MAR DE AMIGOS – MACERNARIA NÁUTICA UM DOS DIFERENCIAIS SCHAEFER YACHTS – 14/09/2023

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos E hoje é um dia muito especial. A gente sempre fala que os temas são especiais, mas pra mim hoje é um dia ímpar, porque nós estamos aqui nesse momento na fábrica da Shaefer Yachts, e mais própriamente dentro da marcenaria da Schaefer Yachts. E por que pra mim isso é relevante?

Porque poxa, pra quem já fez uma reforma, pra quem já fez uma construção, sabe o quão difícil é você ter uma marcenaria de qualidade, isso falando a nível residencial. Agora imagine isso trazendo para o meio náutico. Então, pra isso estou aqui nesse momento com o Jocemar Lima que é o cara da marcenaria. Hoje eu queria ver se você mostrava pra gente um pouquinho mais desse processo.

Eu falei da parte residencial, aqui é um pouco diferente, porque você não faz apenas os móveis, né? Tem mais itens que é feito aqui nessa marcenaria?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Isso mesmo, é bem diferente de um móvel residencial. Aqui a gente começa já fazendo o início do barco, a estrutura do barco, o teto usado de madeira na estrutura do casco do convés, tudo que é usado na fibra do barco é feito aqui.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Hoje em dia o pessoal usa aqueles diferenciais. Olha só que é feito com MDF, MDP. Aqui você utiliza aqui tipo de compensado?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Madeira e hoje aqui a gente utiliza o compensado naval. Para tudo, pra tudo, pra tudo, todo o processo aqui que não entra outro material de estrutura senão compensado naval diferencial do compensado naval é que a cola é resistente à água e a cola fenólicos que ela resiste. A água não é uma cola branca solta na água, então tem uma resistência grande a umidade.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Muito legal. Olha, eu acho que o pessoal deve estar curioso e eu também queria que você mostrasse pra gente como é que o processo começa. Ela vem, vem pro estoque e você traz pra cá, faz a junção delas.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
E aí ela vem pra isso. Ou seja, quando sai até eles estão prensando duas anteparas, tá? Aí ela fica no processo de prensagem. E aí, aqui nós temos duas amostras, que é uma amostra de cappuccino e a fórmica é uma lâmina pré composta e ela é mais fácil de trabalhar e ela traz uma qualidade de acabamento excelente.

Já a nível mundial é o que é mais usado hoje. Lâminas para compostos é uma lamina de reflorestamento e isso aqui é interessante mencionar. E aí a gente trabalha com esse material justamente pela qualidade dele.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então ela vem pra.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Cá, pra cá, que é a nossa CNC, ela sai da prensa, vem pra cá, aqui nós estamos em prova de corte e aqui ele começa todo o processo de produção dos detalhes do móvel. E aí ela faz todos os recortes.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Corte, furo.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Curva e baixo. Então necessário para produzir o móvel.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá demais. Esse é um item interessante porque eu estou vendo que ela tá cortando ali, mas eu estou vendo aqui na tela que existe uma planta. Então isso aqui não é modulado, nada do tipo.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Nada a ver. Se for modulado, é o móvel totalmente diferente. A gente tem alguns padrões e modos pra algumas embarcações, são feitas dentro dos padrões e algumas alterações pedida pelo cliente. Feito um desenho pela engenharia e mandado pra nós, aprimoramos pra se tornar produtivo e ele vem pra essa máquina via rede. É uma máquina que ela faz o processo de corte, dependendo do tipo o comando da engenharia.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então tudo passa pela engenharia.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Nós estamos cortando uma lâmina aqui, que é a parte estrutural da fibra estrutural.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A fibra legal.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então você acha que a CNC é um dos grandes diferenciais hoje? Ah, sim, a marcenaria.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
É uma máquina que proporciona fazer diversas artes, tipo de móveis, uma facilidade, agilidade, qualidade, precisão muito grande.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A precisão. Eu acho que é um grande ponto, né?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Aí sai daqui, ele vem pra área de fabricação, cada mesa dessas tem um marceneiro e aí ele pega um móvel junto com um projeto e aí ele sabe o móvel que ele está fazendo, as dimensões que tem que ter, a quantidade de parafusos, pino, cola. Todos os vezes que vai no móvel, ele vai no projeto, acompanha o projeto, o molde e aí ele vai produzindo o móvel conforme é determinado pra ele.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Parte o que a gente vê de casas, tudo. Existe alguma coisa diferente que é utilizado desde processo?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
E sim, os pinos são inox, Os parafusos que nós usamos todos são inox da evitar corrosão e as nossas colas são colas bem resistentes a umidade. Usamos algumas colas diferente, bem resistente.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tudo é pensado nisso.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
E pensado no estudo. Todo móvel que é feito aqui é pensado em resistência, durabilidade, qualidade e acima de tudo diferença para o cliente.

