MAR DE AMIGOS – BALIZAMENTO LATERAL – 12/01/2023

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bem vindos ao mais novo episódio do Canal do Mar de amigos. Hoje teremos o tema de balizamento, ou seja, o conjunto de auxílio à navegação que existe no mundo todo. O balizamento que nós temos aqui na nossa costa, que é do Iala bravo, que é válido para toda a América. Então, quando um navio está chegando numa região portuária ou para ele fazer a identificação confrontamento de pontos de perigo ou o alinhamento da sua rota, ele vai encontrar pontos notáveis aqui na região de Santos. Primeiro nós vamos ter o farol da Ilha da Moela, que já visitamos anteriormente e é ao mesmo tempo. O farol é um farol de aterragem que tem um alcance com 40 milhas de alcance. Então os navios o usam até a aeronaves. Usam esse farol como referência para suas navegações. Aí, para Entrar no porto, nós teremos o conjunto das boias, balizas e a essas essas marcas que também existe até em pontos fixos na costa, é o conjunto do balizamento. Se fosse na Europa, nós teríamos o balizamento do Alpha lá. Mas todo esse balizamento ele consta nas cartas náuticas e nos equipamentos de navegação, como GPS. E com isso nós temos aqui o nosso grande amigo, o nosso consultor técnico da Marineexpress, que vai nos mostrar o que nós vamos visualizar agora aqui no canal da entrada do Porto de Santos.

Byra de novo. Bem vindo aqui conosco. Vamos lá! Então vamos lá. O que nós temos aqui na tela aqui, desse nosso aparelho aqui?

UBYRAJARA VENTURA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Mais uma apresentação do nosso Ploter com a nossa localização. É aqui o balizamento de entrada, que é regularmente utilizada pelas embarcações portuárias, navios, supplies. O pessoal também da salvatagem, sempre utiliza isso aí. Os práticos que a gente está em direção ao balizamento para mostrar para vocês a visualização até da nossa câmera acoplada a esse display, que pode dar ao que é melhor uma melhor visualização até a noite. Ela enxerga de dia, mas a noite ela também dá uma boa visualização.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Byra só um minutinho. Aqui nós estamos vendo aqui um ponto . A gente está aqui e tudo aquilo está em movimento. Isso daqui.

UBYRAJARA VENTURA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Até junto com esse aparelho nós temos o acesso. É como se fosse o transponder do avião. Ele localiza as demais embarcações que estão lá, ao redor da sua área de localização, no visual, ele te dá o relatório daquela embarcação. Se vocês olharem no horizonte, nós temos dois navios zero, esse aqui que está mais próximo e aquele triangular, esse eixo na proa, até o rumo que eles estão fazendo ou está saindo do canal, está entrando um canal.

Mas pra você saber mais informações, esse navio é só você colocar em cima do navio, cravar em cima. Ele te dá o navio de carga e uma série de informações sobre esse navio. Você pode visualizar todas as informações do nome do navio, motorização, latitude e longitude. Ele está também, está tudo aqui e ele lá também está nos vendo dessa forma.

Se a bandeira estiver com o plotter, ele também é ligado. Ele vê que nós somos um barco de esporte, recreio, então praticamente não através de s. É pra essa finalidade.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E aí inclusive à noite, porque você vai estar avistando apenas as luzes de navegação e que no caso aqui, nós estaríamos avistando a luz verde dele e ele estaria avistando a nossa luz encarnada, não só vermelha. Então o que vai acontecer dentro dessas informações que se acabou de mostrar? Ele vai ver a capacidade que a nossa embarcação é, ou seja, um barco de menor porte que até.

Ou seja, se nós fôssemos um navio como ele, nós teríamos preferência lá, porque nós estamos vendo.

Verde dele enquanto ele estaria vendo o nosso Encarnado. Mas aqui agora nós ganhamos. Ele ganhou a preferência e pode disputar com o MV. Tá certo? Então vamos pra frente.

Então, como eu estou explicando No Ya Lab e à la Bravo, nós temos as boia. As primeiras boias são as laterais, são as boias que delimitam o canal por onde as embarcações vão conseguir adentrar. No porto, consegue? Durante esse balizamento lateral, sei lá. Lá b ele começa com as boias, primeiras boias vindo do mar, as boias encarnadas são as boias encarnada e essa é a boia, a número um do porto de Santos, que aqui no caso, nós vamos aqui buscar a informação aqui na tela.

Vamos ver aqui o que esse recurso daqui sobre essa boia boia um a isso aí. Na sequência nós vamos encontrar a boia verde que é a boia número dois, que é a boia, para que nós possamos nos identificar como o barco tem. Tem as luzes verde por boreste e encarnada por bombordo. Então no balizamento e a la bravo nós temos que entrar descasados.

Em relação as luzes de navegação, eu tenho aqui a luz do meu barco, que é a verde que está aqui a boreste da eu vou deixar por boreste a boia encarnada e vou deixar por bombordo a boia verde, tá? Então eu vou buscando sempre alinhar. O meio do Canal Verde está.

UBYRAJARA VENTURA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Atrás do.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Navio agora o navio ali. Nós temos um navio que está saindo do por a paródia na proa do navio. Eu tenho a boia número dois, que é a boia verde, então podemos mostrar que é um canal que não é um avenida estreita. Nós temos aqui um canal bem amplo. Olha a distância que nós estamos entre a boia um e a boia dois.

