MAR DE AMIGOS – POR DENTRO DA COZINHA DO RENATO – 08/09/2022

João Paulo
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos!

Hoje, em um cenário paradisíaco na Marina do Forte, em Bertioga, lugar que atende toda a região da Riviera Guarujá, é que vou mostrar para vocês um item que eu considero muito interessante o lugar que nós descobrimos ser um Ponte para o navegador. Hoje falaremos sobre um case de sucesso o restaurante do meu amigo Renato, chefe Renato, que poxa, tivemos o privilégio de conhecer e verificar todo o movimento e o sucesso que é o seu restaurante. E é com grande alegria que posso recebê-lo aqui hoje ou que você me recebe , Obrigado, Renato.

Renato conta um pouquinho para a gente, o que é que você acha que foi o grande diferencial para que você tenha esse sucesso dentro do seu estabelecimento?

Renato
Primeiramente, muito obrigado pela visita de vocês aqui. Eu penso que muita coisa se deve a esse cenário maravilhoso conforme você mostrou, apesar do vento que nós temos hoje. Eu agradeço muito o apoio da Marina do Forte, que cedeu esse espaço para que nós pudéssemos explorar, toda a administração da Marina, mas eu diria que isso tudo nós fomos conquistando gradativamente, fazendo um trabalho sério, uma alimentação de qualidade, e eu acho que isso nos ajudou muito a chegar nesse ponto que estamos hoje.

João Paulo
Você hoje, até para explicar para as pessoas que estamos assistindo, que dias você funciona, e o seu público, ele é exclusivo da Marina ou não? Alguém que venha de fora pode vir parar o barco, usufruir do espaço do restaurante.

Renato
Não. Nós funcionamos, com exceção de quarta feira, todos os dias. A portaria é aberta para quem quiser visitar o restaurante. Pode vir por terra, Os clientes que vêm por água também de outras marinas que vêm conhecer o restaurante e os nossos clientes aqui da Marina, que frequentam aqui o restaurante.

João Paulo
Muito legal. Renato. E aí? Agora eu acho que a grande dúvida é se a comida é boa mesmo. Como é que funciona isso?

Renato
Olha, João, eu acho que vocês teriam que provar para dizer se é bom ou não. Se você quiser, nós vamos lá, preparamos alguma coisa pra vocês e aí vocês vão me dizer o que é que vocês acham?

João Paulo
É mesmo? O senhor preparando, você mesmo? Eu vou fazer um desafio. Quero ver, quero ver.

Renato
Vamos lá, então.

João Paulo
Mostra o caminho para nós.
Pessoal essa daqui é uma exclusividade. Agora entraremos pela primeira vez dentro do restaurante, dentro da cozinha do Renato. Vamos lá. E aqui então você faz todas aquelas delícias para a gente?

João Paulo
Muito legal para o Renato entrar agora com exclusividade na sua cozinha, com exclusividade de Toquinha e para fazer algo. Então o que a gente tem aqui que você preparou para nós? Vocês vão fazer?

Renato
Eu vou fazer aqui para nós um pãozinho de alho de entrada. Vou fazer um filé mignon ao molho de catupiry gratinado e vou fazer também um camarão ao termidor, que é a base de creme de leite fresco, alcaparra, mostarda flambado com conhaque e gratinado e acompanha o risoto no próprio molho, de camarão.

João Paulo
E até para as pessoas de casa entenderem e saberem que aqui não tem essa é se vira nos 30 aqui daquilo. Aqui do que as pessoas teriam em casa, que aquele almoço de duas horas que demora para ser feito, o que tem aqui?

 

Renato

Que está pré pronto é o pãozinho para assados que nós preparamos aqui mesmo para o molho branco. E nós fizemos que a gente usa um pouquinho, no entanto, não o filé mignon, o camarão termidor e praticamente isso. Isso que nós temos aqui catupiry, mostarda, alcaparra, manteiga e o parmesão é praticamente isso, mas o que estaria pré pronto seria esse molho branco e pão de alho pré assado.

João Paulo
Muito legal! Bom, Renato, estou aqui agora nas suas mãos.

Renato
Eu vou cortar aqui um pouquinho de cebola que nós vamos usar para preparar tanto o camarão quanto o filé mignon.

João Paulo
Renato, sacanagem me ver de touquinha e chorando.

Renato
Não vai dar tempo de chorar. Mas agora vamos começar a preparar.

 

João Paulo
Então vamos lá Renato. Então agora é a hora da verdade. Os ingredientes já estão todos aqui. Panelas apostos.

João Paulo
E aí vamos começa?. Renato, até aproveitar enquanto você vai fazer. Você que está conversando um pouquinho e me conta um pouquinho. Como é que surgiu esse amor pela cozinha? Você já nasceu com essa inspiração, com esse sonho. Como é que foi isso?

