MAR DE AMIGOS – NÃO COMPRE UM BARCO COM FLY BRIDGE ANTES DE ASSISTIR ESSE VÍDEO – 01/11/2022

JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS

Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. Só pelo cenário já imagina o que será um dia muito especial nosso aqui. Hoje não falaremos de viagem. Falaremos a respeito de um tema um pouco mais técnico. Afinal, é o nosso vídeo que teve o maior número de acessos até o momento. E o vídeo das lanchas HT? Então, nada mais justo do que falarmos um pouquinho a respeito de onde estou nesse momento do Fly Bridge, bem da ponte de comando.

Então, nesse momento vou apresentar para vocês o que são os pontos que vocês precisam focar, que vocês precisam analisar na escolha do melhor projeto com o Flay bridge, que é na realidade, um dos grandes sonhos de consumo da maioria dos brasileiros. Claro, existe as pessoas que, quando crescem de barco, tendem a lanchas com o teto rígido, mas a tendência maior do nosso mercado são para barcos com um só Fly Bridge.

Então venham conosco. Não esqueçam de se inscrever em nosso canal, de curtirem nosso conteúdo e ficarem até o final do vídeo, que eu tenho certeza que alguma informação aqui será útil com certeza para o seu uso.

Bom, agora aqui, já na posição de pilotagem, falarei para vocês o primeiro item e para mim é o essencial. A premissa básica de tudo. Quando nós falamos de uma embarcação, o que seria isso a uma vedação? A navegabilidade dessa embarcação? Ou seja, qualquer barco que você tenha o Fly Bridge, você é obrigatoriamente a está deslocando o centro de gravidade deste projeto, então a lancha precisa ter métricas para isso.

Ela não pode ser um barco com uma boca muito estreita, porque eu começarei a ter uma movimentação lateral ou de repente, até mesmo um barco com uma distribuição de peso errada, aonde eu começo a ter uma navegação do barco em topada. Claro que existem várias outras métricas que envolvem a questão do projeto, mas esta é uma preocupação que toda pessoa que buscar um barco com Flip Bride deve ter.

A lancha deve navegar bem e claro, para quê? Disso? Para mim, acrescentar os pontos positivos de Star não brinde. E aí nós entramos no nosso segundo item, que é a visibilidade, visibilidade, a posição de comando, porque isso é essencial também. Quando eu venho para um fly bridge, eu começo a ter mais. Eu tenho mais controle. Eu consigo ter mais visibilidade.

Eu consigo ver as duas laterais da embarcação num projeto como esse que nós estamos aqui agora. Eu consigo ver até a âncora da embarcação. Então eu consigo acioná-lo aqui no Fly, sozinho, sem precisar de um apoio. É a mesma coisa para puxá la. Eu sei o ponto que ela chegou, se ele está virada ou não. Então a visibilidade é fantástica.

Tanto é que vocês vão observar que lanchas com fly, muitas vezes as pessoas acabam pilotando de cima, mesmo numa situação de chuva, uma situação de mar ruim ou uma situação desconfortável. Exatamente por conta disso dá visibilidade. E quando nós falamos da visibilidade, nós temos o posto de comando, porque o posto de comando tem que ficar o mais à frente da embarcação, mais a proa da embarcação possível está paraquedista.

Exatamente porque o barco ele tende a estar se deslocando para a frente e para a frente. É exatamente onde eu terei a minha maior visibilidade na embarcação e não saindo da posição de comando, nós já temos. Agora o nosso terceiro item, que seria o que é a posição, o ângulo do nosso painel. Por quê? Dependendo, a gente tende a sair na parte náutica, em dias ensolarados, em dias quentes.

Então, o painel ele também não pode ser muito grande para que não prejudique essa visibilidade, que é o item que eu acabei de citar. Ele também não pode ser muito pequeno, porque eu tenho equipamentos. Eu tenho itens que são essenciais para a minha navegação. Atualmente, apesar de só com uma bússola e uma carta náutica a gente já conseguir ter uma navegação e satisfatória.

