MAR DE AMIGOS – SEM BALANÇO, SEM ENJOO – ESTABILIZADORES NÁUTICOS – 27/10/2022

JOÃO PAULO
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje, novamente aqui com o meu grande amigo Christiano Sestini e conforme no último vídeo que eu vou deixar aqui no card para vocês. Aonde a gente já mostrou um pouquinho dessa lancha maravilhosa que a Marine Express fez falaremos hoje exclusivamente do Seakeeper. Um item que gera muita dúvida que há concorrentes no mercado e que eu acho que vale a pena a gente citar os pontos positivos e negativos.

Nada melhor do que alguém que conhece muito a respeito do assunto. Então acho que hoje vou receber uma aula sobre sua. Cris, eu queria ter algumas informações a respeito. Então, assim, aqui nós temos uma lancha de 26 pés e esse estabilizador extremamente pequeno. Eu queria entender com você a respeito disso e eles vão aumentando de tamanho. Como é?

Você tem uma linha hoje? Completa. Qual é a ideia e até a respeito da eficiência do que é recomendado pela Seakeeper de cada barco.

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Bacana, João, é um tema bastante interessante e sempre fala sobre sistema de estabilização. Assim que falando diretamente da marca. É uma empresa com mais de dez anos no mercado. A  Seakeeper hoje, tem mais de 20.000 equipamentos vendidos ao redor do mundo, ou seja, é uma empresa que realmente conhece o que faz e trabalha sempre para gerar a melhor performa de estabilidade, gerando até 95% de estabilidade do barco.

JOÃO PAULO
Mas tem um mínimo que ela recomenda?

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
O mínimo que ela recomenda é baseado nas informações do barco, obviamente. Então, como é que antes, explicando um pouquinho, como é que a gente chega nesse cálculo a seguir pelo já com tantos em tantas embarcações testadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde a gente faz questão de testar. A gente recebe as informações básicas do barco, do tamanho da linha d’água, peso, centro de gravidade.

Então, com essas informações da embarcação, a gente compartilha os dados com a equipe e a Seakeeper. Ela nos recomenda o sistema adequado. Ou seja, ela quer trabalhar com no mínimo 80%, sendo que um barco sem estabilizador  em torno de oito graus de 8 a 10 graus. Então a gente quer atingir no mínimo 80%, que representa um mar de um metro, um metro e meio de onda.

Então a gente precisa gerar essa estabilidade pra ter o conforto. Ter estabilizador é sinônimo de eficiência e sinônimo de não ter o seu barco balançando. Então, essa premissa da Seakeeper da então falando agora dá 26 pés, ela possui o menor equipamento hoje da Seakeepre que é o Seakeeper Um Sempre que a gente fala se um Seakeeper Dois Seakeeper três. Ela é a potência nominal do equipamento, então a potência nominal ela equivale ao momento angular. Aí é uma pouco da parte técnica e não vamos entrar aqui para falar. Mas é sempre a potência nominal e o modelo do equipamento. Essa linha é pequena, ela trabalha 12 volts, ela não necessita de gerador ou uma tensão a ser.

A gente utiliza da própria bateria. Aqui nós temos duas baterias de 100 amperes, que vai fornecer toda a energia para o equipamento. A gente tem um carregador de bateria e a gente, quando chega de volta à Marina, a gente recarrega novamente as baterias. E quando você está navegando, você utiliza o alternador dos motores para gerar energia. Tá aqui nesse barco a gente tem 90, 95% de estabilidade

A Seakeeper é um produto inovador é o único produto. Hoje que trabalha com sistema giroscópio e que é refrigerado a água. Isso gera e melhor consumo de energia, ou seja, ele consome metade de energia de qualquer outro equipamento no mercado, tornando o um equipamento diferencial.

JOÃO PAULO
Cris Eu, já que você citou isso e quantifica isso para a gente, porque assim as pessoas não levam isso em consideração. E eu estou falando isso da parte prática. Tá então igual aqui. E nesse caso, aqui você não está com o gerador. Mas se você tivesse um barco grande, onde você precisaria ter um gerador, o que seria um consumo de um seguir pelo normal é o que um concorrente hoje consome.

Porque Pessoal, vocês tem que lembrar que quando você tem um equipamento desse a bordo, ele está consumindo carga do seu gerador, o gerador. Normalmente ele é dimensionado para que sua lancha opere com ar condicionado, churrasqueira, então tem que fazer essa conta. Normalmente você não tem sobra de gerador exato exato.

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
A fábrica sempre analisa o consumo total da embarcação para ter um consumo de energia de 60 a 70%. A gente não consegue ligar um gerador e ter tudo ligado. É claro que as fábricas hoje trabalham para que o cliente tenha o máximo de performance. Isso não atrapalha o dia a dia, mas ele é limitado, ou seja, o consumo que a fábrica te oferece.

O seu gerador atende. E, falando um pouco da CEC para se ter um menor consumo de energia graças ao sistema de refrigeração de água, ele troca calor, ele não esquenta e ele consome menos energia. Então a skipper falando de um barco grande, ela vai consumir 1000 watts, 1200 watts e um secador de cabelo. Hoje é um consumo baixo, proporcionado a eficiência, a performance do equipamento.

JOÃO PAULO
E seu concorrente mais próximo hoje consumiria?

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
3500 votos A51000 watts. Então, a gente está utilizando praticamente 30% de uma carga energética do gerador, que está dimensionado para outros itens. Que é legal. E seu time, como eu tinha comentado comigo também, que eu acho que é um outro ponto legal da gente citar que a rotação dele ele costuma trabalhar com uma rotação maior do que os outros da. Você pode citar um pouquinho disso, e é pra gente entender o que isso gera de diferença no projeto do barco inteiro.

