MAR DE AMIGOS – BARCO TEM SETA? COMO SINALIZAR A SUA MANOBRA? – 20/04/2023

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS 
Bem vindos ao mar de amigos! Hoje vamos falar sobre um tema extremamente interessante. Veja bem, barco não tem seta. barco não tem luz de ré, barco não tem luz alta nenhuns baixa. Portanto, como que faremos as nossas manobras para que as outras embarcações possam entender o que nós estamos fazendo? Então isso existe, isto é uma realidade. E dentro inclusive daquilo que ocorrer num acidente, é o depoimento que será prestado perante as autoridades.

Não será extrema mente fundamental para que a empresa de seguro possa lidar? Exatamente a garantia e você possa ter razão sobre o procedimento seu de manobra para tranquilizar. Eu acho que todos nós já entendemos que temos a bordo aquilo que chamamos de que buzina. Não buzina, não temos a bordo. Nós temos o que chamamos de apito ou apito que já falamos anteriormente em nosso em nossos vídeos, exatamente, que é aquilo que nós chamamos quando a buzina.

O apito é uma forma que nós temos de nos comunicar a bordo. E este é o apito. É o apito que nós temos internamente, que todo marujo ele tem isso daqui, geralmente pendurado, tem essa corrente. É que aqui ele vai fazer a forma sua de comunicação, não é? Este é o apito, o apito de bordo, este apito que todos nós, às vezes em cerimônias, em questões de dia de uma repartição de marinha, vocês vão ouvir o apito.

E esse apito, ele é tido como o apito curto. É o apito com uma duração de até um segundo. É o apito curto e temos o apito longo. O apito longo tem uma duração de até 4 a 6 segundos, então ele é mais longo, chama, e este é o apito longo. Então, em cima dessa forma, da duração do apito, é o que nós vamos transpor para os nossos barcos para emitir aquele som que vocês até então conhecem como buzina.

O barco buzinou, o barco buzinou. Isso quer dizer que o barco apitou, ou seja, a embarcação dentro de uma operação de manobra, que essas manobras nós teremos manobras que seriam de advertência, porque um barco quando ele vira ele, ele está guinchando. Quando eu estou ganhando o barco, estou mudando de direção. Se fosse em um automóvel, teria que estar dando seta.

Só que aqui nós não temos seta. Nós temos que aqui orientar o para que bordo. Nós vamos guinar o que nós queremos fazer. Só que isso tem que avisar com antecedência de que forma com os apitos eu tenho aqui. Vocês se recordam que o primeiro bordo da embarcação é o Boreste? Boreste é o bordo de e esse é o primeiro bordo da embarcação.

Aí nós temos aqui o segundo bordo da embarcação, que é o bom um bordo, o bombordo, o segundo bordo da embarcação. E aí nós temos a popa, que seria a ré da embarcação. Então aqui nós temos boreste, bombordo e ré. E dentro dessas posições, o que acontece inicialmente, nós temos a nossa manobra de advertência. Eu estou entrando numa região portuária, estou entrando ali no canal para chegar na minha Marina.

Estou num local que tem um tráfego intenso de embarcações e aí eu vou guinar para boreste primeiro bordo, por exemplo, ou guinar para boreste. Eu vou entrar aqui para boreste. Então o que acontece? Eu vou fazer uma ação rápida e um sinal de advertência O que eu vou fazer para boreste? O primeiro bordo? Um apito curto. Eu estou.

Guina indo para boreste. Tá aí eu de repente Não, não quero guinar para boreste. A minha Marina não fica desse bordo aqui para esse lado do canal, então eu vou guinar para bombordo, então para bombordo e são dois apitos curtos, então um boreste, dois bombordo, ok. Só que isso daqui é algo que nós temos que sinalizar com antecedência, não é guinar e depois sinalizar.

Primeiro a gente sinaliza e depois a gente guina Tá. Agora vem vindo um barco, vem vindo uma embarcação que está se aproximando da minha e ela deve me ultrapassar. Ela está com a velocidade superior à minha. Então nessa ultrapassagem ela deverá sinalizar porque quem estava antes tem a preferência na manobra. Tá, Desde que quem está a ré ele tem que sinalizar qual a sua intenção.

São de manobra. Então quando eu falo em intenção de manobra, eu vou dar um alerta O que é o alerta? É o apito do carro, que quer dizer é intencional no ultrapassar tá ok. Então são dois apitos longos, tá? Olha lá dois apitos com ou com a duração de 4 a 6 segundos cada um. O que ele acabou de dizer que ele intenciona ultrapassar por onde o boreste aqui pelo bordo?

O meu boreste? Ok. Se ele tencionasse ultrapassar por bombordo, seria o mesmo procedimento. Ele tem que dar primeiro o alerta intencional ou ultrapassar dois apitos longos seguidos de dois apitos curtos, o que quer dizer que ele vai ultrapassar aqui o porque bombordo. Ok. Agora se eu falar mais em ré, não existe outra passagem de ré, né? Nós só temos isso na passagem, ou por boreste ou por bombordo, tá?

