MAR DE AMIGOS – SALVATAGEM: COLETE SALVA VIDAS, BÓIA CIRCULAR E PIROTÉCNICOS. COMO E QUANDO USAR?- 26/01/2023

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS 

Bem vindos a mais um tema do nosso canal do Mar de amigos. Hoje teremos o assunto extremamente interessante e extremamente importante que vamos abordar a salvatagem, salvatagem que todos os barcos precisam ter segurança em primeiro lugar. Então vem conosco. Vamos embarcar que eu vou apresentar para vocês, item a item, para que vocês entendam a necessidade de ter e o porquê que isso, inclusive, é obrigatório.

 

COLETES SALVA-VIDAS

Bem, amigos! Então, a ênfase no material de salvatagem? Então vamos começar pelos coletes, colete salva vidas, coletes que são dotados de características que é dentro de um tratado internacional que o solas Solas é um tratado internacional que surgiu desde do naufrágio do Titanic, ou seja, a partir de 1914, então na necessidade de padronizar de termos e itens de sobrevivência de salvatagem e isso internacionalmente.

Então, a solas criou inclusive uma convenção que é a IMO, que determina isso daqui, um padrão mundial. E aqui no Brasil a DPC, que é a nossa diretoria de Portos e Costas que vai homologar esses equipamentos, então não adianta chegar num um local qualquer. Escolhe um colete o compra pelo povo ou por meio eletrônico, mas não entendeu o porquê que ele tem que ser daquela categoria, aquela classificação.

Então os coletes salva vidas nós temos sim. Cinco Sim, com classificações, cinco classes de coletes. Então, aqui no caso, na nossa costa brasileira, o mais comum de se utilizar é o Classe dois, que é esse que está na minha mão. Está existe o Classe um, que seria para a navegação oceânica, que não estou expondo aqui, que eles já têm de diferença dispositivos auto nominativos quando está em contato com a água.

São equipamentos um pouco mais caros e que o que é desnecessário para uma utilização tão costeira seria mais para a navegação oceânica. Então resta é este colete que é da cor amarela que laranja amarela nos Estados Unidos, que a Marinha americana utiliza dar preferência mais para a cor amarela. Mas tanto o amarelo como o laranja é determinado pela convenção internacional, que são as cores que são mais visíveis na superfície da água.

Então, não adianta ter um colete escuro que você não vai ver o naufragou. Então, esses coletes aqui? A diferença do Classe dois está é que ele tem as fitas refletivas. Está e ele tem aqui a estampado homologado pela Marinha, está e está dizendo aqui classe dois dá para que a necessidade da fita refletiva, porque quando se está na condição de naufragou, principalmente à noite, você vai ter.

A reflexão dessas fitas está mediante a qualquer facho de luz, então se torna mais fácil identificá-lo ao posicionamento do naufragou e ao mesmo tempo, os outros coletes, que é o Classe três, o Classe quatro e o Classe cinco não têm esses refletivos. Isso, inclusive, é algo que é super importante para que a gente possa ter um resgate o mais rápido possível.

Agora, quando nós compramos o colete, ele vem nesse estado. Aqui ele vem num saco plástico, vem todo cheio de lacinho tal que geralmente a gente acaba a armazenando nessa condição. Será que está errado? Porque está errado? Porque numa hora que se for utilizar isso em um momento de stress, no momento de de pânico, até retirar isso do saco plástico, até retirar esses lacinhos que vêm nele, vai se tornar muito difícil.

Aqui no caso, eu tenho esse esse colete que já está aqui fora do saco plástico. Mas também ele tem aqui um sim, uma perfuração. Ele está com uma perfuração. Então, qual é o prazo de validade do colete? O prazo de validade do colete? É questão de bom senso. E o estado de conservação do colete? Não adianta eu ter um colete que está novinho, está novinho, mas já está perfurado e está.

Então ele poderia estar já com com as costuras já apodrecendo. Então nós temos que ter sempre uma supervisão para ter esses equipamentos em condições de uso, porque no momento que você vai mais precisar não vai funcionar outra coisa. Sempre pense no seguinte quando eu coloco o colete, ou seja, o colete, vamos fazer um treinamento aqui. Eu vou colocar esse colete.