Por ele estar. E ele é um peão falando um pouquinho mais sobre o produto. Ele tem um pião, uma peça fundida única que é enclausurada dentro de uma bola, uma esfera, ou seja, ela não tem acesso a maresia. É um sistema totalmente blindado e como ele é um sistema que é que gira a vácuo, ele não tem resistência a seguir.

Consegue atingir uma rotação de 9700 rpm por minuto, ou seja, ele é o dobro de performance de qualquer outro produto no mercado, ou seja, os produtos no mercado giram em torno de 4500 rpm. Então, eles precisam se compensar de outras maneiras para ter a mesma performance.

JOÃO PAULO
E como é que você compensa isso?

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Com peso, com câncer de mama e consumo de energia? Então a skipper, ela sabe da sua essência, da sua, do seu início. Ela sempre trabalhou com um sistema que gerasse menos consumo de energia, que fosse o mais leve e que tivesse o maior nível de performance, isso até hoje. A equipe continua sendo pioneira e oferece, de fato, toda estabilidade proposta e analisada antes da.

JOÃO PAULO
Um refrigerado a ar. O que que você? O que você acha assim? Porque a água você vai ter uma corrosão maior nele? Existe isso, não existe o ar. Ele é melhor nesse sentido, não é o que? Qual é a sua opinião? E esquecendo, Chris diz que parece.

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Claro tudo. Se a gente for analisar todos os principais equipamentos instalados a bordo que geram potência, a energia, eles são refrigerados a água. Então o ar condicionado ele é refrigerado a água salgada, o sistema de gerador de energia. Ele é refrigerado a água salgada porque você não tem. E você tem que trocar calor com o equipamento porque são locais muito fechados, sim.

Então, o refrigerado a água, ele continua sendo mais eficiente porque ele trabalha com o equipamento em uma temperatura menor para poder gerar aquela estabilidade. Quando a gente começa a pensar em um produto que é refrigerado a ar, a gente está instalando o equipamento dentro da casa de máquina. A casa de máquina foi dimensionada pela fábrica para manter uma temperatura que você tenha que trabalhar com os motores, com o gerador.

Tudo não numa temperatura ideal para não ter excesso de consumo de combustível, para você ter todo o sistema funcionando e operando na temperatura ideal. E é quando você tem um equipamento que gera calor, que puxa calor e joga mais calor na casa de máquina e é a sua casa de máquina não está preparada, você começa a aumentar a temperatura, então é um equipamento que recebe ar quente da casa de máquinas.

A gente estava até brincando quando a gente sai para fazer um teste de barco e depois vai entrar na casa de máquina. A temperatura está altíssima mesmo, então são alguns pontos, alguns diferenciais que a equipe oferece para o mercado.

JOÃO PAULO
E não para tomar. Não quero tomar mais o seu tempo aqui, mas só da parte de conservação. Então a pessoa foi lá, comprou um equipamento desses com você, quanto tempo ela tem de garantia e quais são as manutenções que ela tem que fazer e quem presta serviço hoje no mercado?

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Perfeito. A garantia padrão que é oferecida na compra do equipamento são dois anos e hoje essa equipe oferece três planos de garantia estendida. Como é que funciona você? Durante o período de dois anos, você até o final da garantia, você pode optar em fazer um upgrade e aí você pode ter mais dois ou três anos a mais de garantia no equipamento, chegando até cinco anos de garantia legal.

Então, é muito interessante, porque é um equipamento que a gente usa bastante e que é a garantia. Ela tem essa possibilidade porque a gente sabe que é um equipamento muito seguro, que gera muito pouco problema, né? E falando quanto ao serviço, a manutenção, há uma manutenção super simples. Ela é feita uma vez por ano e ela é verificado.

O sistema de óleo. A gente troca aquele óleo do sistema, a gente troca o ano todo, oferece mais a todos, para o cliente, para manter o padrão. E a gente analisa o sistema. Em geral, se não tem nenhuma ferrugem em cima, não tem nenhum ponto. O parafuso está bem fixado, então é uma verificação anual, é feita uma vez por ano e através da rede de serviços da Marina Express em todo o Brasil.

JOÃO PAULO
E vocês mesmos têm esse serviço?

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Nós temos um time capacitado, com todas as ferramentas necessárias para fazer esse tipo de manutenção e a gente presta manutenção em todo em toda a costa brasileira.

JOÃO PAULO
Show Cris, olha muito legal, foi uma aula. Realmente eu já esperava isso. Cris E agora eu queria aproveitar que essa uma lancha de 26 pés, queria ver isso aqui funciona mesmo que seja almoçar. Pessoal, vamos.

Vamos fazer um teste na prática?

Legal, vamos lá. Bom, eu já estou meio fortinho aqui. Eu acho que eu estou preparado para isso.

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Vamos aqui, o sistema está funcionando. Agora vamos colocar em stand by que ele é controlado pelo equipamento, pela tela multifunção ou através do painel que é inserido aqui. Bom, vamos só aqui, vamos. Agora ele está desligado.

gente então está simulando aqui um balanço lateral de ondas, certo? A gente está treinando quase oito graus aqui com o barco mostrando no display da Marine a tapa. Que sacanagem pode tentar balançar, né, joia? A gente não consegue, então.

É um barco de 26 pés. Então a gente consegue fazer essa simulação com poucas pessoas.

Mas é realmente impressionante a performance que o equipamento faz.

JOÃO PAULO
Sim, sim, pra gente. Fantástico! Cris.

CHRISTIANO SESTINI (Dir. Marine Express)
Obrigado, obrigado. Obrigado a todos. Valeu João.

JOÃO PAULO

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