MAR DE AMIGOS – MITOS E VERDADES DA NÁUTICA – 25/08/2022

João Paulo
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje, um quadro diferente. Faremos os mitos e as verdades da náutica. Esse é o primeiro. Depois faremos com outros. Mas funcionará da seguinte forma, farei as afirmações e aí quero ver se você responde se é verdade ou se é um mito. Está preparado?

João Roberto
Claro. Vamos ver o que é mito, bacana.

 

AGULHA MAGNÉTICA É OBRIGATÓRIA?

João Paulo
Show de bola. Então a primeira, a primeira formação é aferição da agulha magnética da bússola. Ela é obrigatória.

João Roberto
É um mito, porque quando se fala que é obrigatório, seria para todas as embarcações. E a obrigatoriedade é apenas para embarcações de grande porte, sejam embarcações acima de 84 pés. Então, seriam os iates. Aferição da agulha Ela é de extrema importância porque cada embarcação com a sua agulha magnética instalada, ela sofre influências magnéticas pela própria instalação, devido a um instrumento qualquer rotulado como um alto falante.

João Roberto
por algum equipamento ela pode dar variações grandes na sua agulha magnética. Só que para áreas de navegação interior ou até costeira. Para embarcações de médio porte, muitas dos condutores não têm o conhecimento para interpretar o que é uma tabela de desvio da agulha. Então, passa a ser um mito quando se generaliza. Então não é para todas as embarcações, apenas para as embarcações de grande porte.

 

COLETE SALVA-VIDAS TEM VALIDADE?

João Paulo
Muito legal agora a pergunta. A afirmação dois, coletes salva vidas tem validade?

João Roberto
É outro mito. Porque o colete, o que se espera de um colete? que nunca use. Mas quando for usar ele tem que estar em condições de segurança de uso para que você consiga se manter na superfície para aguardar um resgate. Então, o colete salva vidas, embora ele tenha uma data de fabricação. Mas o principal é a manutenção desse colete.

João Roberto
Esse colete em muitos barcos que a gente vê aí, até barcos de travessias de pessoas. Nota-se que eles estão deteriorados pela ação do sol, pela ação da umidade. Então, as suas costuras já começam a perder a sua durabilidade e isso faz com que o colete realmente não não atenda a forma que tem que ser atuado. Então, não tem validade, desde que esteja em condições de uso e não esteja um colete rasgado todo.

João Roberto
Como é que você vai usar um colete que, em vez de de flutuar, você vai para o fundo, ele vai te encharcar e vai jogar você para o fundo legal?

 

DEVEMOS PORTAR DOCUMENTO ORIGINAL A BORDO?

João Paulo
Questão número três. Devemos portar documento original a bordo da embarcação?

João Roberto
É um mito também, porque parte se do princípio do documento da embarcação, como se fosse para dos navios os documentos originais, os navios eles não ficam a bordo da embarcação. Elas ficam com os armadores, ficam em poder dos armadores no cofre da agência da empresa detentora do desses barcos. É o documento do dia, que é o título de inscrição na embarcação, deixando o original a bordo da embarcação.

João Roberto
No caso de um naufrágio, no caso de um, de um ou de um incêndio a bordo, esse documento também será perdido. Agora, isso vai de acordo com autoridade marítima da região, porque ele tem poder de exigir o original ou uma cópia que ao meu ver, uma cópia autenticada desse título. Descrição da embarcação Ela é muito bem vinda porque caso ocorra uma perda desse documento, na hora de uma transferência ou da revalidação, será exigido o original. E esse original foi perdido.

 

BOIA CIRCULAR PRECISA DE UM CABO RETIDA PRESO NELA?

João Paulo
A quarta afirmação a boia circular precisa estar com um cabo retida preso a ela.

João Roberto
Isso é uma verdade tem que se ter preso. O termo que nós utilizamos e talingado, talingar, quer dizer prender a boia circular a boia de flutuação é uma boia que a finalidade é para que a pessoa se mantenha na superfície. Muitas pessoas acham que, inclusive, passar a cabeça dentro da que vestia aquela boia. E não é essa a função da boia circular.

João Roberto
A boia circular é para ser arremessada para um naufragou para que o naufrago segure naquelas aqueles cabos laterais e se mantenha na superfície para que você Isso é para que você possa caçar esse cabo. Ele tem que estar preso na boia, porque quando você lança a boia, se não tiver o cabo preso, como é que você resgatou?

João Roberto
Naufragou? Então tem que estar talingado, tem que estar preso sim. Isso, inclusive, é passível de multa caso esteja independente a boia, eu, o cabo de redimida, é independente.

 

POSSO TOMAR MULTA PORTANDO UMA BALSA SALVA-VIDAS DENTRO DA EMBARCAÇÃO?

