MAR DE AMIGOS – ETAPAS DA COMPRA DE UM BARCO NOVO – 08/02/2024

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Hoje com um cenário bem diferente e rocha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bem diferente mesmo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom pessoal, vocês estão acostumados a nos ver em grandes eventos, a nos ver fazendo as vendas da chefe. Vocês leram o que a gente representa? Mas hoje nós viemos para contar a respeito de uma etapa que talvez vocês não imaginem que deva acontecer. Não é só comprar um barco novo e o barco novo exige um pouquinho mais de atenção e no nosso caso, a gente participa de todas essa, todas essas etapas para poder auxiliar, para fazer a conexão entre o departamento de vendas, entre a parte comercial e a expectativa, o cumprimento da expectativa do que o nosso cliente imagina.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, João Paulo, só para poder o pessoal entender um pouco onde nós estamos?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom, nós estamos no aeroporto de Guarulhos, em direção a Florianópolis. Para quem não sabe ainda o estaleiro, a chefe fica sediada em Florianópolis.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas veja bem, vamos, antes de mais nada, explicar por que nós estamos juntos. Por que calhou? Fica bom. Nós vamos viajar junto, que está sempre pai e filho, sempre pai e filho. Mas será que é tão necessário pai e filho também fazer o acompanhamento para todos os seus clientes? Então eu vou fazer uma uma recepção e você vai fazer outra.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas isso a mim é uma entrega técnica. Então o barco já está pronto e seria a fase final do processo de vendas. E a sua é uma fase intermediária.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ou uma etapa atrasada em relação a você? Então, como sempre, eu estou mais lento. Então a minha etapa é exatamente de fazer as escolhas dos materiais, porque quando nós falamos das opções que a pessoa quando adquire uma embarcação, ele tem a oportunidade de escolher os acabamentos. Vocês acabamentos que nós temos algumas opções que.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Definidas.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E definidas, mas é lá na fábrica, lá no momento exatamente de poder ver realmente as amostras dos materiais em que a pessoa vai optar por essa ou essa escolha.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então responda aqui para os nossos, os nossos seguidores, que não é só como é que é, é só tirar pedido.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E a venda. E é um momento complexo, né? Antigamente o pessoal dizia que o barco era vendido com muito. E na verdade não é assim que funciona. O barco é um bem de compra comparada, então são atendimentos que perduram longos períodos e às vezes um pouco menos. A pessoa já está mais definida, mas a gente costuma fazer esse acompanhamento com esses clientes ao longo de uma boa e de uma de um bom percurso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Pra entender qual é o melhor perfil, qual é o produto que melhor se encaixa, se é um barco com 2/4, se é um barco com três, se ele vai usar mais a parte diurna do que a parte noturna. Então a gente tenta identificar melhor esse perfil para poder indicar o produto correto para a pessoa. Porque eu sempre brinco com os meus clientes que não é.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E o pessoal sempre fala que barcos são duas alegrias, é igual chácara igual, algumas outras coisas que existem no mercado, mas na verdade não. Quando você faz a compra correta, você tende a ter uma alegria que é uma constante e nisso a tendência é que você vá adequando cada vez mais ao seu perfil de uso, porque ele vai mudando ao longo do tempo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, respondendo a pergunta, é um processo um pouquinho longo, a de venda, mas a gente tenta não, não preencher essas outras etapas nesse momento.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É que no caso, inclusive, são aqueles momentos que até nós acabamos nos emocionando com os próprios compradores, porque a nossa presença, ela se torna de uma forma que a gente cria amigos. Então não é só vender, né? Primeiro, o convencimento de compra. É óbvio que entra a parte financeira, entra aquela questão de negociação, mas a partir do momento em que houve a definição pela compra, que aí, ou seja, esse primeiro momento que nós fazemos, ou seja, um sinal de ou seja, você e eu fazemos a parte da consultoria, né?

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Fazer aquela análise tipo que é um psicólogo poder entender o que a pessoa quer, fazer, aquilo que ela e aí nós façamos. O segundo ponto, que é a questão dos valores. E depois aí nós vamos para essa outras etapas após a conclusão da compra, isso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sim, exatamente. E essas etapas aqui, agora, pelo menos nós sempre costumamos acompanhar os clientes. Então a gente até sai aqui da nossa localidade, da nossa base, que é a região aqui em São Paulo, Guarujá, Bertioga e nós vamos até Florianópolis. Normalmente pegamos os clientes que querem, não querem, não querem ter o trabalho. Então nós pegamos as pessoas no aeroporto e direcionamos até o estaleiro.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Nos preocupamos com a questão, normalmente de refeições.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Fica.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A logística toda, como é que isso vai ser feito a clientes que querem visitar a fábrica lá? E então, assim como nós não vendemos um produto, na minha avaliação, nós vendemos uma expectativa. Então essa expectativa, ela ela agrega vários itens para aquela pessoa se sentir confortável para para que ela sinta gosto pelo aquele produto.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Pra ficar muito claro para quem está nos assistindo. E esse processo ele é só para os barcos maiores, só para os barcos mais caros. Como é que é esse processo?