 

Renato
Olha, João, eu acho que na verdade eu não imaginei. Eu comecei a trabalhar em restaurante com 12 anos de idade, assim que eu cheguei de Mato Grosso aqui, e o meu tio, que era garçom, me levou para trabalhar de ajudante no restaurante. E isso em 83 por aí. Então, quer dizer, eu já tenho um certo tempo em restaurante e trabalhei com várias pessoas maravilhosas e pude adquirir um pouquinho de conhecimento de cada um deles. Isso muito me ajudou.

João Paulo
E como é que você chegou aqui na região de Guarujá, Bertioga?

Renato
Olha, eu, eu sou matogrossense, porém minha mãe é santista, nasceu aqui.

João Paulo
que legal.

Renato
Viemos para cá. Ela retornou, na verdade, de onde ela nasceu e é aqui que fomos ficando. Entrei para trabalhar muito jovem ainda e restaurante, porém parei os estudos. Parei de estudar muito novo, voltei a estudar praticamente agora, há pouco tempo, com 40 anos de idade e onde terminei estudo, me formei, fiz faculdade. Então, assim. Mas foi uma luta muito boa. Aprendi muito e diria que no dia a dia você aprende muito bem no meio, que é a massa. Vamos dizer assim. Você aprende muita coisa, mas é uma experiência muito, muito boa.

João Paulo
Então você teve essa. Eu diria que você teve bons professores, que trabalharam com você?

Renato
Com certeza. Inclusive, tive a oportunidade de conhecer alguns chefes aí de São Paulo muito renomados. E foi uma experiência que valeu muito a pena. E de cada lugar que eu passei eu pude adquirir um pouquinho. Tipo assim, o que eu pude tirar de melhor dos lugares que eu passei? Eu tentei, eu tirei e faço isso com muito carinho pessoal.

Renato
Aqui. Poxa, que a cebola na manteiga murchou? Vou jogar e o camarão já com sal e pimenta branca já está. Temperar já tem dinheiro e esse aqui nós vamos fazer um bolinho de filé mignon, com catupiry, cebola também, um pouquinho de conhaque, aquele flambado no efeito.

João Paulo
É muito bonito, muito bonito.

Renato
Colocar aquele molho branco.

João Paulo
Para vocês que estão acostumados a ver uma experiência como essa, com o apresentador ajudando a cozinhar, no meu caso, aqui eu só ajudo no final, só pra comer.

Renato
Para comer.

João Paulo
Renato, aqui eu só tenho admiração porque eu não entendo nada.

João Paulo
Renato me fala uma coisa você falou que está aqui há dez anos. Você chegou para trabalhar em Marina de paraquedas? Foi a primeira Marina que você foi trabalhar? Como é que nasceu aqui?

Renato
Na verdade, seria a quarta. Marina, que estou trabalhando. Já trabalhei em outras. Marinas nacionais, Marina Tropical, Iate Clube de São Vicente, então já tem um certo tempo aí que eu estou acostumado com esse público aí. E através de um convite pela primeira vez.

João Paulo
É um negócio totalmente fechado. Para quem conhece Marina, e até que você conseguiu trazer pessoas de fora, é exatamente isso, né?

Renato
Eu entrei por acaso. Eu entrei como cozinheiro na primeira Marina tal e depois fiquei responsável pela cozinha. E foi crescendo aí o nosso conhecimento, buscando cada dia mais adquirir conhecimento, né? Então, isso eu acho que ajudou bastante, mas foi um período longo. Já trabalhei em outros restaurantes também, que não fazia parte de Marina, mas também ocorreu tudo bem.

João Paulo
Vocês veem que aqui é quase eu vivo pra você também tem aqui na região o seu estilo de comida. Me chamou a atenção daqueles restaurantes tradicionais do Guarujá. Você chegou a trabalhar para algum deles?

Renato
Já trabalhei para o Joca, restaurante Joca. Trabalhei no restaurante O Faro, que hoje, infelizmente não tem mais, que é uma pena que é um restaurante tradicional de que tinha no Guarujá há mais de 40 anos. Trabalhei como chef de cozinha no El Faro, trabalhei com o Joca em um restaurante que fechou muito tempo chamado Choperia Acapulco logo no início, lá na enseada e enfim, onde hoje é o shopping La Plage, tinha o clube da orla, que fazia carnaval. Eu fazia essa lá também, mas tive uma, vamos dizer assim, eu aprendi um pouquinho de cada lugar. Quando adquiri um pouco conhecimento em algum lugar, então eu procurava sair para poder conhecer algo mais, porque, apesar de todo esse tempo e cozinha, eu na verdade nunca fiz um curso de gastronomia.

Renato

Isso aqui é um risoto. Tenho feito com esse próprio molho, desse camarão que já está pronto.

João Paulo
E o risoto também já tá pronto. Foi só aquele preparo do molho.

Renato
E um arroz que na verdade o arroz já está pronto. Nós preparamos o camarão e com esse molho a gente faz o risoto com esse arroz. Que vai ser o acompanhamento desse desse camarão? Agora nós vamos grelhar aqui aqui com você. O filé mignon.

Renato
Não. Aqui não é mandioca e isso como temos aqui é o catupiry que acompanha arroz é branco. O camarão termidor como risoto é do mesmo molho onde o filé é grelhado, que agora acho que vamos ver se ficou bom.