João Paulo
Agora, a quinta questão é essa bem interessante porque eu posso tomar multa portando uma balsa salva vidas dentro da própria embarcação?

João Roberto
Sim é verdade, isso não é mito. A balsa salva vidas não pode ser confundida com um bote inflável. O bote é um algo de apoio para embarque, desembarque o bote é recomendado que se tenha agora a balsa salva vidas tem um prazo de validade com os componentes que tem dentro dela, porque a balsa salva vidas é aquela.

João Roberto
A maioria delas é aquela auto inflável, aquela que vem num casulo que quando você tem um caso de um naufrágio, puxa se um cabo e ela monta se sozinha. E aí, no caso, dentro dessa balsa, tem um material de sobrevivência que são as rações sólidas. São a líquida, que é para que o naufragou. Mantenha se com vida no período antes do resgate.

João Roberto
Então, no caso, esses componentes têm validade. E, uma vez que a pessoa tem essa balsa na embarcação e se ela não estiver dentro da validade, é óbvio que vai ser multado, porque se você tem um item de salvatagem ele tem que estar dentro da validade.

João Paulo
Muito interessante, ou seja, se eu tiver um item desse abordo, mas sem estar, revisado eu posso tomar multa. Agora, se eu não tiver na mesma embarcação, esse item vai jogar desdentado. Eu não tomo multa.

João Roberto
E isso porque vamos partir do bom senso. É um item que não é leve, é um item que tem um relativo peso. É um item que não é barato. É um item que tem um custo também elevado. E tendo isso a bordo. Você, qual que é o objetivo é que no momento que for utilizar, ela tem que atender às suas necessidades. Então é até algo depreciativo levar um item que não tem a função que se tem objetivo, que ela exerça melhor

 

ESGOTO DOS BARCOS SÃO TRATADOS?

João Paulo
Agora o sexto item sexta formação os esgotos dos barcos são tratados.

João Roberto
Isso é um mito. É uma mentira absurda. Isso é ridículo porque nós temos aqui no nosso país os barcos jogando os dejetos diretamente na água. Então tratamento do esgoto isso não existe. Muitos barcos, inclusive os barcos da linha que nós representamos, na chefe, eles têm a caixa de depósito de águas negras. Está aqui no local adequado.

João Roberto
Isso será retirado, mas não tem um tratamento para esses dejetos. Então, com isso, nós até não dizemos porque na maioria das vezes estamos nos locais lotado de embarcações, cheio de barcos e ali todo mundo usando o sanitário tal e nadando ao redor do barco para onde está indo todo o xixi ou o número um e o numero dois está indo para onde está indo parar. É para a água que a pessoa vai estar sendo contaminada com aquilo.

 

João Paulo
Legal a pessoa agora sétima questão, mas antes dela. Pessoal, não esqueçam de se inscreverem em nosso canal e curtirem o nosso conteúdo. Isso é muito importante para nós e se puderem, inclusive comentem a respeito dessas questões, se vocês acertaram ou se estão errando até agora, porque isso aumenta o engajamento do nosso canal e a gente começa a atingir um número maior de pessoas.

 

É NECESSÁRIO SER CAPITÃO AMADOR PARA COMANDAR UM BARCO DE 80 PÉS+?

João Paulo
Mas você não vai fugir dessa sétima questão para comandar um barco de 80 pés precisa ser capitão amador.

João Roberto
Isso não é um mito e, enfim, é questão de interpretação. A lei é clara, a norma é clara os barcos, eles têm a necessidade das habilitações, é compatível cível com a área de navegação. Então, uma embarcação de 80 pés dentro de uma área interior, ou seja, uma área abrigada, está sendo um barco de esporte, recreio, um barco de lazer.

João Roberto
Não é necessário ser capitão, apenas um arrais já poderá conduzir a embarcação. Agora, óbvio, saiu desta área de navegação se passar para uma área costeira terá que ter a carteira de mestre amador. E se for para uma área oceânica, aí precisará também da carteira de capitão Então, a carteira de habilitação de capitão não está diretamente ligada ao tamanho do barco, e sim à área de navegação em que a pessoa pretende percorrer.

João Roberto
Agora, também leva em consideração que a questão dessas habilitações, com a compra civilidade do barco que você está conduzindo, porque existem barcos, às vezes que têm tamanho, mas não tem propriedade para estar fora da área.

 

BOTE AUXILIAR

João Paulo
A Brigada portava o item bote auxiliar. É obrigatório se eu estiver saindo do Guarujá e indo até a Ilhabela, até Angra dos Reis, preciso portar meu bote a bordo. Caso contrário, tomarei multa.