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não é um processo. O processo é o mesmo, indiferente do tamanho do barco. Até porque todos os nossos barcos tem mais de uma opção de acabamento, todos têm mais uma opção de tecido, então a atenção é a mesma. Não importa se é um produto de pequeno porte, de grande porte, se é uma 30 ou se é uma 83.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, ou seja, o tratamento, esses processos, eles vão ter a mesma sequência para qualquer marcação que um cliente nosso vai optar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Porque talvez vocês não imaginem a complexidade que é isso. Então a gente sempre pede com as pessoas, né? Vamos por partes, porque naquele momento, na hora da escolha da embarcação, é muito difícil de você escolher quais são os acessórios que você vai utilizar. É muito complexa toda a cor.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Do barco ou a cor do estofado.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Não dá.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, naquele momento você quer decidir algo que poxa, como você decidir o enxoval de uma criança? No momento que soube que.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
O grande ídolo.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Engravidou? Então, a felicidade inicial é de saber que houve aquele momento da realização. Comprei ótimo. A partir daí nós vamos acompanhar toda essa questão de que tem os momentos certos, porque a gente tem mostrado para vocês, inclusive nos vídeos aí que a gente tem produzido, que força existe a questão de marcenaria, existe a questão de escolha de motores de potência, existe a questão dos acabamentos.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então todos esses itens realmente tem que ser passo a passo, ter o momento certo para não atrapalhar a produção da fábrica.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Até até para vocês entenderem a fábrica, ela tem uma linha de produção, então igual nesse momento da escolha dos acabamentos, eles são feitos antes do barco entrar na linha de produção. A meio surgiu um slot, ali tem um barco para entregar daqui dois meses. Poxa, então espera aí, essa primeira etapa, talvez não seja possível, né? Então, normalmente a primeira etapa ela entra antes do barco entrar em linha.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Normalmente isso ocorre em torno de quatro meses antes da entrega da embarcação, quatro ou cinco meses antes da entrega da embarcação. Pelo menos, né? E aí a parte da entrega realmente é no momento final, aonde o barco já passou pelo controle de qualidade, já fez o teste de mar, então o barco já está com a nota fiscal. Muitas vezes já está documentado, já está com um nome, então ele simplesmente receber.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É o momento da consagração, realmente é pegar e levar embora.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
João Paulo Então, resumindo, porque nós vamos perder o nosso, vou tratar aqui então. Resumindo e se o interessado em fazer a compra de uma embarcação e puder ter esse acompanhamento, esse processo conosco, desde a venda até o recebimento, ele não vai ter o que? Aquelas duas alegrias sim, Ou seja, porque eu não tive casos até hoje de a pessoa realmente falar que não, que comprou errado, que que não era para ele, porque todos os nossos clientes, todos os nossos amigos que nós atendemos, eles veem dentro desse nosso processo que nós já fizemos inúmeras vendas, Então é de vários modelos de vários tamanhos e que as pessoas estão felizes e têm apenas renovado seus barcos.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E até lhe digo mais no barco usado muitas vezes a gente não veio a reboque. Existe no barco novo e eu atribuo muito disso a esse processo. Claro, porque é aonde você se envolve. Então a lancha, ela passa de ser apenas um bem e vira algo pessoal. Ela ali tem a sua marca, que é o nome da embarcação.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Ali tem os pés com os gostos pessoais, tá, é a emoção da entrega.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A utilização pra família, porque cada um tem tem um formato de uso, cada um vai ter, vai ter as suas necessidades. Tem pessoas que tem parentes, parentesco, mais idades, tem pessoas que tem as crianças, tem. Nós temos clientes que que estão para receber os filhos, ou seja, no aspecto de pessoas que moram fora do país. Então gente, é algo que é fantástico.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então com isso, um João Paulo, vamos perder o avião, eu vou voar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então. Então assim nos acompanhe, veja um pouco da nossa rotina e do dia de hoje. Não esqueçam de se inscrever em nosso canal, curtirem o conteúdo e nos dar sugestões para mais temas, tá? E até logo!

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Até logo! Nos vemos em Floripa e outras.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bom pessoal, então vocês acompanharam um pouquinho da nossa rotina de hoje, dessa pequena maratona e graças a Deus foi um grande sucesso.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E um grande sucesso, Porque hoje, coincidentemente, como a gente já falou anteriormente, nós viemos fazer um atendimento, ou seja, em etapas diferenciadas. Você atendeu o seu cliente e eu atendi o meu cliente. Então é cansativo, mas é satisfatório porque todos saíram felizes e eu acho que foi o sucesso.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Com certeza, com certeza. Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado e que tenham participado um pouquinho dessa nossa rotina e nos acompanhe na próxima vez.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Que nós estamos onde nós estamos saindo. Agora de Florianópolis rumo a Guarulhos, de onde foi a nossa partida que vocês já acompanharam.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Com certeza. Então pessoal, olha, não esqueçam de curtirem esse conteúdo, se inscreverem em nosso canal e compartilhar isso com seus amigos e quem sabe em algum momento estaremos fazendo isso com vocês.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas vai ser um prazer. E tudo isso é porque São Paulo.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Porque navegar é saudável e navegar é preciso.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então vamos embarcar.

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Até a próxima, pessoal!

 

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