MAR DE AMIGOS – POR QUE BARCO TEM NOME? – 15/06/2023

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje um tema um pouco diferente. Uma curiosidade. Falaremos sobre o que pai?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
você havia questionado sobre o nome dos barcos? É isso?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
hoje vamos falar exatamente sobre esse tema. Então chamei aqui um especialista expert no assunto e pessoal. Antes de começar a entrar nesse tema, que eu acho que é muito legal, um tema leve e descontraído, eu gostaria de pedir para vocês para que curtam esse conteúdo, nos assistam até o final desse vídeo e não esqueçam de se inscrever em nosso canal.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então Pai! Começando! Me conta! Todo barco tem.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Nome ao certo, tem que ter. Todo barco tem que ter um nome como nós temos um nome, né? Ou seja, como que vamos identificar uma embarcação se não tiver um nome para cada um? Então, nós temos vários barcos que podem ser do mesmo modelo, talvez da mesma cor, mas se não tiver um nome, não dá para identificar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E então ele é um identificador do barco. É isso? Pelo que você está citando, é seu identificador. Você conhece algum outro lugar do mundo que de repente utilize um indicador um pouquinho diferente ou algum método diferente?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu não posso generalizar. No mundo, porque ao certo eu não conheço o mundo todo, mas de onde eu tenho conhecimento não existe. Existem identificações para embarcações de pequeno porte, aqueles tipo taxi boat que existe alguns locais da Europa que eles têm uma identificação pelo número, apenas um número que seria tipo uma placa que aqui também nós temos a identificação pelo número.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas antes do número nós também temos a identificação visual, que é pelo nome do barco. Isso é um prache principalmente para os navios. Os navios todos tem que ter nome.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então vamos lá. E agora eu vou jogar no ponto que você gosta, a história me conta o porque. Então todo barco tem que ter um nome? De onde surgiu isso? De onde nasceu isso?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E surgiu da antiguidade? O que se tem registro de embarcações é de aproximadamente de 10.000 anos, que já existem embarcações, comprovadamente embarcações por várias regiões do planeta e que cada povo tem um costume e teve uma necessidade, uma um desenvolvimento da embarcação e o nome. Originalmente ele foi dado exatamente para poder agradar aos deuses, né? Então a intenção era que aquela embarcação, agradando aos deuses, ele teria sorte.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ele teria beneficio de estar sempre protegido, porque ele deu um nome inicialmente para agradar aos deuses. Inclusive isso dentro de determinadas culturas era muito comum ter o nome feminino, o nome feminino, que era a segurança de uma figura materna, uma figura forte e que o deus iria estar protegendo. Naquela época, inclusive, não existia o deus monoteísta, seria politeísmo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, no caso, seriam vários deuses. Então nós temos essa tradição e esse misticismo. Sobre a questão do nome.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá. Então, até entrando nesse ponto, a gente até já gravou aqui um vídeo para vocês no canal de uma entrega de uma lancha que a gente costuma fazer com os nossos clientes. Uma brincadeira nossa, que é o batismo. Vou até deixar para vocês aqui na tela o link desse vídeo da entrega e dessa questão do batismo. Aonde isso nasceu?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Isso é uma tendência. Todo barco a ser batizado precisa ter o batismo dele. Como é que funciona isso?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E pela tradição marinheira era o nome de um barco. Ele é dado antes do barco estar pronto. Então, na antiguidade ainda hoje para alguns navios, para alguns estaleiros e o nome é dado antes, que é quando vai bater a quilha, ou seja, a quilha é aquela parte estrutural onde exatamente vai dar toda a segurança para a embarcação. É ali, naquela quilha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Na antiguidade ou utilizava se uma moeda do regente da época para que ficasse ali registrado essa moeda? Ali bate no batimento da quilha ou um saco de moedas ao lado da quilha. Tudo isso pra dar sorte. Era dentro da superstição. Naquele momento dava se o nome ao barco. Dar o nome do barco não quer dizer que estava batizando o barco.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O batismo. Ele vem quando o barco está pronto. Então é a mesma coisa. Antes do seu nascimento, de seu nascimento, não sabíamos se ele seria masculino ou feminino. Então nós, eu e sua mãe, tivemos o que? A escolha de dois nomes, um masculino e o feminino, mas só no momento do seu nascimento que nós determinamos o seu nome.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aí veio o batismo. É a mesma coisa a questão de uma embarcação. Nós vamos dar esse nome e batizá lo no momento em que esse barco for para água que ele for ser lançado na água.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Você falou de uma coisa. Eu acho muito legal, porque assim, naquela época existia muito misticismo mesmo. A Terra não era não, e a Terra não era redonda. E aí nós tínhamos alguns monstros, algumas coisas ao longo do caminho. Você falou de ter algumas moedas, alguma coisa assim. Eles tinham alguma coisa relacionado a isso. Por exemplo, alguma coisa relacionada não só a sorte, mas alguma coisa que de repente a dependência da vida deles é atrelada a isso ou não.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então esse no batismo andava se a fazia a consagração do batismo. Inicialmente os vikings faziam com sangue, no momento do batismo fazia com sangue. Depois isso passou a fazer com vinho e o mais recente com champanhe. Então é quando faz se esse batismo, que é o lançamento da embarcação na água. É exatamente aquele momento que até alguns casos tem madrinha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não existe a madrinha ou algo que não tem conhecimento de padrinhos e madrinhas e em alguns casos, de navios de marinha mercante, de navios, de cruzeiro. Nós temos personalidades como já tivemos a rainha Elizabeth Elizabeth Taylor como madrinhas de embarcações de grande porte. Agora na antiguidade, pelo esse misticismo que ocorria na construção dos barcos, eles cunharam também a questão da moeda.

