Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. Hoje falaremos sobre a questão de resgate. Resgate de cascos naufragados e para isso, vou contar com o nosso amigo aqui, Flávio Alcântara, que é o grande resgatador dos barcos que cometeram algum tipo de excesso Flávio. Tem condição de você falar um pouquinho para a … Continued
MAR DE AMIGOS – ÂNODO DE SACRFÍCIO! PARA QUE SERVE? QUANDO TROCAR? – 14/03/2024
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Sejam bem vindos a mais um mar de amigos, mais uma vez aqui no estúdio da TV Boat. E hoje para falar de mais um assunto importante, afinal de contas, todos que já tiveram o primeiro barco já receberam uma ligação do seu mecânico falando Olha, o seu anodo está deteriorado. E aí? Afinal de contas, o que é esse anodo?
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E para falar a respeito, mais uma vez, Guilherme, que é o cara aqui da Volvo e eu já reparei que você já posicionou aqui um lugar pra gente falar um pouquinho mais. Você acredita?
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Primeira pergunta o que é uma onda, né?
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Bom, um anodo. Basicamente ele é um metal de sacrifício, então por isso que o nome dele já é a luta de sacrifício. Ele se sacrifica para que outros metais presentes no sistema de transmissão no sistema de propulsão da embarcação em geral da embarcação se consuma no lugar dos metais mais nobres, então é para isso que ele serve. O anodo está aqui para se corroer, para se sacrificar pelo outro, que é mais importante que.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então, quando a gente vê que ele está assim com esse tipo de aparência, isso é um bom sinal, não é um mau sinal.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Exatamente, isso é um bom sinal. Se ele está sendo consumido, está cumprindo o papel dele. A gente só precisa ficar atento se isso está acontecendo muito rápido ou muito lento, porque isso pode ser um indicativo de pequenos ou grandes problemas.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A gente sempre fala a respeito. Você pega veleiro, lanchas, embarcações, gasolina e motores de popa. E o anodo são diferentes.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
O princípio dele é o mesmo anodo Está sempre a se sacrificar. O que vai mudar é o formato aonde ele vai posicionado. Por exemplo, aqui a gente tem um anodo de eixo de galinha. Esse aqui é um anodo de rabeta, tá, esse aqui é um anel do de espelho de rabeta. Então a gente tem alunos de casco, a gente tem anodo de leme, então tem anodo de rabeta de hélice igual a gente pode ver que não, ele se fod.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Então os alunos, eles vão estar posicionados de acordo com o local onde ele foi projetado para estarem protegendo um determinado item do sistema.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Existem materiais distintos para anodo, Por exemplo, eu tenho um barco e região de água doce e barco pra região de água salgada.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
As ligas elas mudam de acordo com o ambiente onde vai ser usada a embarcação. Então embarcações de água doce, como a eletrólise na água doce é menor, a gente usa a liga de magnésio. Já na água salgada usa se o zinco ou alumínio, que são mais adequados para aquele local onde tem a eletrólise mais acelerada.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Bacana, então, mas aí quando eu pego um barco zero, então eu tenho que informar qual seria a região que eu vou navegar.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
É isso. Quando a gente faz uma entrega técnica de uma embarcação nova, a gente sempre vai para o local onde a embarcação está. E a gente tem que fazer essa verificação, porque é muito importante que o anodo aplicado ali, naquele naquele sistema, seja o ideal que o adequado para aquele meio onde o barco vai navegar.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Guilherme Essa é uma informação muito legal que eu vejo que tem muita gente que quando, principalmente barcos de pequeno porte, o pessoal tenta pegar um barca de represa porque o barco teve um fala assim pouca ação de oxidação, mas então quando faz isso tem que tomar um pouquinho de cuidado com relação aos anômalos.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
A oxidação ela existe tanto em água doce quanto água salgada. Então o barco veio de John Paul comprou o barco numa represa ótima, um barco muito bom e vai trazer pra água salgada. Tem que fazer a troca dos adultos para que o barco agora seja protegido também na água salgada.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu troco eles mais ou menos de quanto em quanto tempo.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
O período de troca num anodo de um ano, sempre um ano. Mas é sempre importante você observar porque esse período pode diminuir, porque, por exemplo, às vezes o barco tá tudo certinho nele, mas do lado tem uma embarcação com fuga de corrente alguma ou problema no seu carregador de energia do cais e isso pode ocasionar uma aceleração na oxidação do anodo.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
E você também precisa observar se ele não está sendo comido, porque se o aluno não estiver sendo consumido, também tem indicativo de que alguma coisa está sendo consumida no lugar dele. É muito importante avaliar, sempre que possível, o estado do anodo, independente do período de troca.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Eu estou dando risada porque assim é um item que vai falar assim que estiver sendo consumido. É bom? Não? Mas espera um.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Pouquinho, é ruim também, dependendo da velocidade, entendeu? E se não estiver sendo consumido também.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Pode ser ruim. Então é uma coisa a ser avaliada.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
É uma coisa que é muito importante e às vezes passa um ano e a pessoa não trocou a todo vapor. Está bonito o anodo ainda. Às vezes ele está com a aparência boa, mas o anodo a gente não mede ele pela aparência. A gente media ele pelo peso. Então às vezes ele está sendo consumido e você não está percebendo.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
