MAR DE AMIGOS – MOTOR VOLVO PENTA IPS – 16/03/2023

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos E hoje só de estar os dois presentes vocês já sabem que deve ser um assunto super importante. Vamos falar do que, pai?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Vamos falar sobre o sistema propulsor da Volvo, que é o sistema.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
IPS In board performance System.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Essa sigla que muitas vezes as pessoas se assustam, mas hoje nós vamos desmistificar. Então vem conosco. Assista até o final que eu acredito que muita coisa pode ser esclarecida e não isso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não esqueçam de curtir o nosso conteúdo e se inscrever no nosso canal. Vamos dar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sequência? Vamos lá! Vem conosco

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom pessoal, estamos aqui nesse cenário bem sugestivo e embaixo, literalmente embaixo de uma lancha a minha frente, a proa do barco, atrás de mim, a popa. Pai, o que é isso? O que nós estamos vendo nesse momento? Tudo aqui é.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A rabeta do sistema, é PS, Ou seja, esta peça toda, esse conjunto é o que é o propulsor do sistema é PS. Aqui então nós temos os hélices que estará sugando a água através do movimento contra rotativo aqui dos dois, eles um gira para a direita, o outro gira para a esquerda. Tá, ou qual o próprio escapamento? Os gases emitidos aqui pelo pelos motores que estão dentro aqui da casa de máquina ele vai sair por essa, por essa região.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então aqui estamos tendo tudo em um único movimento, ou seja, a água entrando desta forma e saindo juntamente com os próprios gases ali pela pela rabeta.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então até seguindo esse conceito é praticamente o mesmo conceito de uma turbina, ele suga a água e qualquer inclinação dele, porque todo mundo imagina que PS gira 360 graus. Ele gira tudo isso.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Nós temos aquele conceito exatamente das rabetas que ficam fixadas no espelho de popa do barco, aquelas rabetas. Elas tem uma um grau de movimento muito maior do que esse daqui. Então esse daqui ele vai, ele vai ter um movimento de até 28 graus pra cada bordo, 28 graus para boreste e 28 graus pra bombordo. Então nós temos aqui esse sistema que inclusive, ao contrário da rabeta que fica no espelho de popa, ele pode ficar continuamente dentro da água, submerso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Em cima disso que foi falado. É interessante salientar que elas operam de forma independente, então nós vamos ainda entrar no tema de joystick, manobra e coisas do tipo. Mas o que é interessante aqui já de observar é que toda aqui, apesar de angular pouco, ela acaba tendo uma manobra muito mais fácil, exatamente por trabalharem de forma independente. Agora, um item que eu acho que preocupa muito as pessoas quando olham esse sistema e que poxa, ele está totalmente embaixo da lancha, isso não é perigoso?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
De repente eu tenho alguma colisão, eu pego em algum banco de areia, eu não a afundar o barco.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então a Volvo já desenvolveu aqui através de oring que tem aqui internamente que havendo uma pancada forte essa rabeta ela desarma tá? E esses oringos eles impedem com que a água invada o compartimento da casa de máquinas, ou seja, o porão. Então é um sistema muito mais seguro e ao mesmo tempo ele dá uma falsa impressão de perigo, porque você tendo no caso de eixo o eixo também, caso venha qualquer pancada, ele vai se romper e não tem como você tampar o orifício que o eixo está ocupando, que vai ser em torno de duas polegadas.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então esse sistema acaba se tornando mais seguro do que o sistema de eixo, tá? E lembrando que mesmo que fosse com um rabeta rabeta no espelho de popa, dependendo da pancada que dar, ela não vai desarmar. Ela pode até quebrar tal, mas ao mesmo tempo ela pode até fazer com que a própria espelho de popa do barco também tenha alguma avaria.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então esse sistema ele é seguro comprovadamente, porque a Volvo, através de anos de pesquisa, ela fez com que isso daqui seja de confiar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Muito bom. Agora vamos falar pessoal pessoal. Mantenham se nos vídeos, no vídeo, não esqueçam de curtir esse conteúdo, se inscrever em nosso canal, porque agora nós vamos falar uma coisa que eu pelo menos nunca vi esse material. Nós vamos lá pra dentro, para dentro da casa de máquinas e mostrar pra vocês em detalhes e falar o que é o que esse tipo de propulsor tem de vantagem ou não em relação a outros do mercado.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então vamos lá. Nosso bom então, no final das contas, agora nessa casa de máquinas extremamente quente e nós vamos desvendar o que seria o PS, né? Então o sistema é PS. Foi uma quebra de paradigma. Sim, nós vínhamos com uma tecnologia até então, o GPS veio para revolucionar tudo o que existia no mercado de esporte e lazer. O sistema PS foi lançado em 2005 e no ano de 2020 completou se a grande marca expressiva, marca de 30.000 unidades vendidas ao redor do mundo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aqui nós separamos aqui para vocês um grande prêmio, porque nós escolhemos uma casa de máquinas que não, não estamos aqui com dois VPS. Nós estamos aqui com 13. PS Então, isso é para que vocês vejam que é possível ter dois dois sistema propulsores e PS ou até quatro sistemas propulsores e PS no mesmo barco. Então existe hoje em grande marcas grandes estaleiros até de 112 pés com quatro sistema e PS Aqui nós estamos a bordo de uma lancha de 25 metros e uma lancha com três sistemas propulsores e PS de 1200 HP cada um.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá, então são 13 PSD’s simultâneos trabalhando, empurrando essa lancha permanentemente. Inclusive, esse barco encontra se na água há em torno de três para quatro anos. Tá, Então é um barco que não fica sendo guardado em seco constantemente, a não ser para questão de limpeza de fundo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E esse é um outro fator interessante que está sendo citado, porque é esse projeto que nós estamos aqui internamente nesse momento. É uma lancha que foi lançada em 2014 e todas praticamente ficam em água e é a primeira lancha 2014. É um barco que ficou na água todo esse período e não há histórico de problemas com esse conjunto.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Para quem fica com aquele receio ah, eu vou ter um barco, motor e pés, eu vou deixar na água. Olha praticamente aí quase dez anos de barco na água, sem histórico de problema. É um barco pesado com três motores um até que uma estrutura muito maior do que do que costuma ter e até para desvendar, até para desmistificar um pouco esse assunto, a gente ainda pode citar que hoje a maioria das grandes marcas no mundo possui uma opção aí ou possui projetos novos que estão entrando com motores e PS Hoje todos os projetistas, eles almejam tentar adaptar o sistema PS ao seu projeto, porque é por conta do ganho interno que a lancha acaba tendo