Olha quanto tempo demoro para colocar o colete? Está, então isso ele estando já fora da embalagem. Então aqui eu vou colocar aqui um laço. Funciona bem aqui o colete está pressionado, de preferência, dar um laço bem forte até nó cego, se for o caso que não vai soltar da. E os dois posicionamentos aqui eu coloco diferença desses coletes homologados pela DPC.

É exatamente essa gola que eu estou com ela aqui. E essa gola é o que diferencia das outras categorias que são mais utilizadas para a moto aquática. Então, aquele colete para a moto aquática, que é o Classe cinco ou classe cinco, é um colete que ele não tem gola. E esse colete aqui sem colete não tem a gola.

É um colete mais prático para que você faça essa atividade esportiva. Mas no caso, essa gola que aqui no meu aqui tem e não tem o colete classe cinco. Então o colete classe cinco é para a atividade com moto aquática, para que você tenha mais mobilidade. Agora, essa gola aqui ela é exatamente na condição, como naufragou. Estou na condição de naufragou.

Se eu não tivesse a gola, se tivesse com esse colete aqui classe cinco e se eu estivesse desmaiado? Se eu tivesse desfalecido, eu vou ter o que os meus membros com peso eu vou ficar de bruços, vou ficar e vou me afogar. Se eu estiver inconsciente, então essa gola é exatamente para que eu fique na posição com o rosto pra cima.

E aí eu não vou ter o problema da respiração. Então, por isso, a necessidade dessa gola é exigência da Marinha no material de salvatagem. Agora, classe quatro é similar a esse daqui. Só que ele é exatamente para trabalho e serviço. As pessoas pegam e ficam a bordo trabalhando, fazendo limpeza astral e caso caia na água tal então poderia estar usando classe quatro ou classe três e igual a esse que eu estou vestindo.

Só que ele não tem as fitas refletivas, então ele é utilizado mais em regiões abrigadas como uma área, uma baía, uma represa, um lago, porque no caso a pessoa estando na condição de naufragou. Ele exatamente não vai ter a necessidade de de ter essa fita para ajudar a resgatar ou como naufragou.

 

BÓIAS

No caso do noturno, essa boia circular é um material que é também exigido a bordo das embarcações, embarcações que seja de médio porte.

Então, dependendo do tamanho do barco, é uma boia dessa ou duas boias dessa. Elas também têm a classe C, que é classe dois, porque ela tem também a fita refletiva. Também tem que ser homologado pelo órgão competente, que a DPC tem que estar dentro das solas também dentro da categoria. E essas boias elas têm que ter o que um cabo de retiniana.

Esse cabo amarelo que está aqui na minha mão é um cabo de retiniana, de um de um material que boia que flutua. E esse cabo exatamente para poder quando lanço a Saboia para o naufragou? Ta essa essa. Esse cabo de retiniana tem que estar solto, tá? Não pode estar assim com lacinho, nada disso solto, para que ajude com que a gente possa recolher o navio, porque o navio vai se dirigir até a Saboia.

boia, que não é para o cidadão, botar na cabeça isso aqui é pra pessoa simplesmente se manter na superfície de segura nessas balsas e se manter na superfície. Agora existe boias dessa com diâmetro maior. Para que serve? Com diâmetro maior? Porque dependendo do tipo de navegação que se faça e realmente se a pessoa ficar, quer ficar garantida no aspecto de segurança com o diâmetro maior, aí sim, inclusive ela vai permitir que se passe a cabeça.

E aí, como naufragou? Por exemplo, se eu passar a cabeça por dentro desse orifício e se estiver inconsciente, ou seja, o rei, o socorrista, ele, ele terá habilidade de colocar o braço juntamente com a cabeça e usa o apoio aqui da boia para que mantenha a cabeça do naufrágio fora da água enquanto é providenciado o resgate. Então esse dia todo aqui que em barcos de porte como esse que nós estamos até desnecessário.

