MAR DE AMIGOS – SEGURO DE BARCOS: COMO FUNCIONA? O QUE ESPERAR DAS SEGURADORAS? – 01/06/2023

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje falaremos sobre um tema extremamente especial, um tema que todos nós devemos nos aprofundar, que é o seguro náutico de uma embarcação. Para isso, hoje nós estamos aqui com o Senhor, o proprietário ou um expert na parte de seguro náutico. O Fábio Avelar, da Brincantes Seguros Guiados. Fábio Um grande maravilha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu realmente estou aqui com vocês. Que ótimo que hoje aqui nós vamos ter que prender a atenção de vocês até o final. Não se esqueça de deixar o seu Gostei! Não se esqueça de se inscrever em nosso canal e até o final tem muita informação que não sei nem se dará para ser completa nesse vídeo todo. Então vamos lá Fábio, Inclusive, antes de nós começarmos aqui, você falou algo que eu fiquei um pouco preocupado, porque você disse que tem uma lacuna, uma lacuna de valores de embarcação que estão ilhadas, que é o caso da Deriva da Deriva, que é de de de 4 a 6 milhões.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Água, alguma coisa nesse sentido. Mas não responda agora, porque nós temos aqui vários temas ainda que eu gostaria que você abordasse até chegar nesse nessa lacuna e chegar lá. Então vamos lá, Vamos lá, Fábio, vamos conversar com Borges então. Fábio antes de falar sobre essa lacuna, você da Brincante Seguros, que no caso você é um corretor, é isso, isso.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então vamos deixar claro aqui os nossos, os nossos amigos e o que é o corretor?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Qual o papel de um corretor e qual é o papel da.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Seguradora, qual é o que que é, porque acaba se fundindo, que.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então eu acho até bacana a pergunta João, porque existe realmente essa confusão? A Branca está no mercado há mais de 25 anos, 25 anos. Nós vamos fazer mais, não vamos fazer 25 anos ano que vem e já existe muito dessa confusão realmente por parte de clientes e muitas vezes falarem para você não está querendo aceitar o meu barco, por exemplo.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Veja o corretor ele é um intermediário entre a seguradora e o cliente. Cabe a ele ter o expertise sobre aquilo que ele está vendendo, saber enquadrar esse risco, saber extrair o perfil desse cliente para a seguradora, para a melhor seguradora que tiver ou mesmo diante da situação que a gente vive atualmente, a única seguradora às vezes que tenha que possa operar, mas ele serve como intermediário disso.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então é um pouco errônea essa situação de ah, você dá branco e não quer fazer, Poxa, o nosso interesse é comercializar e fazer. Muitas vezes a gente não tenho. Pode acontecer de não ter o produto e como você chegar em um posto de gasolina e falar eu quero encher o tanque, Estar em greve não tem gasolina ou posto que é vender a gasolina.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então essa é a diferença básica entre o corretor e a seguradora. A seguradora muitas vezes não tem a expertise, quem tem é o corretor. Por isso ele é o intermediário do negócio.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então o corretor, ele é o que vai possibilitar o elo entre o contratante e a contratada, Ok?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Em todos os aspectos, tem que deixar claro que assim o corretor não pode ser só um tirador, entendido? Ele tem que acompanhar esse cliente dês da confecção da proposta à prova, propriamente ao seguro em si e principalmente acompanhá-lo no caso de sinistro. Depois porque também é ele que tem que fazer esse papel de acompanhamento.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que o cliente deve ou pode esperar do corretor.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Foi o que eu estava te falando antecipadamente quando quando eu falei dos processos. Eu acho que assim existe uma necessidade muito grande do cliente conversar com o corretor dele. Você delegar essa situação com a secretária para um assistente, para o financeiro da empresa e não aconselho muito. Eu acho que é o brinquedo do cara e você sabe muito bem disso.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Ele sabe da utilização dele, ele sabe o quanto custa, ele sabe para onde ele vai, ele sabe tudo sobre isso e quanto mais informações ele puder fornecer ao corretor, melhor vai ser a confecção dessa proposta. Existem diversas coberturas facultativa ou adicionais que a gente chama que vão se enquadrar para a sua necessidade. Exemplo Você, por exemplo, participa de regata, você tem um veleiro, participa de regata?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Se você não me falar que você participa de regata, eu vou cobrir o seu veleiro. Mas se você estiver participando de uma regata, você pode não está coberto, porque eu tô achando que você é um cruzeiro. Isto é, muitas vezes a sua secretária ou o seu assistente não sabe o que você faz. Então eu acho que é muito importante que exista esse contato com o corretor depois dessa confecção da proposta feita.