Então passa tranquilamente aqui. Dois navios podem se cruzar, deixando cada um pelos bordos. Então, com isso, não teremos um risco de colisão. Se eu estivesse navegando na Europa, eu iria entrar casado lá. E, ao contrário, a primeira boia da entrada de um porto na Europa ele vai ser a vai ser verde com o verde. Ou seja, a boia número um seria verde e não encarnada.

Por que nós falamos de encarnado e não vermelho? Porque o termo encarnado é representado na própria cartografia. No piloto do GPS, a sigla asinha, vem a letra T de encarnado, para não confundir V com v, v de verde e V de vermelho. Então é adotado o termo português encarnado cor de carne vermelha. Olha aí.

UBYRAJARA VENTURA – REPRESENTANTE MARINEEXPRESS
Se a câmera que está identificando a visualizar dentro da boia você é a identificação da boia.

JOÃO ROBERTO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Que nós temos pela proa. Nós temos uma boia ali que vai ser a três. A boia número três e lembrando que esses balizamento eles podem ser cegos ou luminosos. Nesse caso de um porto da importância do Porto de Santos, nós temos o que é o balizamento luminoso. Então ele tem as lâmpadas correspondente à cor das suas boias e essas lâmpadas têm uma sequência de lampejos, já que isso também está tudo representado na carta náutica na tela do GPS.

Ou existe também uma lista de faróis que você acaba conseguindo também fazer? Esse estudo da navegação também faz parte do conjunto de auxílio à navegação boias que são de outras cores, uma boia amarela, uma boia amarela e de cabo ou de dutos submarinos que estão submersos, que são locais que inclusive é proibido fundeio e proibido pesca de arrasto e proibido determinados tipos de operações que podem danificar o sistema.

Então nós temos um emissário submarino, temos cabeamentos, dutos de dirigir e combustíveis. Que isso daqui vai ser apresentado em boias do balizamento do Yala? Também. Mas são balizamento que não são laterais, são balizamento que são apenas para indicar se naquele trecho tem algum tipo de objeto e tem que ter atenção, inclusive quem está acostumado a competição de regata.

Então, quando você fala montar boia, você fala deixá-la para sempre deixar. Quando você deixou ela pelo seu través, está deixando a boia pelo meu través, pelo meu bordo de boreste. Já não é que eu estou de novo aqui uma boia no balizamento lateral encarnada, já que essa daqui a boia número três. Então observe que ela está a emitir a sequência luminosa dela.

E essa sequência luminosa a vela é o DNA da boia, porque cada um mandar que fica apagando e acendendo como luzes de natal, lá ela vai acender e apagar dentro de uma sequência que todo navegador tem que ter. Um cronômetro tem que contar para ver dentro de quanto, em quanto tempo que ela vai dar o sinal luminoso. Então, esse sinal luminoso dá para identificar se a boia número três?

Se eu estou no rumo certo, eu estou entrando, certo. Se eu entrasse errado, ele ia bater e ia. Se calhar o barco também, porque eu tenho uma via demarcada. Se você olha aqui no GPS, aqui você está vendo ou você está vendo aqui uma avenida com a vida demarcada, dá para você não sair fora dessa avenida. Você tem as boias e a boia seria o acostamento.

Está ali. Eu tenho o acostamento que eu vou deixar esse acostamento por bombordo e desse lado eu vou deixar o acostamento do boreste, porque o balizamento, se você tem o lateral, você tem o Cardinal Cardinal. Ele vai te indicar um setor, vá você passar ao sul da bóia, você não pode passar ao norte da bóia. Você tem o balizamento de perigo isolado.

Se eu tenho uma pedra, eu tenho uma coisa. Isso é um perigo isolado, mas é uma boia só. Agora, as que eu vou encontrar no balizamento lateral e para indicar a entrada e saída de uma região portuária lá. É isso que nós estamos tendo aqui agora.

A dica que eu dou para o navegador é.

Primeiramente toda a informação e nós teremos o conjunto de auxílio à navegação. E para quem está vindo do mar, está vindo, está chegando ao continente, está chegando a uma região portuária. Então o que ele tem que ter informação? Aquele, o que é que ele vai ver? Primeiro ele tem que buscar qual é a primeira boia, qual é a segunda boia?

A terceira boia? Tá, porque nós temos canais balizado com 50 a 60 bóias, cinco balizas e você vai criando uma avenida na qual você tem que ficar seguindo para que você não pegue o banco de areia, você não tenha o perigo sobre qualquer embarcação. Pode se deparar aqui no nosso país. Não é em todos os locais que nós encontramos, mas nos principais portos já temos o balizamento dentro do IAP Leal, a Bravo e infelizmente nós não temos em outras regiões.

Então esse é o mais regiões carentes que às vezes a pessoa coloca o bambu lá demarcando que a área rasa então é. São coisas que a gente vai ter que conviver no dia a dia, mas sempre com muita calma, verificando antes da da aproximação do continente, porque você pode se deparar com uma pedra, pode se deparar com uma laje ou pode se deparar com o relevo, seja com o mar como uma coroa, ou seja, mais é o que o pessoal, tanto.

Bom pessoal. Estamos chegando a mais um final aqui desse nosso nosso tema e espero que tenham gostado. Curtam o nosso canal, apresente só sugestões e não se esqueça. Navegar é preciso, navegar é saudável. Mais uma sugestão se vocês acharem interessante para algum momento, tenho de fazer a matéria sobre a preferência de dentro da regra de navegação, que são as embarcações, quem tem preferência sobre quem e porquê já então vem conosco navegar é preciso, navegar é saudável ou navegar é saudável.

Navegar é preciso. Mas continue ampliando o nosso Magalhães. Obrigado. Até aqui.

 

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