MAR DE AMIGOS – PINTURA DE FUNDO, ENVENENADA, ANTI-INCRUSTANTE – 24/11/2022

JOÃO ROBERTO
Bem vindos ao mar de amigos, hoje com um conteúdo extremamente interessante. Hoje falaremos sobre pintura de fundo das embarcações. Assista até o final e não se esqueça de curtir e apresentar suas sugestões. Vem conosco! Bem, amigos, estamos aqui com o Yuri, mergulhador profissional de embarcações, inclusive com essa serviço também em navios. Eu gostaria que ele falasse um pouco sobre exatamente essa questão do mergulho que ele faz, o que o que acarreta esse tipo de trabalho que ele propõe a fazer nas embarcações que ficam constantemente na água e isso é bom.

YURI – MERGULHADOR PROFISSIONAL
Boa tarde! Será feita uma inspeção subaquática nessa embarcação para verificar se a sujeira não gera limo, craca e sujeira que ela cresce de acordo com o tempo da embarcação. Parada a reboque, seu movimento ela ela suja menos do que a embarcação parada.

JOÃO ROBERTO
Então, aquela forma? Caraca! Será que são aqueles moluscos que ele vai impregnar no casco? E isso vai acarretar em que se você não fizer esse tipo de limpeza, se não fizer esse tipo de manutenção.

YURI – MERGULHADOR PROFISSIONAL
Quando não é feito a manutenção subaquática de limpeza nas embarcações, com o acúmulo dessa sujeira, ela acarreta em um maior gasto de combustível na navegação e também na corrosão do material do casco.

JOÃO ROBERTO
E aí também, ou seja, aumento de consumo.

YURI – MERGULHADOR PROFISSIONAL
E aumento do gasto quando você colocar essa lancha num determinado.

JOÃO ROBERTO
Ponto, mas ela vai arrastar mais. Ou seja, vai desenvolver menos velocidade mental.

YURI – MERGULHADOR PROFISSIONAL
Com a hidrodinâmica vai ser diminuída dessa embarcação. O que o que mais prejudica mesmo é o consumo de combustível, que é muito maior, porque vamos falando a grosso modo, ela estará mais pesada e estará diminuindo a hidrodinâmica dela e também essa corrosão do casco. Ou seja, vai ser, vai ser muito, vai ter muito mais gasto de tinta ao ser tocada e ela outros também.

JOÃO ROBERTO
E aqui no caso, essa periodicidade que vocês fazem isso pela sua empresa, pela sua atividade profissional, isso daqui para um barco tipo isso que você está vendo aqui agora, que é um barco em torno de 55, 60 pés. Esse daqui, mais ou menos de quanto? Em quanto tempo?

YURI – MERGULHADOR PROFISSIONAL
O ideal seria uma inspeção subaquática e uma limpeza, uma ativação da tinta que chamamos a cada 30 dias.

JOÃO ROBERTO
A cada 30 dias, ou então a cada 30 dias. Quer dizer que apenas uma verificação é fazer uma limpeza e a verificação.

YURI – MERGULHADOR PROFISSIONAL
Se tiver algo incorreto, será corrigido. Caso contrário, 30 dias após, fará uma nova inspeção.

JOÃO ROBERTO
Ok, então um bom mergulho para você. Depois vão acompanhar as imagens que você vai mandar. Muito obrigado e vão aparecer.

JOÃO ROBERTO
Amigos, estamos aqui com o Ribeiro Ribeiro, que é da empresa de Estética Naval, e isso River Especially está exatamente nessa parte de pintura, na parte de manutenção que deve ser feita com as embarcações, tanto para seco como na água. Então eu gostaria um pouco aqui de aproveitar a expertise dele para poder nos nos ensinar ao Ribeiro. Então, só para ficar claro aqui para os nossos amigos é o seguinte o barco quando ele nasce, quando ele sai do estaleiro, ele sai no geral.