Então essa aqui é uma boia que ocupa menos espaço, mas para barcos maiores até eu recomendo que utilize aquelas bóias com diâmetro maior, mas todas elas vão observando a classe de navegação que é a classe. Aqui, no caso dois está a classe três também não tem ela e aparentemente é igual, mas não tem a fita refletiva e tem a mesma função.

Então esse cabo de retiniana tem que estar ligado, tem que estar preso aqui na boia, tá? Agora, além desse cabo de retida, também tem um outro dispositivo, um outro dispositivo que nós chamamos de facho Rome ou um sinalizador noturno para esse sinalizador noturno. Aqui eu peguei uma outra boia que está aqui com a retina que está ligada. Tá?

Mas eu tenho aqui esse dispositivo que ela quando está no barco, ela está nessa posição. Está a medida que eu lançar isso na água, ela vai virar e vai acender a luz. Então esse dispositivo auto ilumina ativo é exatamente para sinalizar onde está a boia e para que que precisa disso. Isso é uma lanterna, não na lanterna. Isso aqui é para quando a pessoa estiver, estiver como naufragou e ele você lançar a boia.

Você não vai lançar uma boia dessa na cabeça da pessoa que você mata e você acaba de ficar bacana, que você vai fazer você pegar essa boia, vai lançar próximo do naufrágio para que o naufragou, vá até a boia e se mantenha na superfície ou para que o socorrista possa fazer o resgate também do naufrágio com o apoio da boia.

Então a boia vai estar juntamente com esse dispositivo que ele fica boiando ao lado da bolha. Então tanto o Facho Rome como o cabo de Retiniana eles precisam está preso, está ligado a boia circular está. Então isso aqui é um outro item de salvatagem, extremamente importante. Não adianta ter a bordo para falar, mas cadê a pilha? Não. A pilha está guardada lá no armário.

Ela não adianta, você não vai escolher, não vai avisar na hora do acidente. É a hora que vai procurar, não tem. E se está sem a pilha ou se ela está descarregada, pode. Está estourada aqui dentro. Não vai fazer efeito de acender ou apagar, tá? Então pra isso que serve aqui a boia circular? Qualquer?

 

PIROTÉCNICOS

Então, dentro também dessas desses itens de salvatagem, nós vamos encontrar os equipamentos  pirotécnico, que geralmente fica muito em evidência na época de final de ano.

Festividades, né? Mas esses foguetes pirotécnicos, eles eles são para sinalizar uma condição, uma necessidade de um socorro, de um auxílio. Então a DPC, ou seja, na norma, nós somos obrigados a ter a bordo esses materiais pirotécnicos ensinados, geradores, então barcos até até 24 metros. Nós temos que ter esses sinalizadores, que são dois de estrela vermelha, que são esses grandes aqui, esses foguetes pra eles devem ser observados antes de qualquer coisa.

Mostre para as pessoas como é que funciona, qual é o lado de lançamento? Está porque aqui tem a seta indicativa, então isso daqui. Esse dispositivo ele chega a 300 metros de altitude de altura, 300 metros, então é uma arma. Isso se a pessoa de repente não souber manusear, não souber o que está fazendo, pode até se machucar. Então, aqui eu tenho a parte indicativa.

Você vai soltar, vai se tirar. Aqui tem um gatilho aqui e isso daqui lanço chega a 300 metros de altitude e aí ele abre um paraquedas, abre um paraquedas e aí ele aparece uma estrela vermelha. Essa estrela vermelha. Ele vai ter um período para aquele. Desça, ele vai ficar 40/2, está entrando, descendo e descendo lentamente e para sinalizar aonde é que naufragou ou alguém está precisando de socorro.

Então esses esses foguetes aqui são os mais potentes. São 300 metros de altitude. Aí nós temos um outro que é menor, que é esse facho manual de luz vermelha. Tá esse facho manual. Ele já atinge a uma altitude de 60 metros, está, então, o que acontece? Primeiramente, a longa distância. Vou disparar o maior que vai ser visto. Há uma grande distância de pois você notou que está vindo alguém que está se aproximando.