JOÃO ROBERTO, CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Era até como se fosse um passaporte no caso de um naufrágio, para que pudesse passar para um outro plano, para que pudesse ser recebido de um ponto para outro, como se fosse um pedágio sem pagar um pedágio. De onde tiraria o dinheiro? Então? Ele estava cunhado ali no mastro do navio, no mastro, na quilha da embarcação.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Voltando, trazendo aí para os períodos atuais, me conta e você falou que é uma identificação do barco propriamente o nome. Só que eu tenho também o número de inscrição ou número de inscrição. Um número único. O nome eu entendo que também para ser uma identificação, também deva ser único. O que difere o número de inscrição é o nome.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aqui na legislação brasileira nós temos a Norman Norman a norma da Autoridade Marítima que ela vai determinar exatamente a o número de inscrição na embarcação. Existem categorias diferentes e tamanhos, mas sempre tem que ter um número de inscrição como se fosse a placa de um automóvel e seria a identificação de um barco. Aí nós vamos encontrar a necessidade do nome ou o número nunca terá uma duplicidade, pelo menos não deve ter a duplicidade do nome.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Agora o nome pode haver uma duplicidade de nome não ao certo. Também não pode ter duplicidade de nome ou que vai ter sempre uma diferenciação. Então eu tenho um barco que chama se felicidade. Então existe um outro barco chamado felicidade. Até existe, Só que ele terá acrescentado um algarismo romano na frente. Então você vai encontrar felicidade. Um Felicidade dois, dez, 50.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Está tudo identificado com algarismo romano na frente, que isso tem que constar também no casco da embarcação.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Muito bom, Mas se vocês repararem, ele não respondeu a pergunta 100%. Ele contou o que é um, O que é o outro? Eu quero saber o que difere. Por exemplo, eu tenho um barco. Não seria muito prático eu só ter o número de inscrição ou só ter o nome seleção se eles são itens únicos, por que eu tenho um e por que eu tenho o outro?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E não seria uma coisa só como um carro. O carro eu não tenho o nome no carro, eu só tenho a placa.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que acontece é que a identificação visual ela vem em primeiro plano. A identificação visual numa embarcação ela é para ser vista a uma longa distância. Tá, e ai? Ou seja, eu vou ter inclusive alguns recursos que aí nós poderíamos até exemplificar. Aqui você chega, você fala assim olha a embarcação, avista qual a embarcação. Então nós temos um binóculo aqui que seria para poder avistar o barco, para avistar o barco e aí vem a identificação da embarcação.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então aqui isso é que é uma luneta, que o que tá aqui é uma réplica que se utilizava exatamente na época do descobrimento do nosso país. Então isso é para a identificação da embarcação. Então você vai ver aquela embarcação e a felicidade. Tanto é que pela própria normal, a identificação do número do número ela é menor do que tem que ser o tamanho do nome.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então existe uma especificação de tamanho que é para poder fazer a identificação visual primeiro do nome e posteriormente do número de inscrição. E dentro dessa tua pergunta é o que vai dar uma personalização a embarcação. Quando a pessoa vai escolher um nome, ele tem que lembrar da tradição marinheira que é para agradar aos deuses, né? Então essa identificação é muito importante.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Você tem que escolher um nome que traga felicidade, que traga harmonia, que traga bem estar e que seja de fácil interpretação, porque senão talvez nem os deuses consigam interpretar esse nome, né? Nós notamos aqui no dia a dia tem alguns proprietários colocam alguns nomes que é difícil leitura, aí desenvolve um logotipo que sabe, parece um quadro abstrato que você não consegue interpretar, não consegue identificar e isso é ruim.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então você explicou é a questão da identificação e da própria comunicação, porque vou chamar no rádio outro site ajuda alguma coisa assim, eu acredito. Seja muito mais fácil pelo nome do que se você for lembrado do número de inscrição do barco ou da placa do carro. É muito mais fácil pelo nome. Até quem está ao seu redor já consegue bater o olho, já identifica.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, muito legal! Agora, em que momento que eu faço a escolha do nome de um barco? E você explicou que no passado era antes dele ficar pronto? Agora, hoje eu posso escolher o nome do barco quando ele é novo, mas eu também posso escolher de um barco usado. Eu comprei a lancha do João e aí a lancha é usada.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu vou ter que ficar com o nome do João para sempre.