JOÃO ROBERTO
E isso no geral. O que é o gel, essa parte branca.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Essa parte branca, que seria o a base da embarcação, a embarcação. Ela é fabricada em resina, normalmente resina poliéster, e é aplicado um gel de acabamento. Quando o barco fica em hangar, o barco ele fica no gel polido, que é o aconselhável. Mas quando você tem a intenção de manter na água, você faz essa aplicação na tinta antes constante.

JOÃO ROBERTO
Quando você fala manter na água, é a partir de que período, ou seja, a partir de quanto tempo, que a pessoa. Porque isso não quer dizer que você deixa o barco três, quatro, cinco dias na água. Não é necessário fazer uma alteração de pintura do casco e isso não sai.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Seria no fato de você realmente querer manter uma vaga de água. Aí seria assim aquela pessoa que tem um fluxo maior de navegação ou aquela pessoa que não quer ter aquele trabalho de chegar na marina e descer a embarcação.

JOÃO ROBERTO
entendi

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Esse seu barco está na água. Você chegou, o barco está à sua disposição. Se o barco é um barco de hangar, toda vez que você chegar você precisa descer a embarcação. Então tem pessoas que preferem que já fique na água para que a que chegou. E tem a vantagem também de o barco na água você conseguir energizar o barco por inteiro, um barco de hangar, você tem a necessidade de descer ela pelo menos de 15 a 1 mês para fazer toda a operação da embarcação no gerador.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Parte elétrica está aqui para que não tenhamos e lá para você ter problema na manutenção.

JOÃO ROBERTO
Nesse barco, que nesse caso, então o barco está originalmente da forma que nasceu, ou seja, que ele foi construído com esse, com esse gel branco e agora você vai aplicar o antes frustrante. E isso é.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Algo que nós vamos fazer.

JOÃO ROBERTO
E como é que é essa fase? Como é que você pode explicar pra gente? Como é que, por que as pessoas às vezes ficam julgando por valores ou o que prende isso? O que incorpora essa aplicação de e frustrante. Como é que funciona.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
A aplicação do óleo constante? O primeiro passo da aplicação seria a marcação da linha d’água.

JOÃO ROBERTO
Que você já tem ali, aquela linha.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Essa marcação. Ela é uma marcação como se fosse uma digital. Na embarcação, cada embarcação tem uma marcação diferente de quando você compra a embarcação da fábrica. Ela vem de acordo com o cliente, escolhe o cliente, ele quer um gerador, uma mais potente, mais peso, um gerador mais leve, menos peso, que é duas, três geladeiras, mais peso, uma geladeira, menos peso.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Então a parte da linha d’água ela vai jogar muito. De acordo com que você monta a sua embarcação. Então, quando você vai fazer essa reversão da tinta no gel para a tinta vira nada. Se faz necessário você deixar a embarcação de 3 a 5 dias na água para que a própria água faça a marcação da linha água. E aí?

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Depois disso, você vem com um processo de usinagem. Seria usinagem, usinagem seria um processo de lixamento. A máquina é manual com lixa grau 80, que é pra você riscar essa parte que dá com brilho e criar a aderência para poder receber os materiais para.

JOÃO ROBERTO
Tirar aquilo que ela te atualizo. Aquela superfície lisa, ela fica abrasiva e cabras. E ok, do jeito que está que você já fez, fez a marcação da linha d’água. Aí agora você passou por toda essa área abaixo da área demarcada ou você fez o lixamento e isso foi uma vez aí. Depois o que é mais são quantas vezes total você tem que passar nessa área toda do mar.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Ao todo, ao todo, vai passar em torno de 7 a 8 vezes, de.

JOÃO ROBERTO
7 a 8 vezes. Então, quer dizer que não é só pintar isso aqui uma vez só? Você tem oito vezes que você está tendo um processo nessa área toda demarcada.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
E isso fora a parte de usinagem que a parte de lixamento, a parte de esterilização e depois a usina. Você tem que fazer uma limpeza com solvente. Então, fora a parte da usinagem da esterilização, vem a parte da aplicação. Então você vai aplicar o primeiro plano que agora haverá uma aplicação. O segundo Plaine, que é o IPA. Dois A aplicação a mão de tinta que vai ser a mão de ancoragem e depois você tem mais três demão, então só da parte manual ou mecânica, porque também temos tintas também na mecânica você pode também aplicar a tinta tanto no rolinho como você pode aplicá la no sistema de leis que é mais usado em veleiros de

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
competição, porque ela fica mais fina e te dá.

