MAR DE AMIGOS – BARCO NA ÁGUA OU NO SECO? – 04/08/2022

Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje falaremos de um tema diferente. Lugar de barco é no seco ou na água? Bom, obviamente, é na água.

Mas não é bem assim que funciona quando nós falamos a respeito do armazenamento, como nós vamos garageá-lo

E na maioria das vezes, nós acabamos tendo as duas opções, ou no seco ou na água.

E aí, qual a melhor opção? Muitas das vezes você já vai ter o seu viés. Você já vai ter a sua própria opinião formada. Mas vamos conversar até o final desse vídeo. E quero ver se você vai manter essa mesma opinião. Então, nos acompanhe até o final que eu prometo falar a respeito dos benefícios e as desvantagens de cada modelo.

Também abordarei neste vídeo a respeito dos serviços oferecidos pelas marinas, tanto para deixar o Barco na água, quanto para deixar o barco no seco. Isso também é importante. Então, antes de qualquer coisa, não esqueça. Curta esse nosso conteúdo e se inscreva em nosso canal. Isso nos ajuda a crescer cada vez mais e ter mais engajamento para os próximos vídeos

então, agora, focando a respeito deste assunto, a gente precisa abordar alguns pontos antes de começar entrar 100% nisso.

Bom, Alguns lugares não oferecem a estrutura para que a gente possa escolher. A respeito de deixar o barco no seco ou na água.

Em alguns casos, nós nem mesmo nos teremos estrutura. Uma casa de frente para o mar e aí, como é que funciona? Não tem nenhuma Marina próxima. Poxa, eu posso criar minha própria estrutura. Posso colocar uma porta? Posso fazer uma rampa. Então dá pra gente brincar a respeito desse item e pensar no modelo melhor de ter uma lancha numa localidade como essa.

Mas teremos inclusive marinas aonde não oferecerão os dois serviços na água ou seco. E aí, para isso, fomos forçados a tomar uma decisão. Não tem muito para onde correr. Agora também existe a limitação dos barcos e existe casos de embarcações que estão com motor de centro rabeta ou que estão com hélice de superfície. Nesses casos, nós também não temos muito para onde correr.

Essas lanchas têm que ficar no seco. Então, seria possível para barcos com motor de popa, onde eu posso levantar este motor e aí o mesmo não estaria em contato com a água e apenas com o tratamento do casco seria possível deixá-los 100% do tempo na água.

Ou no caso do eixo pé de galinha ou sistema PS, que também permite com que o barco fique 100% na água. Se você tiver mais interesse por esse tipo de conteúdo, por esse tipo de assunto, eu vou deixar o link aqui na tela para você, para que você possa acessá-lo, agora qual é o tipo de operação para que você possa deixar um barco na água?

 

SERVIÇOS QUE AS MARINAS OFERECEM

Quais são os serviços que as marinas costumam oferecer para isso? Então eu tenho um serviço de poita, aonde eu deixo o meu barco na frente da marina e a marina acaba fornecendo o acesso através de um bote para que eu chegue da estrutura em terra até o meu barco.

Ou, no caso, nós temos o serviço de píer. Nós temos os píers fixos e os piers flutuantes. No caso do píer fixo, nós teremos uma variação de maré. Nessa variação de maré, nós precisaremos de uma rampa de acesso à embarcação ou de uma plateia ou de uma passarela, uma passarela de embarque, que também é uma opção. No caso do píer flutuante, nós teremos tanto o píer flutuando no caso, então ele fará essa variação de maré da mesma forma que sua lancha, facilitando esse embarque. Hoje, as marinas têm investido muito nesse sistema de píer.

De qualquer Forma, Também precisaremos amarrar a proa de nossos barcos e, para isso, as marinas acabam oferecendo. Ou na própria âncora da sua lancha, ou com ponta ou com estaca. No caso da ponta, ela é mais fácil de uma manutenção. Elas costumam estar em ordem porque o sistema são visíveis.

Então eu tenho as anilhas. Os cabos tudo está fácil, ele está à mão. Então, a Marina costuma fazer uma manutenção mais fácil. Nesse caso, no sistema de estaca já é um pouco mais difícil saber quando ela está em ordem ou não.

Agora, se você navega sozinho, sem um marinheiro ou sem alguém que navega junto com você para te ajudar, o sistema de estaca costuma ser um pouco mais fácil para que você faça a operação de parar sozinho.

 

VANTAGENS DE TER UM BARCO 100% NA ÁGUA 

Agora, Quais as vantagens de você ter um barco 100% na água?

Ele estará sempre pronto para o seu passeio. Ou seja, se você de repente, a moça da previsão da Globo errou e surgiu aquele dia maravilhoso de sol, mar bom, tudo perfeito para sua utilização, mas não estava programado. E aí você decide usar a embarcação quando já está na água, já está pronta para que você utilize normalmente os barcos em água.

Não tem uma limitação, que seria a limitação de maré, porque eles já já acessaram a água. Então, esse é um facilitador também com relação à distribuição de peso da embarcação. Isso também é algo muito interessante, porque, pelo ambiente fluído, a lancha está totalmente dimensionada para aquele meio o seu peso totalmente distribuído, o que fará com que a lancha tenha menos problemas quanto à abertura e fechamento de portas à movimentação do próprio casco.

Então, isso é um benefício. Outro benefício seria que o sistema sempre ficam cheios, ou seja, você tem menos ação do oxigênio dentro do seu sistema mecânico, o que tende a fazer com que ele tenha uma vida útil maior, porque sem o oxigênio eu terei menos corrosão e terei menos oxidação. Dentro do meu conjunto, mecânico, isso nós estamos falando de geradores, os próprios motores.