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Ele tem por obrigação, como qualquer corretor, acompanhar essa proposta, essa apólice, emissão de apólice, emissão de boletos de pagamento e principalmente, ou ele, ou ter um setor dentro da empresa voltado para o atendimento em caso de sinistro. Sinistro é onde o corretor mostra a especialidade dele, que cá entre nós, óbvio que existe aí um expertise, um conhecimento para se fazer uma proposta, mas ainda assim você tem portais de cálculo, você tem sistemas que te ajudam a fazer isso.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Agora, na hora de um sinistro, aí é que o seu corretor vai mostrar para que veio.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E dentro desse linguajar que você fala, você no seu cotidiano, você falou agora vários momento sinistro, tá? O que é sinistro? Existe diferença de sinistro acidental?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Não, não é só um linguajar. O sinistro é o acidente, é o acidente e a gente fala é sinistro, porque assim toda cobertura de sinistro ela é dada através de um acidente. O acidente tem que ter uma causa externa, por exemplo, pane seca. Eu tive uma pane seca no mar e eu preciso acionar meu seguro, tem cobertura. Isso não é uma causa externa, não é um acidente.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Isso, cá entre nós, é uma negligência. Você saiu com o seu barco. Você deveria, inclusive, ter respeitado a lei do um terço, mas nem isso você.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Orienta.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
É passível de multa. Então posso ter uma pane seca. Precisou de um reboque e a minha despesa foi alto. Amigo, faz parte no teu check list que você não fez. Então basicamente é isso. Mas sinistro é acidente. A mesma coisa.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que que é o maior risco para uma seguradora? O que pode ocasionar mais sinistro? Ou seja, o acidente é a condução, é a manutenção? Ou é os dois juntos? O que que é? O que é o vilão? Olha João.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
A manutenção sem sombra de dúvidas ela é importantíssima, ela deve ser feita e às vezes ela é sim causadora de alguns acidentes, principalmente. O que a gente vê muito hoje é a colocação de equipamentos dentro do barco, cuja embarcação não estava preparada para isso. E aí você culpa quem? Você culpa? O estaleiro? Não. O estaleiro soltou a embarcação dimensionada para aqueles equipamentos que ele calculou que ela tinha condição de ter.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Aí você, João, que é o que? Colocar um som cheio de módulos de potência, uma churrasqueira elétrica na popa, luzes subaquáticas e você instalando se e mudou todo o seu chicote elétrico. Você refez esses cálculos para saber se a sua embarcação suportaria isso ou não. Eu mandei no Zezinho, que é meu parça lá e ele fez fogo, ou seja, incêndio.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então ela contribui. A falta de manutenção ou esse tipo de coisa vem contribuindo para o sinistro? Sim, mas o grande vilão, infelizmente, é o despreparo dos comandantes.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Agora.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Mais de 70% dos nossos sinistros hoje se dão por falha humana. Então é um desconhecimento de navegação eletrônica, é um desconhecimento de leitura de carta náutica, é excesso de velocidade em áreas que você não pode passar de três, quatro, cinco, seis nós, navegação noturna com uso de álcool. Quer dizer, então diversas situações em que os inquéritos acabam culminando em falha humana.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Independente do inquérito, a gente acaba sabendo. Satanás.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, dentro dessa faixa que está mencionando, então aí nós estamos falando do fator risco em uma faixa que está sendo considerada como um fator de risco maior. Exatamente dentro desse fator de risco, qual é o grande vilão desse risco? O que que é esse risco que para a seguradora é fatal?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Bom, por óbvio, o incêndio ou principal.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
No incêndio.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Ou incêndio é o principal, sem sombra de dúvidas, porque o incêndio é a perda total. Não sobra nada. Uma embarcação de fibra, você sabe como é que é. Por mais que você tenha, e a gente vem buscando sistemas automáticos de incêndio, alarmes em tudo para tentar minimizar isso. Mas quando a propagação é muito difícil de você conter e o número de incêndios realmente for muito grande e acaba ocasionando o naufrágio também, o que você tira do fundo não serve para absolutamente nada.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então, sem dúvida, o incêndio é o principal vilão.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E quando nós falamos de um seguro náutico, ele se estende a que tipos de embarcações?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Todas, na verdade, todas hoje você tem no mercado? Seguro para jetski, seguro para veleiro, seguro para lancha, seguro para troller, seguro para embarcações de madeira, alumínio naval, aço, fibra cada. A seguradoras vão opera dentro de um segmento que para ela é mais rentável, o que ela entende que é de menor risco. Mas essa questão do para onde se enquadra, a única diferença que é importante ter é que nós aqui operamos no mercado de esporte é três.