Agora, o ângulo do painel é uma coisa extremamente importante também porque, dependendo da claridade, a fonte de luz, se o painel for muito angulada, eu tendo a ter reflexo nos meus equipamentos, por mais que sejam os mais modernos possíveis com telas anti-reflexo, lembrem se que nós estamos num ambiente extremamente ensolarado, num ambiente extremamente aberto, ou seja, eu vou ter reflexo.

Então ela precisa ter o ângulo correto para que na hora da navegação eu consiga bater os olhos e consiga ver meus equipamentos. Consiga ver. RPM de motor, a parte de combustível. Ter acesso a cartas de navegação. Então eu tenho que ter as informações à mão e com uma boa visibilidade também. E agora o quarto item, mas não menos importante, mas talvez que as pessoas não se atentem tanto, é a parte da cobertura, porque disso, pelo nosso clima, é algo que é essencial.

De novo, nós saímos em dias ensolarados, em dias quentes. Então, a maioria das pessoas, a maioria das pessoas que vão navegar a bordo, elas gostam de ficar na sombra. Claro, é legal ter um ambiente de sol, um solário. Mas não se esqueçam que vocês precisam ter um flash então maior para que comporte esta área, porque com solário ele não terá o mesmo aproveitamento de espaço do que um sofá e para isso a cobertura ela precisa dar suporte a esses ambientes.

Então, hoje em dia está muito na moda. O teto rígido que é uma solução interessante. Mas ele tem que obedecer esses itens também. Ele tem que proporcionar a maior cobertura possível e a questão de altura, o pé direito. Aqui, nesse caso, eu tenho um metro e 80. E reparem o pé direito que eu tenho em tudo foi eu consigo me movimentar porque isso é normal.

As pessoas estarão utilizando a embarcação e ninguém fica parado. Durante a navegação, as pessoas se locomovem, vão mexer aqui na parte de cima, pegar uma bebida. Então é normal servir alguém. Então não pode ser algo que me incomode dentro da minha utilização.

O quinto item é algo que eu imagino que vocês nunca imaginaram, mas vou mostrar para vocês só que, antes disso, não se esqueça de nos seguirem e de curtirem esse conteúdo. Então, pra isso, apesar de eu estar falando do fim do iate, nós teremos que descer comigo.

Então, aqui, já na parte de baixo da embarcação, na praça de popa, nós falaremos a respeito exatamente disso que eu acabei de fazer do acesso. O acesso ao Fly é algo também extremamente importante, porque em uma manobra eu tenho que jogar um cabo. Eu preciso colocar uma defensa ou até mesmo dependendo das pessoas que estiverem a bordo da embarcação e muito mais fácil para acessarem esse ambiente.

Então eu preciso de uma escada que não seja uma escada tão íngreme na vertical. Ela precisa ser uma escada confortável no lugar correto. Ou seja, ela precisa estar na praça de popa. Já vi alguns projetos hoje que estão colocando na plataforma de popa. Isso não existe. Você precisa poder ter acesso para o fly e descer do fly durante a navegação e para isso, um lugar que esteja seguro, que é exatamente nesse ambiente.

Você precisa ter passagens para que, mesmo com pessoas utilizando esta área, você consiga se locomover. E ainda sobre esse tema, os degraus precisam ser do mesmo tamanho. Parece básico, parece lógico. Mas, acreditem, não é. E isso causa uma confusão mental gigantesca, porque se você tem degraus de tamanhos diferentes ou com espaçamentos diferentes, você tende também a ter uma possibilidade de um acidente muito maior.

O sexto item da nossa relação é aí extensão do fly e para isso mudamos de embarcação para deixar ainda mais evidente essas diferenças para vocês. Agora, quando falamos desse item, é interessante mostrar para vocês aqui o que seria o correto no final do Fly. Dentro do projeto, que seria um projeto ótimo, ele tem que se estender até o final.