Então, isso é um item muito interessante agora, a contrapartida seria exatamente a questão das manutenções. Você fazer a manutenção de um barco que fica sempre na água. Ela É preciso um cuidado muito maior, porque ele está com acesso ao solo 100% do tempo e a parte de limpeza ela acaba se tornando um pouco mais complicada.

 

VANTAGENS DO BARCO NO SECO 

Agora, quando nós falamos de um barco no seco, quais são as grandes vantagens? A principal vantagem é a melhora estética desse produto, porque ele tende a ficar embaixo de uma cobertura embaixo dessa cobertura. E não, ele não tem a ação do Sol 100% do tempo e eu consigo ter o acesso à embarcação por inteiro. Ou seja, eu consigo fazer uma conservação no gel muito melhor do que o barco na água.

Eu consigo fazer uma manutenção na parte dos estofados Então, toda a parte estética da embarcação ela fica melhor. Ou seja, na água a tendência é que a parte mecânica tenha uma melhoria e no seco, a tendência é que eu tenha uma melhora estética. Agora, claro, o pessoal eu estou generalizando porque a barco no seco, que está em péssimo estado, e a barcos na água, onde a parte mecânica também não dá para acreditar não dá para, não dá para comparar.

Então, depende muito de caso a caso, mas, em termos gerais, acaba ocorrendo o que eu mencionei o barco no seco. Eu não preciso pintar o fundo. Então eu precisarei. Na maioria dos casos, eu vou deixar ele no gel e no gel. Ele tende a ter uma valorização de mercado, porque você consegue ter acesso a toda a quilha da embarcação, ver se a lancha teve algum remendo, se não teve, se a cor debaixo bate com a coroa de cima.

Então, a tendência para mercado é que o barco no seco seja mais valorizado do que o barco na água.

 

OPERAÇÃO PARA COLOCAR O BARCO NO SECO

Operação para colocar o barco no seco. E aí acho que é a grande mudança que tem. Para deixar uma lancha no seco, porque eu tenho vários sistemas para fazê-lo.

 

SISTEMA DE RAMPA

Então nós podemos começar através do sistema de rampa aonde a embarcação sobe em cima da sua própria carreta. E, obviamente, nesse caso, eu precisarei de uma carreta para a embarcação estar normalmente.

No caso de rampa, nós tendemos a ter uma dificuldade com relação a maré.

SISTEMA DE GAFANHOTOS

Eu também posso fazer o sistema de encarretamento na praia através de gafanhotos. A gente chama de gafanhotos. Seriam os tratores e os tratores que acabam tendo as pernas longas e levam o barco até o mar. Nesse caso, eu não teria a variação de maré. Porém, é um ambiente que não é controlado, então é mais difícil de você em.

Carreta lá em relação a uma lancha.

 

TRAVEL LIFIT

Além do sistema de rampa também existe o sistema de travel lift aonde você tem um guindaste com cintas que erguem a lancha e colocam ele em cima da sua carreta. Nesse caso, obviamente, também é necessário uma carreta para fazê-lo.

 

PAU DE CARGA 

Um sistema semelhantes a este com que você ergue a embarcação São os sistemas de pau de carga, aonde eu tenho um único eixo e eu faço essa esse içamento da lancha eu tenho também o sistema que aí entra no sistema de empilhado. Aonde nós teremos a esteira rolante e aí para isso nós estamos o barco e ela rola através das esteiras no sistema de empilhado.

 

EMPILHADEIRA NEGATIVA

Nós também teremos a empilhadeira negativa. Aí eu não tenho limitação de maré. Eu não tenho a limitação de tempo. Ela acaba sendo um processo muito rápido e ela agride menos a embarcação porque a lancha acaba se distribuindo o peso dentro daquele garfo, o que não ocorre tanto no sistema de rampa. Normalmente está distribuído o peso dentro da própria carreta, aonde eu tenho alguns eixos e no sistema de travel lift eu tenho as cintas a cintas elas costumam espremer o casco.

Então claro, as lanchas são muito bem construídas. Isso não vai Afetá lo. Não vai afetar o seu uso. Mas se você ver aquelas lanchas com mais de 30 anos às vezes você chega a ver uma certa deformação no casco por conta do sistema de içamento. Então aqui são alguns pontos positivos e pontos negativos. Porém.

Qual é o melhor de todos? Chegamos no grande momento do vídeo. Qual é o melhor sistema? É deixá lo na água ou seco?

Bom. Aqui vai depender muito de você, porque o melhor sistema é aquele que fará com que você use mais e o que funcionará perto da sua região. Então sim, na sua região.

A melhor Marina for aquela com o barco na água.

Já está sua resposta aqui? Se a melhor Marina for aqui, te oferecem um arejamento no seco. Está também aqui a sua resposta Agora, fora isso, vai depender muito mais do seu perfil. Se você valoriza muito mais a questão do estado de conservação e a parte de revenda no seco acaba sendo uma grande vantagem.

Agora. Se você valoriza uma questão mecânica, a utilização o barco sempre pronto na água, ele acaba te dando também essa vantagem. Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo, um tema um pouco mais breve dessa vez, mas muito satisfatório para mim. E espero que para vocês também e que agregue para vocês. Deixe nos comentários se vocês gostaram ou se de repente tem mais alguma sugestão a respeito desse próprio tema.

Nós podemos nos informar um pouco mais a respeito. Podemos falar a respeito dos tipos de pinturas de fundo e aí eu deixo para vocês essa responsabilidade. Comentem e falem se vocês gostariam, se isso faz sentido para vocês ou não, tá de toda forma, poxa, muito obrigado por me acompanhar até aqui. É um prazer sempre conversar com vocês e

Navegar é saudável, Navegar é preciso!

Muito obrigado.

 

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