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então quando você falar então eu tenho um graneleiro, eu tenho uma balsa, eu tenho um empurrador, um rebocador, é a mesma coisa, não existe seguro para isso. Sim, em outra carteira, que é uma carteira chamada Cascos Marítimos, tem outro clausulado, outras condições gerais no esporte, recreio, qualquer tipo de embarcação.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, dentro disso, por exemplo, essa classificação, você tem uma categoria de barco que você pode dizer que essa trabalha com percentual maior. É uma faixa que tem um percentual menor.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Olha, assim em primeiro lugar não tem. Em primeiro lugar. Assim, todas as tarifas de seguro, elas são colocadas por faixas de ano de tamanho, não de modelo, mas ano, tamanho material de casco de embarcação, ou seja, uma embarcação nova. Até cinco anos de idade. Ela tem uma taxa melhor do que a mesma embarcação que tenha dez anos de idade esteja numa outra faixa.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Conforme a embarcação vai ficando mais velha ou mais antiga, ela acaba tendo uma sobretaxa. Ela acaba tendo uma taxa maior. Ainda assim, dentro das classificações de barco, você tem, por exemplo, um veleiro que tem uma tarifa menor do que uma tarifa de lancha. Você tem, por exemplo, um jetski que tem uma tarifa maior do que a de lancha, é maior do que a de veleiro.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Tudo isso é análise de risco. Aonde está o maior risco? Então? É aonde eu vou ter que cobrar mais. Então existe sim essa diferença de taxa para ano, para modelo, para tamanho, para material de casco.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É aquela lacuna que nós começamos a falar esse ponto.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Essa é brava, é uma verdade, infelizmente é uma verdade. É uma briga que a gente está no mercado como corretor, deixando claro que a minha intenção como corretor é buscar esse equilíbrio tanto para atender os nossos clientes como para poder também dar equilíbrio para a seguradora. E esta faixa de embarcações aí entre 2.000.000,5 e 5 milhões R$, aproximadamente sete, ela tem sido a grande vilã do mercado com relação à sinistralidade.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Agora você pode generalizar. Essa é a minha opinião. Não, não se pode generalizar. Aí sim, entra aquela questão, até no próprio desconhecimento das seguradoras, onde elas operam com números, apenas com números. Então o João, por exemplo, que eu conheço há 1 milhão de ano, que é um capitão excepcional, tem uma embarcação excepcional, mas essa embarcação custa 4 milhões R$.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Ela deveria ser segurada? Na minha opinião, sim. Agora o João infelizmente é colocado dentro desse mesmo pacote porque a seguradora interpreta que esta essa faixa está sendo muito sinistro e com muita severidade. A gente está trabalhando na tentativa de trazer algumas novidades aí e modificar um pouco isso. Mas como as tarifas para essas embarcações são muito pequenas, elas não estão se pagando.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então existe realmente essa dificuldade de se conseguir colocar essas embarcações no seguro hoje em dia.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Agora, colocar numa situação.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Faz.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Uma situação mais confortável, porque como você é um corretor, você está aí para atender.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Todas as marcas, todos os modelos.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas aqui para nós, nós sabemos bem que temos aí fabricantes que deixam a desejar na construção do barco, porque para construir um barco leva se em consideração só aquilo que a pessoa está visualizando, mas não está entrando na essência que foi a construção, a elaboração, a parte de engenharia elétrica e hidráulica, mecânica. Então a maioria dos contratantes de seguros, eles acabam chegando e falando olha, eu tenho o barco da marca X PT, existe marca?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
As que são marcadas pela seguradora, olha, existe. Então eu não vou fazer isso não.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Isso não me peça, pelo amor de Deus que eu fale. Mas existe, claro, E às vezes não é nem que exista. Sim. Existem marcas, por exemplo, que são muito boas em determinados modelos e que falharam em outros modelos. Então, às vezes a seguradora fica naquela situação Eu aceito a marca. João Vamos dizer que exista uma marca. João Bote, mas eu aceito.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
João volte a tanto espaço, porque ele era muito bom na construção até aqui. Mas esta este modelo específico a gente não quer, entende?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não existe isso. Então até o ideal para alguém que for adquirir uma embarcação nova ou usada seria consultar a gente.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Se possível. Sim, João, Até porque não adianta você ter um Audi com motor de Fusca e só ainda falar que você tem um Audi que.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Inclusive na parte automotiva que a gente está acostumado, existem alguns, algumas marcas que são mais visadas ou enfim, que não aceita mais determinados equipamentos de segurança. Então a própria ou os órgãos competentes já não deixam mais com que esses veículos circulem. Só que na nossa categoria náutica, com a Marinha não existe isso. Nós não temos uma norma para padronizar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Felizmente a confecção dos barcos. Então existem marcas então que estão lá.