Aqui começa o nosso processo de pintura. O móvel saiu de lá pronto. Ele faz a lixação dos materiais que vem cru pra depois ser aplicado um poliester pra proteger e dar acabamento pra depois a pintura. Aqui começo primeiro processo de pintura, aqui foi aplicado o isolante nas peças laminados, depois de deixar esse isolante já é pra isolar a madeira pra depois ele fazer um processo de lapidação, de polir. Essa daí ele dá algumas demão de poliéster onde fecha os poros, protege a madeira pra depois ele ir para o acabamento, lixar e dar o verniz ou laca conforme for o modo. Aqui eu tenho só uma embarcação fazendo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Aqui é só uma?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Uma, aqui é só uma lancha. Porque? Por que eu tenho que manter a qualidade, o padrão de cor em todas as peças? Agora nós vamos pra gabinete deixar, são dois onde é preparado a peça para receber o verniz e a laca.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ela já foi lixada uma vez, Já passou por aquele primeiro processo de fundo? Sim, e agora ela passa de novo. Por esse processo.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Foi aplicado o fundo nela, proteção. E aí? Aqui ele está fazendo o acabamento, deixando com uma lixa fina para ficar liso e tirar as imperfeições para depois ser aplicado o verniz. Quando a lona é laca, quando é laqueada. Aqui é o nosso processo de pintura né? Então a peça depois que é lixada, feito o acabamento, ela vem para essa cabine aqui.E aí o nosso pintor está aqui, ele está pintando uma forra de uma porta, eu te falei a peça e tudo que é laca passado colado a fórmica para proteger. E aí ele vai fazer o processo de pintura agora acabamento.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
De cor que vai ficar essa peça branca mesmo.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Branca, mesmo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Branca, mesmo se fosse cinza, o processo seria o mesmo, da mesma forma.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Da mesma forma.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas uma coisa o que é essa cachoeira aqui no fundo?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Isso aqui é pra sugar o ar, a pulverização da tinta. Quando ele aplica ela no processo, ela faz uma névoa de pintura de tinta e isso ela suga pra não ficar no ar, pra não pulverizar a peça novamente e pra que não faça mal pra saúde do trabalhador também.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Pra você que vem do ramo de marcenaria, o que você vê aqui de estrutura hoje estaria comparado com estaria acima? Estaria com uma das gigantes?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Hoje a gente está acima porque é um produto diferente, é um produto utilizado mais na qualidade, mais a durabilidade do que um móvel residencial comum. Então a nossa estrutura, ela já está bem acima do que uma indústria de móvel convencional de lar convencional.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Aí ela saiu.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Daqui, saiu do processo de pintura, ele terminou, ela vem para essa outra gabinete que está fechada, que a gente mantém ela fechada. E essa gabinete funciona com vácuo também, para poder não entrar pó. Então as portas que são fechadas é expulso por ela e as peças estão aqui secando. E daí? Tem um tempo de cura. O que é brilho?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Tem um X tempo que é fosco, tem um tempo diferente. Ela fica aqui fazendo a cura dela. Depois de tantas horas de secagem, ela vai precisa ter polimento.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, igual antigamente eu via aquelas manchas mais antigas que o verniz começava a ficar, ele vai desbotando. Isso hoje em dia já não existe.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Um branco tem um tinta branca, ela tem um problema no geral quando a tinta normal, porque ela precisa ser ali fática pra não amarelar, que a tinta que eles usou pra pintar os leigos, então essa tinta já não amarela é a mesma que nós usamos aqui.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E a nível de verniz também é bem a mesma.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Pra usar as peças laqueada, elas são envernizadas, depois ela só aprender o processo de laca, ela vem a laca não é só a laca que fica, ela vem com verniz, com proteção, o ver que dá mais dureza e o verniz resistente a isso que vai dar uma qualidade, um brilho se for brilho.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ruim ou.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Fosco. Se for fosco, vale para garantir a beleza e a qualidade do logo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Isso você está falando é muito legal, porque assim todo mundo também tem a preocupação da laca dela riscar e então, aqui também houve uma preocupação quanto a gente sim, pra ter uma durabilidade maior.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Ela saiu daqui do processo da secagem. Ela veio com o processo de polimento, ainda não está podendo uma frente de gaveta, então a gente trabalha cada pé, cada peça separadamente no conjunto, mas cada peça polida é pintada separadamente.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
CD Existe uma grande preocupação. Ela vai passando por várias fases.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Existem vários processos, não é seguido procedimento pessoal, tudo aí conhece os procedimentos, eles tem registrado, então seguir o passo a passo para sair perfeito.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É esse para mim. Eu vejo como um grande diferencial da chefe essa questão, essa preocupação com o fordismo. Eu me formei administração. Então é você ter assim os processos bem estabelecidos, a preocupação de não pular nada.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Sim, é isso que garante a qualidade do nosso produto. São os procedimentos. Todos os processos são montados, conferidos para que isso seja garantia da qualidade e do acabamento. Excelente por ser.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Muito legal, ele acabou. Esse processo está pronto?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Não. Ele vai para pré montagem. Agora pré montagem, deixa ele pronto para levar pra embarcação e.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Montar na embarcação. Me fala uma coisa aqui quando a gente está falando, por exemplo, eu reparo que as peças da chefia, os puxadores foram diminuindo, foram diminuindo, até que chegou um certo momento eles ficaram entalhados sim, e hoje você tem essa questão do trinco interno, certo? Isso é desenvolvimento da marcenaria ou da engenharia?