Então vamos admitir que eu, na manobra de chegar até minha Marina, eu agora fosse dar ré. Ou seja, eu parei e vou ter que fazer uma manobra aqui. Eu vou dar a ré, o que é ré? Eu tenho um apito curto para boreste, dois apitos curtos para bombordo. Agora é ré. Nós temos três apitos curtos, três apitos curtos.

Quer dizer que a embarcação vai dar seguimento a ré? Ok? Agora não existe outra passagem de ré. Então nós temos exatamente a pessoa que está ouvindo, ou seja, o outro barco está ouvindo a minha intenção, está vendo as minhas comunicações sonoras para fazer a manobra. Então quer dizer, se ele entendeu a manobra, ele vai emitir um apito longo, um apito curto, um apito longo, um apito curto.

Quer dizer, eu entendi a sua intenção de manobra, Ok? Fantástico. Então eu dou sequência. Ok, tá, mas se ele não entendeu a minha intenção de manobra, ele vai dar cinco apitos curtos. Ele vai dar cinco apito curto desesperadamente. Ele vai. Tá para quê? Para que você exatamente tá? Repita a tua intenção de manobra, tá? Então nós temos essa comunicação que deve ser feita com antecedência, tá?

Então, no caso, nós temos, por exemplo, aquele a que todos já assistiram, aquele filme do Titanic. Então tem lá o ator principal na proa do barco, o tal do navio. E ali tem aquele apito longo do navio. Aquilo ali não é pra dar tchauzinho ou pra pousar para as câmeras. Aquele apito, ou seja, o apito longo, não é?

É intervalo, não superior a dois minutos. Quer dizer que é uma embarcação. A propulsão mecânica em movimento, Tá, e isso é pra sinalizar que aquela embarcação está em movimento, então que todos acabam fazendo uma associação na hora da partida do navio, mas o navio em movimento ele vai emitir esse esse tipo de sinalização sonora, Tá, Quero lembrar vocês que além da sinalização sonora, nós também temos a sinalização luminosa.

Ah tá, mas essa sinalização luminosa não é assim algo tão usual no nosso caso de barcos de lazer, porque eu tenho que ter um timer maior. Não é o strobo que nós temos no nosso barco, porque o strobo ele tem uma sequência luminosa e geralmente o nosso aquele emite constantemente aquela sequência luminosa. Então nós também temos uma sequência luminosa que é a de um segundo.

Também tem a sequência luminosa, que é de 4 a 6 segundo. Então é aquele facho que é que fica aceso por um período maior. Depois ele apaga. Tá então esse facho luminoso, essa sequência luminosa que é para ser acompanhado em caso de falta de visibilidade e é geralmente utilizada nos navios. Aqui no Brasil a gente não utiliza a embarcações em condição de mau tempo, de nevoeiro ou mesmo à noite, então isso não é tão empregado.

Mas a parte dos apitos, que são os sinais de advertência, esses sinais deverão ser constantemente utilizados, embora as pessoas até acabam decorando para poder passar em prova de habilitação. Mas não coloque em prática no dia a dia e isso acaba atrapalhando bastante a comunicação. A gente vê às vezes as pessoas em vez de estar tendo uma cordialidade, acabam tendo algumas divergências, porque um acha que o outro não sinalizou que o outro fechou, ele que não passou ou acaba tendo um acidente por uma falta de comunicação.

E para isso essa comunicação, ela vem através do apito, esse apito aqui tá, ele é algo que é exatamente para você interromper aqui na ponta aqui dele, aqui pra você, aqui interrompe a duração do som, Tá? Então este é o verdadeiro apito marinheiro que muitos chamam de buzina, naquele caso dela ser mais imponente. Então isso daqui é uma forma de comunicação.

Então, enfim, o que eu queria hoje é passar para vocês um pouco da sinalização sonora. É claro que existem várias outras regras. Essas regras, elas são compostas dentro do repeat repeat, que é o regulamento internacional para evitar abalroamento no mar. E o RIP 72 quer dizer que em 1972 nós tivemos um acordo internacional para que essas regras de governo e navegação fosse implementada entre os 183 países.

Então, isso é muito interessante, porque amanhã ou depois, se você tiver em qualquer local, você poderá navegar e até interpretar o que as embarcações possam estar fazendo e até no caso, caso ocorra um acidente. Você até tem a sua consciência que você sinalizou que o outro não entendeu sua intenção de manobra e às vezes nem tem conhecimento do que se trata essa essa sinalização.

Então pessoal, espero que tenha contribuído, Espero que vocês tenham sugestões para nos passar, que dê o seu gostei, que se inscreva em nosso canal e que enfim, lembre se sempre que navegar é saudável, navegar é preciso. Vem para o mar, vem navegar.

 

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