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
e até entrando nesse assunto. Eu acho que é um bom momento pra gente falar a respeito das vantagens que tem um barco com um sistema em PS. Então eu acho que pra começar, e a gente já começou a citando lá atrás, eu acho que a questão da manobra, a manobrabilidade, então Barcos com esse sistema eles tem de série, o joystick que hoje com a ponta do seu dedo você determina para onde você gostaria que a lancha se deslocasse, inclusive até mesmo com deslocamento lateral para lanchas.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Hoje até 80 pés está sendo retirado um acessório que era o baú e os trastes que eram hélices que faziam essa movimentação lateral, exatamente porque com o módulo de direção do PS ele consegue entender esse deslocamento da lancha e fazer com que ela faça o movimento de lado, andar com o barco de lado.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aí, dentro do que nós estamos apresentando, a optimização de espaço, exatamente pela proximidade de dó do bloco do motor com a rabeta, com o sistema e PS que essa rabeta que eu estou apoiado aqui agora essa que é a rabeta. Dois PS A parte interna que aqui eu tenho exatamente a fixação dela onde tem os oring que eu citei anteriormente.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
No caso de estanqueidade do barco, se houver algum acidente. Então aqui no caso eu tenho uma optimização desse espaço. Esse é um dos itens muito importante, porque em outros projetos em que nós tenhamos aí o sistema de eixo ou ou sistema de eixo até drive, você acaba tendo que perder no mínimo no mínimo um metro de distância entre o bloco e o fio.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E o sistema propulsor é que é o eixo. Ele tem que ter esse ângulo e aqui no sistema GPS isso não é necessário. É como inclusive o João Paulo mencionou a questão de manobrabilidade. Esta embarcação, que é uma 25 metros, é um barco que ele não possui bau thrust, então não é necessário porque o próprio sistema é PS permite com que a embarcação gire no seu próprio eixo sem a necessidade de um bau thrust e um start thrust.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então isso é uma grande facilidade e uma grande inovação.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Agora, pegando dados da própria Volvo que disponibiliza para o mercado, a gente consegue afirmar que uma lancha com sistema hyper assim comparativo com outros sistemas propulsores, ela acaba tendo 20% a mais de velocidade e aceleração e chega a ter até mesmo 40% de alcance a mais do que uma lancha com um sistema de propulsão, pés de galinha ou rabeta ou qualquer outro sistema que não seja o PS.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aí nós teremos também a questão do que é de menos consumo, ou seja, tem até 30% menos de consumo com esse tipo de versão de motores. Porque eu preciso ter um bloco menor da para que gere uma uma potência similar a de um motor com eixo exu e hélice, que é o que nós conhecemos como pé de galinha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então como nós estamos falando a questão de ruído, a questão de a parte de silêncio do barco é muito maior, é praticamente 50% mais silencioso do que um outro, uma outra embarcação com potências de motores similar e eixo e hélice.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom, então citando aí algumas vantagem a mais algumas vantagens, nós podemos até salientar a questão da navegação, porque recentemente nós tivemos um lançamento no mercado que foi a primeira lancha do Brasil que não possuía volante, não possuía um timão e toda a condução desse barco era feito através do sistema de joystick da Volvo. Então o que ficou muito interessante com esse conjunto deles e a cada momento saem novas evoluções, nós acabamos tendo vários complementos, vários softwares que acabam sendo acoplados a esse sistema e que vão gerando muito com muito conforto para quem pilota um barco com o sistema de PS.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Um deles que eu posso salientar para vocês é a questão de você deixar o barco parado no mesmo lugar que seria o GPS Dynamic Positioning System. O barco fica literalmente parado e isso foi possível só com um joystick e com os barcos com um PS e depois levado ao sistema de rabeta. Mas é algo impossível no sistema de eixo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O pé de galinha é outro. Seria o Doca, assim este que seria hoje praticamente uma parada autônoma da embarcação e outro seria o próprio piloto automático. Já é próprio do sistema Volvo. Então tudo isso foi surgindo ao longo do tempo, inovações que foram possíveis através do módulo de direção que surge com a criação do sistema PS.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom, então dentro do que nós queremos apresentar, é um sistema realmente revolucionário. Nós tivemos a praticamente por em torno de 100 anos o sistema com este pé de galinha sendo utilizado nas embarcações e agora estamos praticamente com 18 anos. Que que temos essa inovação que obviamente houve resistência de uma série de 100 de usuários e até de profissionais que nós temos aqui hoje uma eficiência muito grande em relação aos sistemas anteriores.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Agora, toda a nossa parte de dúvida vem, inclusive com relação a custo, né? Então já apresentamos para vocês que tem várias vantagens economia, nível de ruído. Nós temos uma série de vantagens, mas qual a desvantagem? Muitas pessoas levantam o tema de manutenção que a manutenção é cara, manutenção que nós estamos falando não é manutenção, é coisa que quebrou, é manutenção preventiva.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O que acresce essa manutenção preventiva no sistema é peça apenas por um pouco mais de litros de óleo que vão dentro desta rabeta. Ou seja, esse nível de óleo que nós temos aqui, que é praticamente 40% a mais do que um sistema de reversor normal. Então nós temos aqui no caso de uma rabeta que nós inicialmente começamos a mostrar para vocês que era do IPS 600.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Essa rabeta ela tem em torno de 16 litros, ou seja, utiliza 14 litros, mas é colocado dois litros a mais, ou seja, para que tenha o desperdício tenha que fazer alguma coisa mais em torno de 16 litros. Ao contrário, é para um sistema de reversor que nós teríamos 40% a menos de litros de óleo que vai dentro do sistema reversor.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então este é o custo a mais de manutenção do restante. Não tem custo algum, muito pelo contrário, você tem uma série de benefícios. Agora, tudo isso vai de cada usuário. Pessoa espera quebrar para depois arrumar. Aí realmente a conta chega.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E hoje, salientando a nossa opinião a respeito para a gente que está no mercado e vimos o lançamento desse conjunto e representamos em estaleiro que acaba fornecendo muitos desses motores porque ele oferece como opção todos os sistemas de propulsão e hoje o PS acaba tendo uma maior aceitação, maior pedidos pelos pelos clientes. Uma coisa ficou bem clara para nós o sistema foi lançado em 2005, conforme foi chegando no mercado, nós não tínhamos uma mão de obra especializada preparada para esse conjunto.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Nós não tínhamos. Era tudo muito novo. Então nós tivemos diversos problemas, assim como toda a tecnologia nova que entrou no mercado. Porém, hoje, como foi falado, depois de todos esses anos, o sistema está consolidado. Nós não temos mais histórico de problemas dentro desses motores recentes, a não ser realmente como foi citado, por falta de manutenção. E aí uma coisa fica muito clara que os ganhos são muito grandes, então desde os projetistas que acabam hoje conseguindo fazer barcos menores com aproveitamento de barcos muito maiores e isso acaba tendo uma eficiência maior só de pensar na questão de consumo, o nível de ruído e na questão da eficiência de você ter um bloco menor e isso eu