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não, não, não. Hoje a legislação te permite com que você possa substituir esse nome. Tá, até se você mesmo no seu barco, você amanhã ou depois, você chegou a conclusão que aquele nome te traz algum incômodo ou é um nome? Você pode entrar na marinha com a substituição desse nome. Não é muito agradável, mais você pode fazer isso agora o nome do barco você pode mudar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Quando você transfere de propriedade né? E você pode fazer a escolha desse nome até o momento de entrada com os documentos na capitania dos Portos para fazer essa transferência. Então isso é possível na parte da legislação. Agora dá azar? Não, isso não pode pensar nesse aspecto. O que dá azar é quando você escolhe um nome que não te traz um bem estar ou ao mesmo tempo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É algo muito pessoal, né? Então esse nome que é muito pessoal, que eu vejo muitos barcos aí com nomes de línguas diferentes, tal que é difícil a pronúncia é difícil, o entendimento é difícil, a leitura, tá? Então imagine se eu denominar um barco com a escrita e em árabe ou em chinês, em mandarim que fica difícil? Como é que você vai num país de língua portuguesa?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Você vai fazer a pronúncia ou vai identificar um bar como esse?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não muito legal. Você quer tentar organizar essas dicas porque eu vi que ao longo do nosso, da nossa gravação aqui, do nosso idioma, você deu várias dicas. Você quer organizar essas dicas? O que você daria de conselho para quem tá escolhendo o nome do seu barco hoje?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Lembre se na identificação visual, coloque de uma forma que seja de fácil leitura, que possa você amanhã ou depois ter um logotipo e uma logomarca com esse teu nome que seje à distância, você consiga visualizar hoje mesmo até esse assunto surgiu porque nós estamos tentando fazer a leitura de um nome de um barco e não conseguíamos nos. Olha, nós estamos a 50 metros do barco e era.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bonito o nome bonito assim, legal, Só que.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não dá para ler, não para ler o que eles vão fazer? Não, Mas eu tenho certeza que o dono daquele barco deve achar lindo, mas só ele identifica o barco.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Nós não é? Só para vocês terem ideia desse exemplo, a gente conseguiu identificar quando ele estava a uns dois metros de distância.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Daí que você começa a ver a fonte de letras e começa analisar e aí.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Quase letra de médico.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E lembrando que nem todo mundo tem uma luneta, nem todo mundo tem. E lembrando também que a própria identificação com luneta ou com binóculo, o barco está em movimento. Você está balançando. Então, como é que você vai conseguir enxergar isso até você identificar o nome do barco? Você já está mareado porque o negócio já balançou tanto que você não consegue visualizar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então essa é uma dica a questão da cor, porque a pessoa hoje tem os barcos com tem cascos de pinturas, aí coloca uma cor que ela com a o reflexo da água, tá, aquilo impede a leitura, então você tem um casco que ele é escuro, aí você coloca uma letra que é prata, tá? E aquele prata reflete a cor do mar, Tá, então fica tudo preto, o casco é tudo escuro, você não consegue identificar nem o nome do barco, Você não enxerga assim, tá?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Outra questão também a Marinha dá um tamanho de letra que é o mínimo. O mínimo dentro da legislação, mas não se basei pelo mínimo basei para que você seja identificado. Então vejam um tamanho que seja proporcional a uma leitura que fique harmonioso com com o casco do seu barco.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
No horário da lancha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É exatamente isso que eu uma colcha de retalhos eu acho muito legal.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado desse vídeo de novo e pedi para vocês se não fizeram ainda. Curti se inscrever no canal e vão ficar por aqui a.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS

Ficar por aqui, porque navegar é saudável, navegar é preciso.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS

 

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – NAVEGAMOS NA NOVÍSSIMA SCHAEFER V44! – 18/04/2024

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje, dando continuidade à linda festa de ontem que vocês puderam acompanhar já no vídeo anterior e hoje nós teremos o prazer de andar nessa embarcação. Nessa até 44 falarei com um detalhe especial com o Márcio, o chef Omar Chef que vai ser o … Continued

APRESENTAÇÃO DA SCHAEFER V44!

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje é um dia especial, né, pai? Que dia é hoje? Bom, de novo, né? Lançamento da V. 44 que é o barco especial. Um barco que veio para revolucionar o nosso mercado que é. Mas calma, calma, calma, não conta tudo. O pessoal é … Continued

MAR DE AMIGOS – ÂNODO DE SACRFÍCIO! PARA QUE SERVE? QUANDO TROCAR? – 14/03/2024

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS Sejam bem vindos a mais um mar de amigos, mais uma vez aqui no estúdio da TV Boat. E hoje para falar de mais um assunto importante, afinal de contas, todos que já tiveram o primeiro barco já receberam uma ligação do seu mecânico falando Olha, o seu … Continued