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Existe, existe. Como são barcos artesanais, são aceitos, mas desde que ele tenha um critério, obviamente de construção certificada.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E nós estamos falando de de algo que está dentro de um país de extensão continental. Qual a abrangência de um seguro? A bandeira ele tem? Ele pode ser feito apenas setorial ou ele para feito territorial? Como é que é isso?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Não as apólices. Em primeiro lugar, no Brasil a gente não tem apólices de prazo curto que a gente chama. Vou entrar na tua resposta, mas dentro desse contexto, o prazo curto eu vou participar, por exemplo, da Semana de Vela de Ilhabela. Quero fazer um seguro por um mês. Não existe fora do Brasil, até existe algumas categorias aqui. As apólices sempre são anuais.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então você fez em janeiro, vai valer até janeiro do ano que vem. Agora, a abrangência das apólices. Todas as apólices no Brasil são para todo o território nacional, incluindo lagos, represas, lagoas, águas interiores e todos os nossos 8200 quilômetros de costa. Agora eu quero fazer uma navegação para o Caribe. Existe essa condição Em algumas seguradoras, você contrata como cobertura adicional a extensão de cobertura para esse limite de navegação, estendendo isso até o Caribe.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Óbvio que tem uma série de perguntas Que época você vai? Qual é sua rota, onde você pretende se abrigar em caso de furacão, etc. Mas existe essa condição de você contratar? Não está fácil, porque também era uma cobertura que antes da pandemia estava na prateleira e agora uma ou outra segurada é que faz e na grande maioria das vezes está difícil de se conseguir.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Entendi. Mas território nacional, todo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Território nacional, todo é. Quer dizer, o.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Noronha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Noronha estando fora a água brasileira. Então, no caso aqui hoje, que nós temos até o Mercosul, nós temos aqui. Nesse caso, passou da área do nosso território, Isso é Faro.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Ele vai para Argentina, por exemplo. Ele tem que fazer uma extensão.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
De cobertura para isso, entende? E agora dentro da área territorial, ou seja, se a pessoa também, que nós temos hoje grandes embarcações e é para as regiões também interiorana, não tem sanfona, isso é o que quer dizer que se eu tiver um barco segurado que está aqui pelo litoral, aqui por canal de Bertioga e eu resolver levá lo para para Furnas, quer dizer que aquele seguro também se estende pra aquela região?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Em se tratando de cobertura para navegação, sim, o que a seguradora vai perguntar possivelmente é com relação ao local de guarda, você não pode pegar, por exemplo, uma embarcação de 70 pés que está aqui numa beleza dessa de Marina, com toda a estrutura e falar eu estou levando para Furnas para guardar dentro da minha casa, que eu mesmo vou colocar e tirar ela dentro da minha garagem, um guincho elétrico numa rampa de 45 graus.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Aí ela vai planar e agora você deixou o ponto, você deixou um ponto que pode ser sincero. Eu gostaria de me estender, mas eu acho que esse bate papo vai se alongar bastante. Então eu gostaria de deixar aqui até uma sugestão para que os nossos, os nossos amigos do mar de amigos que surgiram por aqui, de repente a gente possa fazer um bate papo exclusivo sobre marinas, porque também com essa parte de seguro, porque nós estamos falando aqui exclusivamente sobre seguro náutico para as embarcações.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Agora existe o seguro para as aves.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Marinhas.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mesmo. Então, se o pessoal sugerir, você está disposto a fazer o tema sobre isso?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Não, não. Até porque é uma coisa, de certa forma tá ligada a outra, porque você pode, por exemplo, ter a aceitação do seguro da sua embarcação, mas perder essa cobertura porque a sua marina não está preparada para esse barco. E essa Marina pode não conseguir fazer seguro para ela própria por conta daquilo que ela oferece nas suas instalações.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Então esse é um risco que a gente também tem que analisar. Às vezes o proprietário é muito bom, ele tem uma habilitação perfeita, ele tem experiência, ele tem um barco maravilhoso, que é de risco muito pequeno. Mas como é que nós vamos aceitar que ele coloque isso numa marina cujo valor dela inteira não dá 10% do barco dele?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu não quero perguntar então, poxa, eu quero só te pedir o seguinte para que a gente possa aqui deixar uma mensagem para os nossos, nossos espectador. É o que que você, dentro do teu profissionalismo, o que você tem de mensagem para dar para uma pessoa que queira contratar um seguro? Você tem alguma mensagem e você acha que é fundamental?