JOÃO ROBERTO
Uma melhor performance.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Melhor performance, então não é um. Seria só o fator de aplicar. Seria todo o processo até chegar a aplicação final. Uma aplicação dessa dura em torno de 7 a 10 dias do início da preparação. Depois que você faz a marcação até ao final da aplicação, tem em torno de 7 a 10 dias, dependendo do tamanho da embarcação.

JOÃO ROBERTO
Tudo isso que nós estamos falando até agora, referente à parte de fibra, a parte onde nós temos o gel, o gel, alcoutim, sim, existem as partes nobre do barco, que seria a parte de fecho de leme parte. Tive de pedir de quando e peças abertas. Ali é um outro tipo de tratamento e um outro tipo de tinta.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Isso é nessa parte, na linha de propulsão que nós chamamos. Aí nós temos um um sistema que ele vem a base de silicone, se eu não me engano, em venda Nova Zelândia e hoje tem outras marcas no mercado, tem um leque de opções que te permite você aplicar e um primer para o metal que faz a aplicação é basicamente a mesma.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Você vai para a metal, só que você vai correr ali para poder abrir o perfil. Para criar aderência, você cria um Blaine comprime o metal e tem um silicone que você aplica esse material e também tem a mesma durabilidade do fundo. Então, quando você fizer a renovação do fundo, você vai fazer a renovação. Esse aqui, no caso, vai receber.

JOÃO ROBERTO
Onde é que eu estou? Eu fiz esse questionamento porque a gente vê, em alguns casos que têm erros grosseiros, que são, por exemplo, pega, contrata alguém para executar esse trabalho que a pessoa pinta com a própria tinta do gel, pinta as partes nobres. Isso não pode acontecer. Pode, não pode. Eu não posso pegar uma tinta envenenada e passar por cima do LS por cima de partes nobres que são parte metálica.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Isso é o que vai acontecer é que você vai perder o atrito da água com o sistema de propulsão. Automaticamente você vai perder velocidade e vai te causar algum dano na manutenção da embarcação que a gente montou, que era para trabalhar solto e macatuba forçado, porque aqui no material não é para isso sim. Esse material que é que é usado para a linha de produção é um material que ele tira o atrito da água com o sistema de propulsão.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Então o barco se desloca com mais facilidade.

JOÃO ROBERTO
Porque, no fundo, todo o barco que for permanecer um tempo maior na água do que no seco. Recomenda se, então, que tenha esse anticoagulante e isso sim. Então, esse recente e frustrante é você com certeza vai apresentar pro pro interessado uma linha ampla que existem diversas marcas e enfim, com características diferentes.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
E isso sim, sim. É aí que acontece quando o cliente te procura para poder fazer a aplicação e é legal você ter um entendimento do do ambiente onde embarcação vai e vai ficar. Então tem ambientes que você precisa de uma tinta mais macia que ambiente que você precisa, uma tinta mais densa tem ambientes que você precisa, uma tinta com mais durabilidade devido a a quentura do ambiente, a vida marinha.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Tudo isso conta muito quando você vai escolher o tipo de tinta que vai ser usado na embarcação. Muitas vezes o cliente não vem até o passado de serviço e procura ter esse entendimento, o que causa uma frustração, porque, independentemente ele vai ter um ambiente que é mais quente. Ele usou uma tinta que era para um ambiente frio.

JOÃO ROBERTO
Isso então você está falando que exatamente cada fabricante desses tipos de tinta e material eles devem dar uma garantia do fato material, desde que seja aplicado por um profissional como você. E isso sim.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Sim.