A última posição do assento da praça de popa. Então, reparem que nessa lancha nós temos aqui um ângulo reto que segue desde o final do fly até a última posição do assento. Para que isso? Porque a partir desse momento eu consigo ampliar o meu espaçamento no fly. Eu consigo ter uma área maior no fly. Agora, reparem que para fazer lo dentro de um projeto correto, nós não podemos ter aquelas estruturas de popa que em alguns barcos até nós apelidamos de forma carinhosa como os pode descer, que são as duas laterais, aqueles ferros que servem de sustentação para o fly.

Mas quando nós temos um projeto bem feito, bem planejado, da parte de engenharia, vocês reparam que não há a necessidade de tê-los. E qual é a diferença que faz não ter essas estruturas? Bom, é total. Primeiro porque nós vamos navegar em lugares maravilhosos, com clima, com clima maravilhoso, como já foi citado. Então, a partir do momento que eu tenho estruturas verticais nesse ambiente, eu tendo também a prejudicar a minha visibilidade.

Outra coisa na parte funcional, em algum momento eu tenho que jogar um cabo e eu tenho que dar um suporte para alguém que está na popa da embarcação. Então, sempre que eu tenho uma estrutura, ela me causa um certo desconforto dentro da embarcação. Quando nós falamos desse ângulo do fly, reparem também que facilita. Quando nós falamos do fechamento de popa esses barcos, nós conseguimos fechá-lo aqui na totalidade e mesmo num dia chuvoso, em um ambiente onde não esteja tão agradável, as pessoas conseguem usar esse ambiente em sua totalidade.

Ainda tratando sobre este assunto, podemos ainda citar a questão do Stolbag, que seria Stolbag é uma marca, mas que na realidade seria o todo de polpa. E aí vou mostrar para vocês aqui o diferencial, porque quando eu estendo o foi o máximo possível. Eu também consigo ter os Stolbag na extremidade da embarcação e com isso eu terei a maior área de sombra possível fazendo o meu churrasco na sombra.

Então, aqui reparem que como eu estou o BEG, eu nem está totalmente aberto, mas por estar na extremidade, olha a área de sombra que ele me proporciona. Lembrando que este ambiente na maioria das lanchas é o local onde nós faríamos o churrasco. Então, eu consigo fazê lo totalmente na sombra e até utilizando esse ambiente como uma prainha. Ele funciona muito bem e tudo isso proporcionado pela forma como o sétimo item da nossa listagem são as acomodações do Fly e para isso nós não podemos perder as nossas outras premissas, que são a parte de passagem a bordo, o deslocamento nosso, a acomodação das pessoas, a otimização desse projeto, lembrando que as pessoas não ficam sentadas, então

eu preciso conseguir me locomover com tranquilidade. Lembrem se também que quando você, quando nós falamos a respeito de Flight Breed, nós estamos a uma divisão de espaço. Então, normalmente há pessoas na parte de baixo e há pessoas também na parte de cima. Então não adianta nós, com aquele sonho almejando um flyboard, nós temos uma área aqui que seja de pequeno porte, aonde fica só o piloto e mais duas, três pessoas.

Porque você está colocando as pessoas de castigo para navegar. Então eu preciso ter uma boa área de acomodação, aonde os meus convidados ficaram de uma forma confortável, curtindo esse passeio e conseguindo interagir entre si. Aqui nessa lancha, vocês vão reparar que nós temos um teto rígido e um rádio top. Assim como já citei na questão de sombra, vocês vão reparar que o sofá está posicionado nessa área de cobertura e nós temos uma área de sol aonde ficaria solários.

Isso é muito comum para os barcos com ar de top, mas aguarde. Nós já chegaremos nesse assunto. Mas tratando desse item, nós podemos puxar nossos próximos dois itens. O nosso oitavo item seria a respeito dos acessórios, porque, por ser um ambiente a mais, nós conseguimos trazer itens de conforto para esse ambiente. Então vocês já devem ter visto em algumas imagens aonde eu mostro pia, geleira a explica aqui a mesma coisa e nós teremos também a opção de colocar em barcos como esses churrasqueira.