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Em primeiro lugar, você deu um exemplo muito bacana no começo, talvez sem nem ter, porque nós não combinamos isso. O seguro tem que ser com o especialista. Essa coisa do no trocas, que acontece muito em bancos, por exemplo. Olha, eu tô precisando uma linha de crédito. Eu não sei o que é o gerente falar, eu te dou a linha de crédito, mas você faz esse fazer o teu seguro não cai nessa não.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Primeiro que assim não é necessário. E outra, você está muito exposto com uma situação dessa. Outra coisa o seu corretor, amigo, cunhado, parceiro de infância, que faz o seguro do seu automóvel, lembra? Ele pode ser um clínico geral, mas ele não é um especialista na área de náutica. Então, assim, deixa ele continuar fazendo os seus seguros, aqueles que ele conhece que ele tem capacidade para isso, mas busca um corretor especializado para fazer o seguro da sua embarcação.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Esse é o principal fundamental e isso não é fácil. Regular um sinistro, acompanhar um sinistro de um barco João até inquéritos de Marinha depoimentos que são dados relativos ao acidente, tudo isso o corretor tem que acompanhar retirada do barco, um barco que afundou. O que você faz quando afundou? A primeira coisa a fazer é ligar pro seu corretor.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Ele tem que te instruir, ele tem que te dar orientações, um contato, uma pessoa acompanhar, ir até o local, se for o caso. Não é brincadeira.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Que inclusive você vai ter algo muito mais grave que é crime ambiental. E se o seu corretor não amparar de imediato.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Essa também.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tem esse problema que.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
A muitos anos atrás tinha aquele aquela coisa de ah, mas afundou, está muito fundo, pode deixar vira viver ou natural de peixe acabou, a gente não existe mais, tem que tirar. Você tem muito componente tóxico dentro de um barco, além dos próprios tanques de combustível, que normalmente tem combustível dentro. E a Marinha hoje é assim, você tem uma embarcação zinha de 19 pés que afundou a 25 metros de profundidade.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Você tem que tirar, a não ser que você comprove que aqui não lodo. Ela afundou inteira e ela não vai estar causando realmente risco nenhum. E mesmo assim é duro, porque na maioria das vezes você tem que tirar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom, então espero que tenhamos contribuído com esse tema. Espero que a presença aqui de um profissional da área, uma pessoa que vive isso 365 dias do ano, voltado, apaixonado pela nau. Não basta só ser profissional da náutica, ele também tem que gostar daquilo que faz. O Fábio tenho certeza que ele adora o que faz e faz bem feito.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Muito obrigado. Então Fábio, muito obrigado. Eu que agradeço. Você.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Desculpe. Náutica eu estou com nove nacionais na cara. É que eu gostei tanto da Marina Marinha. E obrigado a todos você e estou à disposição para o que você precisar quantas vezes for para esclarecer dúvidas. Acho importantíssimo isso, porque ainda existe muita dúvida. Só acrescentando uma coisa que eu esqueci precisa ver que isso surpreendeu até a mim. Aquele último acidente que a gente teve catastrófico aqui na região e 50% das embarcações que foram acometidas por aquilo não tinham seguro ainda Existe essa consciência de de que o seguro para a embarcação é desnecessário?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, senhores, vamos navegar. Navegar é saudável, navegar é preciso, Alguns até morrem por mar de amigos. Vamos navegar então.

FABIO AVELAR – CORRETOR DA BRANCANTE SEGUROS
Obrigado amigo.

 

 

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