JOÃO ROBERTO
Porque se fala que ela tem uma duração de dez anos, mas desde que tenha um profissional que aplicou da forma correta, porque senão pega aqui um curioso pega um cidadão ali com agora ele não vai ter o mesmo efeito que se fosse aplicado por alguém que é especializado nisso.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Aí sim, essa parte aí é a parte que nós estamos falando no início. É a parte dos processos que são feito e muito das vezes a pessoa ela entende que chega ali, ele vai iniciar e vai aplicar o plano de aderência, esse primeiro e vai pegar a rota amanhã. Então já pulou um processo ok. Então, daqui a um ano, ele, sobre a atitude, está explicando a ele vai acionar o fabricante fabricante vai dizer para ele Cadê o laudo da tinta?

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Quando você faz esse tipo de processo, você monta um laudo desde da compra dos galões até a temperatura que vai ser aplicado, até o micro, que é um medidor de película úmida. Você tem um medidor de perigo há um ano que você vai aplicando as demão e você vai ter a quantidade de pilha de umidade da tinta que vai ficar no casco.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Então a fábrica te dá uma certa umidade necessária. Se eu não me engano, são 175 com por demão. Então o que acontece quando você vai até o seu fornecedor? Ele vai dizer para você essa embarcação a quatro? Você tem que gastar em torno de 12 galão, então, se você chegar lá, vou economizar no galão, eu vou botar seis galão.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Isso vai te dar um problema futuro. Então, desde a parte dos painéis, que são os parceiros, até o número de mãos conta muito. É aconselhável que você procura uma pessoa que realmente entenda do assunto, até pelo custo benefício. Às vezes o cliente acha que é caro, mas se você tem uma aplicação dessa aqui, você vai ter 70% no valor do material.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
30% do valor da aplicação é a mão de obra.

JOÃO ROBERTO
Bom, só pra gente finalizar que você está dando uma aula aqui daqui a pouco e tem que finalizar teu trabalho só pra gente falar aqui. No caso, nós também estamos vendo a parte que é azul, ou seja, aqui esse azul, você vai fazer alguma manutenção nessa parte azul do barco? Que o que que é isso?

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Esse azul? Ele está recebendo um trabalho de polimento técnico e cristalização. Está esse azul de toda embarcação que ela tem, a navegação estática. Quando você vê que quando você sobe a embarcação, o marinheiro responsável vai fazer a limpeza na embarcação, naquele momento ele consegue tirar todo o salitre do mar, mas quando você navega até certo determinado local, aquele sal da navegação, ele fica retido no costado.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Fica retido na embarcação, criando aquele efeito que chamamos de escama de peixe que fica aquela marca d’água. Então, nesse caso, aqui está sendo feito um polimento técnico. Está sendo feito toda a usinagem de com lixa. 2001 lista de polimento a lixa muito fina e através desse lixamento sentir toda aquela camada que foi atingida pelo sol e pelo sal.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
E aí vai trazer que um vai realçar o brilho novo. É como se você tivesse uma repintura. Você vai fazer com que aquela pintura ela volte a ter um brilho de marcação zero.

JOÃO ROBERTO
Entende? Então aqui esse barco, daqui alguns dias esse barco estará tão novo quanto quando saiu do estaleiro e.

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
É só um novo quanto com no estaleiro e com a proteção da cena fiscalizadora. No caso, aqui a usinagem. Ela vai tirar todos os riscos e efeitos do sol e a cera cristalizado dura. Ela te dá seis meses de proteção contra o sol, contra a chuva e até mesmo com outros produtos químicos.

JOÃO ROBERTO
Claro que, inclusive no caso como esse barco vai ficar constantemente na água e isso ele vai sofrer exatamente as intempéries de chuva, de sereno, de sol. Então, enfim, é isso. É muito bom. pô Ribeiro. Eu só posso estar te agradecendo. Eu acho que sabe. Tivemos uma aula aqui  é o grande segredo, o seguinte sempre consulte um especialista, porque quem sabe tudo, no fundo não sabe nada.

JOÃO ROBERTO
Então, Ribeiro, muito obrigado. um abraço. Foi uma baita aula

RIBEIRO – ESTÉTICA NAVAL
Boa tarde!

 

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