Temos barcos de maior porte e onde nós temos jacuzzi. Então a diversas opções para que propiciem uma boa utilização desse espaço. Mas lembre se por mais que você queira um barco tecnológico, um barco aonde você coloque o máximo de itens possível, ele não pode prejudicar a sua utilização. É o nono item que eu diria também ser essencial para a nossa utilização.

E isso eu não sei se vocês repararam durante a minha fala e a minha movimentação é não ter desníveis, não ter degraus nesse ambiente. O fly de uma embarcação, de um bom projeto. Ele está em um ambiente único, porque é disso. O degrau, por si só, já divide as pessoas. E lembrando que, pela movimentação, pelo balanço lateral, se você tiver desníveis, a tendência de um acidente ou de qualquer tipo de problema, ela é muito maior.

Então, vocês observam aqui que a gente consegue andar por todo o Fly com uma facilidade muito grande. Se ele tivesse movimento com estabilizador sem estabilizador, e isso é indiferente. O projeto, por si só é bom, é o nosso décimo item e o último. Agradeço a vocês por terem me acompanhado até aqui. Não se esqueçam de se inscreverem no nosso canal, de curtirem o nosso conteúdo e de dar sugestões a respeito de itens para que a gente possa fazer mais vídeos como esse.

É agora o ponto que muitos talvez esperavam. Nós vamos falar a respeito do Rádio Top. Então, o que estrutura rígida, um teto rígido que nós temos no fly é o que você deve se atentar em um barco que tenha o ar de top. Primeiro, a questão das estruturas. Então, um barco com rádio topo. Ele tem que ter o menor número de estrutura possível, sendo que tenha a maior, o maior aproveitamento, a maior área de sombra.

Então, por que disso? Novamente, movimentação, visibilidade. Então, estrutura a bordo. Ela é sempre ruim quando nós pensamos a respeito de um projeto, do que seria um projeto ótimo. Então, aonde elas estão posicionadas? Neste caso, aqui em específico, elas não atrapalham a minha utilização. Outro item interessante que a respeito do teto é a parte de engenharia, porque disso o teto.

Vocês têm que lembrar que no barco a gente briga contra a parte em peso. Então, eu tenho que ter o menor peso possível para que eu tenha também a menor estrutura possível com que o barco trabalhe de forma única e que me propicia segurança em qualquer condição de navegação, com ventos fortes, com ondulações laterais para que ele trabalhe de uma forma única.

É um outro item que eu confesso para vocês, que eu acho muito bonito, mais até, talvez uma dica. O que tem saído hoje na indústria são tetos fechados como este. Vocês vão reparar que a maioria das marcas, elas têm a opção do teto com abertura central, até de forma elétrica. É muito bonito e há opções com vidro. Todavia, assim nós temos que pensar na parte de utilização e na parte de utilização.

Quando eu tenho abertura, eu tenho um nível maior de ruídos na embarcação durante a navegação e a maioria das pessoas não utiliza porque por conta da exposição solar, no caso da exposição solar, ela é em excesso. Então vocês vão observar que a maioria dos barcos que têm aquela abertura de teto nunca usam, sempre ficam fechados. É o caso do vidro.

Aí é uma outra preocupação que eu tenho. Muito de vocês que estão assistindo aqui já tiveram acesso a carros com teto solar. E vocês sabem que com a exposição de sol, ela se amplifica com a questão dos vidros. Lembrem assim é quente, precisa estar ventilado. E quando você pára, talvez seja um pouco incômodo. Então, hoje uma tendência de mercado são os tetos fechados.

Pessoal, só tenho a agradecer vocês por terem me acompanhado até aqui. Obrigado por mais um vídeo aqui conosco. Espero que tenham gostado e não se esqueçam. Navegar é saudável, navegar é preciso até a próxima.

 

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