João Paulo
Depois de todo esse trabalho que você me deu para fazer a sua comida aqui, eu acho que agora chegou no momento crucial para nós, o momento que eu mais gosto e.

Renato
Eu acho que chegou no melhor momento

João Paulo
Da brincadeira.

Renato
Brincadeira, né? Então vamos ver se ficou bom mesmo. Você vai me dizer aí vamos provar.

João Paulo
Vamos lá , eu já estava com a água na boca lá fazendo, agora olhando os pratos. Aqui eu não sei se é a iluminação, eu não sei direito que é, mas olha estão lindos. olha lá eu acho que alguém sentiu o cheiro da comida.

Renato
Eu estou percebendo.

00:13:57:11 – 00:14:10:08
João Paulo
Lá quem está vindo ali e já está com a bolsinha na mão. Está reparando, poxa, com esse cheiro bom, com esse cheiro bom. Um passarinho me contou que está saindo comida boa.

João Roberto
Pô, Renato, tudo bem como vai?

João Roberto
Ser de bom tamanho. Só que é o seguinte desconfiei que tinha alguma coisa especial.

João Roberto
Inclusive vim já municiado até você aqui, com um armamento pesado aqui, para a gente poder desfrutar. E com esse cheiro tem que ser coisa boa. Então poxa, vamos tomar um vinho aqui para a gente brindar a vida .

João Paulo

Como é que você descobriu que estava?

João Roberto

Olha, eu vim pelo cheiro.

João Paulo
Eu vim pelo cheiro, pelo horário. Alguém tem que trabalhar, estava trabalhando aí, poxa, tem que vir aqui, Então vamos aqui. Eu trouxe aqui. Quando eu senti o cheiro, eu passei a mão na minha munição e trouxe aqui

Renato

Vou abrir pra gente

João Roberto

OPA, ótimo e fantástico. Inclusive já falei isso e vocês agora querem saber se está bom ou não?

João Paulo
Não se esqueça de assistir a já estão assistindo e ao final não esqueçam de curtir os conteúdos, se inscreverem no canal e compartilhar esse vídeo, dar mais sugestão a respeito de outros temas para que a gente possa fazer. Saúde a gente fez o primeiro com água, sim, mas agora eu acho.

Renato
Que chegou o vinho.

João Roberto
Brinde à vida, um brinde À sua recepção.

Renato
Muito obrigado.

João Roberto
Já conheço um pouco da sua história um pouco só. É uma honra. E quem está podendo aqui desfrutar, principalmente, Cheguei por ultimo e vou sentar na janelinha.

João Paulo
Muito sucesso.

Renato

Obrigado.

João Paulo

Então assim olha, eu gostaria de agradecer. Primeiro porque assim eu entendo que a cozinha, apesar de ter aquelas placas, visite nossa cozinha. A gente sabe que não é uma coisa tão, tão aberta.

Renato
Não é a intenção

João Paulo
Então olha, eu te agradeço muito por ter aberto essa oportunidade pra gente. Eu te confesso que para mim foi uma experiência maravilhosa, porque te ver, eu te vejo querendo ou não, quase todo final de semana, sim, mas é a oportunidade de fazer uma refeição produzida exclusivamente por você, aonde eu vi a confecção dela? Isso pra mim é algo que não tem preço.

Então, obrigado, por tudo que eu tenho por tornar isso, brigado, meninas, por todo o tratamento, por tudo que vocês proporcionaram. Deixo um convite para o pessoal para que venham aqui e conheçam o restaurante. É um ambiente bem exclusivo. Poucas pessoas sabem que têm esse acesso. E olha o conceito disso exatamente para que as pessoas tenham mais roteiros da parte náutica, porque, no final das contas, navegar é saudável.

João Roberto
Navegar é preciso. Obrigado, pessoal por acompanhar até aqui.

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – NAVEGAMOS NA NOVÍSSIMA SCHAEFER V44! – 18/04/2024

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje, dando continuidade à linda festa de ontem que vocês puderam acompanhar já no vídeo anterior e hoje nós teremos o prazer de andar nessa embarcação. Nessa até 44 falarei com um detalhe especial com o Márcio, o chef Omar Chef que vai ser o … Continued

APRESENTAÇÃO DA SCHAEFER V44!

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. E hoje é um dia especial, né, pai? Que dia é hoje? Bom, de novo, né? Lançamento da V. 44 que é o barco especial. Um barco que veio para revolucionar o nosso mercado que é. Mas calma, calma, calma, não conta tudo. O pessoal é … Continued

MAR DE AMIGOS – ÂNODO DE SACRFÍCIO! PARA QUE SERVE? QUANDO TROCAR? – 14/03/2024

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS Sejam bem vindos a mais um mar de amigos, mais uma vez aqui no estúdio da TV Boat. E hoje para falar de mais um assunto importante, afinal de contas, todos que já tiveram o primeiro barco já receberam uma ligação do seu mecânico falando Olha, o seu … Continued