João Roberto
Isso é um mito. O bote é o bote de apoio. Esse é um bote chamado de apoio. A própria Marinha permite que se faça um documento do barco com um documento independente, como apoio e um bote vinculado a embarcação madrinha. Então, no caso, não é obrigatório ter um bote de apoio, mas é aconselhado, mas, no caso, também precisa levar em consideração sobre a a necessidade desse bote.

João Roberto
E muitas vezes as pessoas têm um bote que é incompatível com a embarcação. E principal, e essa embarcação, às vezes, em vez de se transformar num auxílio, pode se transformar num problema. Então, a compatibilidade de tipo de motor de popa, o tamanho do motor, o tipo do bote que vai ser utilizado e também o dos equipamentos que têm que ter no bote.

João Roberto
Porque eu vejo, às vezes alguns botes aí de apoio que a pessoa não tem nem o bujão. O bujão é aquela pecinha que é para estancar, para que a água não entre dentro do bote. Então a pessoa sai com aquele bote porque diz que é exigido tal e se entra em cima do mito. Tá, mas está fora da realidade.

João Paulo
Então, resumindo, para lanchas de até 24 metros é recomendado, não é exigido. Então, uma lancha de até 83 pés sem o bote não tomará multa Perfeito. Agora devo adoçar o barco toda vez que eu utilizá-lo em água salgada.

João Roberto
É um mito, dependendo da forma que vai se utilizar essa embarcação, porque se utilizar a embarcação e após a utilização não for retirada da água, não precisa adoçar. Aquele sistema já está com abastecido com a água ambiente que é o sistema que refrigerar a parte mecânica da embarcação. Agora se você retirar a embarcação do ambiente líquido, seja do mar, aí é recomendado que se a doce para que tire aquele resíduo de sal do sistema, então isso é algo que vai de usuário para o usuário.

João Roberto
Eu recomendo que a dose que sempre faça a manutenção toda vez que retirar o barco da água e por período dos inclusive similares, ou seja, adoçar o barco por 15 minutos por 30 minutos. Isso daí tem que ser um padrão e não ficar fazendo em tempos variados. Agora, lembre se para adoçar o sistema de refrigeração de um barco, lembre se também da quantidade de água que tem no local.

João Roberto
Eu vejo muitos marinheiros, muitos, muitos proprietários de barco, abastecendo o circuito, trocando essa água salgada pela água doce, mas com um circuito que tem o muito pouco alimento ação, tem um fluxo de água pequeno e isso às vezes a pessoa acelera até que ele abre que ele acelerar o barco no seco para poder retirar esse resíduo de sal e isso acaba danificando mais do que fazendo a manutenção.

 

EXTINTOR DE INCÊNCIO 

João Paulo
Agora, com relação ao extintor extintor, deixando ele no plástico dentro da embalagem, comprei o extintor, coloquei na minha lancha, eu tomo multa por deixar ele no plástico.

João Roberto
Isso é uma verdade, não é mito. Isso toma multa porque toma multa, porque o extintor. Ele é um equipamento para ser utilizado, tem que estar pronto para ser utilizado não só o extintor, como também coletes salva vidas. Tudo aquilo que muitas vezes o proprietário do barco ou quem cuida da manutenção está procurando manter bem novinho tá no plástico, tá na hora da sua utilização.

João Roberto
Isso é um empecilho numa hora de utilizar. Teve um princípio de incêndio até retirar da embalagem até colocar em condição de uso. O fogo já tomou uma proporção que, poxa, não se tivesse em condição já teria sido extinto. Então, todos esses equipamentos, principalmente de salvatagem, eles têm que estar prontos para serem utilizados imagine um colete salva vidas totalmente embalado, cheio de lacinho.

João Roberto
Na hora que você precisa que tem um naufragado, você está. O barco está afundando você tem que tirar da embalagem, tirá lo assim para poder vestir o colete. Então, veja bem esses itens, quando a Marinha multa autua e exatamente porque quem é o proprietário, quem é o usuário, ele não pensa na sua forma de utilização como se fosse tivesse o seu tanque de combustível vazio, mas com um recipiente cheio de combustível que você está transportando. Então você vai esperar o carro parar o barco, parar para depois você abastecer. Então é incoerente esse tipo de atitude.

João Paulo
Muito legal, bom o pessoal, ficamos por aqui dentro desse quadro. Mitos e Verdades é a primeira edição. Eu espero que tenham gostado. Comentem aqui na parte de baixo para nos darem um feedback. Se acham legal ou não, se faz sentido para vocês. Mais uma vez, não esqueçam de curtir. Se ainda não fizeram, compartilhem esse conteúdo é muito obrigado por nos acompanhar.

João Paulo
Afinal, navegar é saudável.

João Roberto
Navegar é preciso.

João Paulo
Vem conosco, um grande abraço.

 

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