Aí você aciona esse que será que ele também tem a mesma função? Ou seja, só que ele tem uma altitude menor e também tem um período de queima de até até 60/2. Tá? E no caso durante o dia nós vamos ter o fumígeno, esse aqui. Esse dispositivo também é para boiar. Eu retiro aqui essa tampa dele aqui aciona o gatilho e vai começar a sair uma fumaça laranja.

Isso aqui é pra usar durante o dia, claro. E aí ele fica indicando o local onde está sendo solicitado. Socorro, auxilio. Então isso aqui é o fumígeno laranja. Também é obrigatório ter a bordo. Existe um outro que não é obrigatório até a bordo para embarcações de esporte recreio que eu acho muito interessante, que é o sinalizador diurno e noturno.

Seria similar a esse aqui e esse esse de estrela vermelha. Só que ele tem dois, dois acionamentos de um lado de uma cor e verde. Do outro lado é branca. Então o sinalizador diurno é noturno. Então o que é que você faz você durante o dia? Você quer chamar a atenção? Talvez não esteja, entende? Então, tão longe. Mas você quer indicar que onde é que está pedindo socorro?

Você aciona um dos lados para que você, com a mão, você vá sinalizar onde é que está a sua embarcação, onde você se encontra. Então nós temos esses pirotécnicos que quero relembrar que todos eles têm que ser homologados. Todos eles têm um fabricante, todos eles têm um prazo de validade. Está aqui no caso, aqui eu trouxe um que esse daqui.

Ele já está fora do prazo de validade. Ok, então aqui está esse daqui. Ele está fora do prazo de validade, então é um item aqui que está no caso. A gente não deve acioná lo. Nós devemos fazer um descarte consciente e encaminhar para a loja que vende o fabricante, porque isso daqui não é, não é brinquedo. Isso aqui é algo que é acionado desnecessario piamente.

E se de repente for ativado um aparato de resgate, porque foi alguém que fez uma brincadeira? Isso daqui é uma brincadeira de mau gosto. E aqui dentro nós temos algo que pode causar algum tipo de acidente. Se eu descartar isso aqui, não meramente num lixo comum, isso aqui não pode acontecer e o ideal é fazer o descarte disso no local adequado.

Esse daqui, por exemplo, ele foi fabricado em 2018 e a validade dele até 2022 está a fevereiro de 2022. Então esse daqui perdeu a validade. Então não adianta ter um item que de repente você nem sabe se vai funcionar ou não, então espero que tenha tirado as dúvidas que existem vários outros itens e salvatagem que a gente precisa mencionar.

Mas para outras categorias nós temos as balsas auto infláveis, que são balsas que seriam para navegação oceânica. São aquelas balsas que a bordo delas já tem. Esse material aqui de sinalização tem. Além desse material de sinalização, nós vamos encontrar também as rações, rações sólidas, rações líquidas que é para o naufragou a bordo daquela balsa. Não é? Bote, não é o bote inflável, é a balsa alta inflável.

São os casulos que a medida que a gente aciona ela, no caso de um naufrágio, ela vai montar um casulo. E esse casulo de dentro dele tem esses materiais a bordo, que é que permite a permanência, inclusive com o casulo fechado, para que você possa permanecer por um período mais longo até que o resgate chegue. E os barcos já grandes aí já precisam já de uma dotação de balsas que seja no mesmo número de pessoas que aquela embarcação comporta.

Isso daí seria mais para os navios. Então espero que tenhamos esclarecido e que tenha aí a percebido a necessidade de ter esse material a bordo. Isso daqui não é uma questão meramente burocrática, é uma questão necessária, porque o ideal é ter tudo isso a bordo para esperar para nunca usar. Mas se no momento em que for necessário usar, vamos fazer com que a gente tenha sucesso e possa ser resgatado, porque tem o equipamento adequado que as autoridades determinaram.

Ok, então muito obrigado. Até aqui não se esqueçam de seguir o nosso canal, de apresentar sugestões e de dar o seu, o seu. Gostei o seu limite para que a gente possa continuar produzindo conteúdos, para que contribua, para que ampliasse o nosso, ampliar o nosso mar de amigos, ok? E não se esqueça navegar é saudável, navegar é preciso ou navegar é preciso e navegar é saudável. Vem conosco e continue nos seguindo.

 

 

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