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
contaria como grandes vantagens. Então, assim, minha opinião, se eu fosse comprar um barco hoje e eu tivesse a opção de escolha entre os sistemas propulsores, eu daria preferência para o sistema. E.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
PS Dentro dessas vantagens todas que nós estamos apresentando, é algo assim totalmente inovador, porque é algo que para nós é até estranho. No caso que o João Paulo mencionou do barco que foi apresentado, que não tinha a roda de leme, não tinha o timão e as pessoas entravam no barco e levavam a surpresa porque falou ué, cadê? Cadê o Timão?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Cadê o volante? E o piloto sumiu. Então, todo um barco, de qualquer que seja o tamanho poder ser comandado apenas por um joystick, dá com a ponta dos dedos você desloca o barco para onde você pretende e então é algo realmente diferente. E esse diferente às vezes assusta, cria resistências. Agora, você, antes de mais nada, tem que ver exatamente o projeto do barco, se ele acabou, se ele comporta esse sistema, se esse sistema, qual é o grau de eficiência que tem e, no caso, na maioria dos barcos que estão sendo lançados, os projetistas, como o João Paulo falou, eles estão buscando acoplar esse sistema, que realmente é uma realidade e acredito que será o futuro.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
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JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Navegar é saudável.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Navegar é preciso. Obrigado por nos acompanhar.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Vem conosco, vamos navegar, vem o mar. Se a fantasia.

 

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