em funcionamento ou não. Isso é um item de segurança, é super importante.

Outro item seria o rádio VHF verificar o seu funcionamento, se está funcionando ou não para isso, inclusive, aqui vai uma dica antes de você começar a sua navegação agora, depois do planejamento e durante esse check list, aproveite para testá lo, fazendo seu plano de navegação. Chame a sua marina e comunique qual é a sua previsão. Qual é o seu planejamento?

Quando você voltar, então você já já estará fazendo dois itens um check list e outro o planejamento de navegação. Continuando aqui no painel, nós podemos observar aqui o GPS, o GPS e a sonda, verificar se eles estão em funcionamento ou não. Então, aqui já mostrou a carta náutica. Eu vejo que ele já está em funcionamento e agora, da parte visual do painel do IR, os itens de navegação aqui e está já estaria concluído.

Vamos passar agora para a parte interna da embarcação internamente e antes de sair com a embarcação, é importante que você feche as vigias e hj se certificando de que elas estão bem fechadas, bem vedadas, para que você possa fazer uma navegação segura. Falando a respeito de vedação. É interessante também vistoriar os pontos de seca flex para observar se não há nenhum tipo de infiltração na sua lancha, mantendo assim o seu passeio.

Seguro vistoriar também o estado de conservação e a quantidade de defensas a bordo. Também os cabos e correntes da embarcação, quando eu falo de corrente, obviamente seria do guincho e os cabos de atracação e também da própria defensa. Aqui, agora, na casa de máquinas, alguns itens também a serem vistoriados, começando pelo nível de combustível e o nível de água.

Em alguns barcos isso é feito de forma visual, dentro da própria casa de máquinas. Em outros, este item está presente no painel da embarcação. Visualmente, aqui nós também já devemos observar outros itens, como nível do óleo do motor, nível do óleo de rabeta, observar as mangueiras das embarcações, como está o estado dessas mangueiras, a braçadeira, se elas estão em ordem, se apresentam algum tipo de avaria e os registros da embarcação.

A embarcação é composta por vários registros e aí a gente precisa verificar o funcionamento desses registros que estão emperrados ou não é, e também se estão abertos ou fechados dentro do que seria o usual para aquela marca daquele fabricante. Outro item interessante para a gente pensar a respeito seria uma caixa de ferramenta, porque eu citei agora um caso das braçadeiras.

É item simples. Nós conseguimos resolver com itens simples também de uma caixa de ferramentas, mas é preciso que não seja apenas uma caixa ferramenta padrão, e sim uma com os tamanhos de equipamentos apropriados para o seu barco e a mesma coisa seria a respeito do material da caixa de primeiros socorros, aonde você precisa verificar as pessoas que estarão a bordo se alguém tomar algum tipo de medicamento, se são alérgicos a algum tipo de produto e providenciar uma caixa de primeiros socorros que atenda a sua necessidade.

Após esta vistoria completa que nós fizemos e lembrando aqui, eu olhei os itens principais de forma rápida, para não ficar cansativo para vocês, e nós estamos disponibilizando para vocês aquele material que aí sim é uma vistoria completa, apresenta todos os itens e só pra não perder o fio da meada aqui eu vou falar pra vocês o código logo menos agora.

Feita essa vistoria, nós chegamos no nosso segundo momento, aonde seria o momento de colocar o barco na água e onde nós estamos aqui agora e dar a partida nos motores? E aí sim é feita uma vistoria que no caso, a respeito dos relógios. Então, se todos estão em funcionamento, se o RPM está em funcionamento aqui, eu consigo verificar o nível de bateria e se ela está sendo carregada.

Então, se alternador está em funcionamento ou não e a temperatura é um item que, obviamente, a gente tem que observar no momento em que o barco é ligado e sempre continuar observando se o motor está tendo algum tipo de aquecimento ou não. Então aqui, agora, com os motores ligados, é importante a gente fazer uma vistoria na casa de máquinas com eles em funcionamento para observar se a bomba de água salgada dos motores está jogando água pra dentro da casa de máquinas.

Se algum vazamento de óleo aqui na casa de máquinas, se tudo se mantém certo e da forma como estava dentro da nossa primeira vistoria, então a primeira vez que você for ligar a embarcação, faça uma vistoria dentro da casa do marido. Então, pessoal, esse é apenas um norte para vocês. E dentro dessa vistoria que foi feito, vale a pena também vistoriar itens que são específicos de cada embarcação.

Então, se você tem um vaso sanitário elétrico ou uma bomba de água potável, a água pressurizada, então há diversos itens na embarcação que aí eu diria que seria de um aspecto mais visual. É caso a caso. E aí vale a pena você elaborar ou você personalizar esse check list dentro da sua necessidade. E agora, pessoal, então vamos seguir a viagem a esqueci de falar pra vocês a senha do nosso, da nossa planilha.

Então é um MDA Check List. Obrigado por nos assistir até agora. Não esqueça de se inscrever no nosso canal e de curtir esse conteúdo e nos vemos na próxima terça. Afinal, navegar é saudável, navegar é preciso como ligar as luzes de navegação e faze lo. E ter.

 

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