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Isso é desenvolvimento da engenharia, da engenharia, da Ready. Junto com a marcenaria, nós trabalhamos sempre em conjunto, então temos alguma dificuldade de passar as coisas. Eles tem alguma ideia? Passa para nós, a gente tenta colocar em prática e vamos trocando ideia, vamos conversando para chegar ao resultado final.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Pra sempre.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Melhorar, nós sempre melhorar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Muito legal! Adesivos sem as dobradiças.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
É uma gaveta, é uma gaveta de uma cozinha da cozinha da 45. Os pinos são feitos aqui, são feitos em madeira. Essa madeira, madeira, nogueira certificada. Todos os modelos são certificados lá e aqui é tudo feito interno. A gente não tenta fazer o máximo possível interno da empresa.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Esses cortes no acrílico também são.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Feitos aqui, tudo feito aqui na marcenaria, produzido aqui.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Você sabe que isso me chama muito a atenção, porque assim, quando você vai no marceneiro fazer a parte residencial, o pessoal sempre fala na parte interna, a gente ninguém tá vendo, a gente pode economizar um pouquinho mais, mas aqui não, né? Não é aquele laminado mesmo.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Laminado do mesmo jeito é passado a proteção do mesmo jeito é feito o acabamento da mesma pra manter a qualidade, que é tipo o.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Que daria pra inverter, daria para inverter a gaveta. Muito legal, muito bacana. E daqui ela já sai pronta, ela vai lá para.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Ela, vai para aqui, ela já vai para o setor de montagem, cada peça vai pro seu setor de montar toda sua linha de montagem, fazer a montagem do barco.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom, é que estamos chegando no QG.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Onde é o centro de comando da marcenaria.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E acho que só nesse momento do dia eu vou pegar esse local vazio. Desse jeito é que esta sempre no horário de almoço. O pessoal só precisa saber que a gente está invadindo esse horário aqui, exatamente para que vocês possam entender um pouco mais a respeito desse processo e o que é determinado.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Aqui fora de iniciativa da marcenaria, o que é decidido no comercial, o que é vendido pro cliente passa pela engenharia, se tem algumas alterações, algumas mudanças. A engenharia faz, altera e manda para nós. É que a equipe de dois projetistas e dois coroado projetista, faz ou refaz o desenho, ajusta alguma coisa para tornar esse móvel ou essa alteração um produto produtivo. E aí vai uma programação e faz a programação da sua programação para oferecer, para cortar somente o que tem que ser feito.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Porque assim isso é muito legal você falar, porque quando a gente faz uma venda de um barco a pescou, eu só quero uma torradinha, mais você não vai testar muito, só só vindo uma galera. Poxa, olha, foi uma aula, brigado por abrir aqui para a gente a marcenaria e toda vez que eu venho aqui eu me impressiono muito em ver os processos para mim que que acompanhei isso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu sempre fui fascinado por fábrica, eu vejo isso, sempre fico admirado, é legal, parabéns, Parabéns por tocar tudo isso daí. Obrigado pela atenção.

JOCEMAR LIMA – GER. DA MARCENARIA DA SCHAEFER YACHTS
Apareça quando quiser, meu convidado.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Obrigado pessoal, Não se esqueçam, tudo daqui é feito para que a gente possa seguir os nossos, o nossos. Logo, navegar é saudável, navegar é preciso. Então vamos navegar. Até a próxima.

 

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – RESGATE DE NAUFRÁGIOS – 15/08/2024

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. Hoje falaremos sobre a questão de resgate. Resgate de cascos naufragados e para isso, vou contar com o nosso amigo aqui, Flávio Alcântara, que é o grande resgatador dos barcos que cometeram algum tipo de excesso Flávio. Tem condição de você falar um pouquinho para a … Continued

MAR DE AMIGOS – ÂNCORA POR SATÉLITE? CONHEÇA O DPS DA VOLVO PENTA! – 13/06/2024

Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. E hoje mais um tema que vocês sempre nos pedem. E esse tema tem nome e sobrenome. E para isso trouxemos aqui um grande amigo nosso, Edvaldo, pra falar sobre o que edvaldo?, DPS Dynamic Position System. Isso é exatamente o nome e sobrenome, É verdade. … Continued

MAR DE AMIGOS – ESCOLA DE VELA AJUDANDO A FORMAÇÃO DO CIDADÃO – 23/05/2024

Eu me chamo Cíntia. Sou Cíntia Knot. Eu sou a velejadora. Comecei a velejar com dez anos de idade, no Optimist, que é o barco que criança normalmente aprende a velejar. Velejei durante muitos anos em diversas classes. Eu passei a velejar e veleiros oceânicos. Depois de um ano de surf e finalmente cheguei à … Continued