É igual esse daqui que eu peguei olhando para ele. Parece um anodo de meia vida para cima inteiro.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Eu vi que ele está bem leve e ele também tem isso. Você olhando mais de perto, ele apresenta corrosões aqui que habituou se olhando de longe. Sim, parece bom, mas não tá legal isso.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Então vocês conseguem avaliar. Só de bater o olho todos os alunos, vocês não chegou na revisão, Você tem que retirar e fazer a pesagem dele.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Na verdade, quando faz a revisão a gente troca por recomendação, tá? Mas é possível olhar sim. Se você faz uma análise mais próxima de ver que ele já está sendo consumido mesmo, então se faz a troca por precaução.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Validade? Não, a.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Validade não.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá, mas.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
É sempre bom. Exação tem aquele tempo a periodicidade que você tem que cumprir, a troca que é o recomendado pelo manual.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
E o barco que não foi utilizado, por exemplo. E sempre vem essas perguntas a pessoa chega, vai falar assim Ah, eu fui viajar, fiquei seis meses na Europa e não usei o barco.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Que fora dado.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Fora da água.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Sim, aí você precisa fazer uma coisa que é muito importante antes de colocar o barco na água, porque é fazer a ativação dessa ajuda, porque mesmo fora d’água, com o contato oxigênio vai. O que está é para você fazer isso. Tanto para embarcações que navegam ou que ficaram sem navegar, é importante fazer ativação, que é feito com uma listinha, botar você, dar uma lixada nele antes de colocar na água, que é para tirar essa película que se forma e que pode evitar que ele faça também.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Tem lá seu papel de pai, é uma coisa besta, pequenininha e tem isso e fala assim ah, não é importante, mas ele pode ali determinar a vida útil do seu motor. Como posso ilustrar um caso aqui até de um cliente que comprou um hélice desse aqui e que com um não trocou no outro? E aí ele foi num campeonato e o tapado era esse, caiu.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
E aí quando a gente foi analisar a gente viu que estava sem uma hélice, ou seja, o anodo foi todo consumido, não fizeram a troca e aí o anodo ou a oxidação começou com meus parafusos que seguram os pinos de fixação do hélice, do kit de paz do hélice. E aí ele foi para o foi um campeonato, perdeu a hélice, entendeu?
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
E aí teve que contratar um mergulhador para procurar. Graças a Deus.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Achou zero que achou.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Achei legal e aí eu recomendei pra ele, Falei não esqueça do anodo, porque o anodo é um custo muito pequeno e ele pode te tirar de uma situação muito ruim e cara.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Guilherme Agora existe uma situação bem interessante, porque a gente acaba tendo os barcos, que são barcos permanente, sem água e essas embarcações eu vejo que o pessoal vem pintando e pintam tudo, pintam eles sim, isso faz aquela lambança. E com relação aos fundos, você faz algum tipo de tratamento neles para um barco? Fica na água direto?
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Exatamente. Aí já tem dois problema, né? A pessoa que pintou lodo é a pessoa que só troca o novo quando vai pintar o fundo do barco. E aí as vezes a pessoa tira o barco da água e já é tarde, já está com hélice, pô, e o eixo já está com corrosão, o leme já está corroído. Enfim, é importante fazer o acompanhamento do consumo danoso.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Não sei quando a pessoa contrata um mergulhador para fazer a limpeza de fundo. Pedi para ele dar uma olhada no estado do mar e sim tentar seguir a periodicidade da troca até um ano e quando for fazer a pintura de fundo, lembrar de isolar parafuso de contato do ano. Outro principalmente que é quem manda pra área de aterramento da embarcação e também isolar o outro, não pintar um outro que não impede a função dele, ele cria ali uma uma capa a protegendo da oxidação.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Não faz sentido.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mas hoje tem tintas que permitem com que o barco fique mais do que um ano na água. Então a recomendação do fabricante é um ano. É isso.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
A recomendação, pelo menos dos equipamentos Volvo Penta. A cada um ano realiza se a troca do ano anos e.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tem que ser no seco essa troca.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Ou ou. A não ser que num caso de um veleiro que não é possível fazer a subida da embarcação, tem lugares aqui na nossa costa que não tem trava ou não tem como puxar. Muitas vezes o proprietário da embarcação contrata um mergulhador para fazer a troca durante a manutenção preventiva. Esses rabetas novas, elas permitem que você faça a troca sem precisar tirar o eles.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Eles são de partidos, então você solta aqui dos lados, faz um coloca assim pela lateral. Você não precisa tirar o eles para colocar uma no outro igual antigamente. As rabetas mais modernas elas não usam o anodo aqui atrás do eixo e quando usam, no caso do veleiro, ele é partido pra você tirar. Então nas rabetas de lancha ele usa essa aqui que fica em cima da defletor e.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Inclui PSPs também possui.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Também possui canudo e ele fica ali dentro.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
A dentro.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Do escapamento.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Que bacana, bacana!
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Poxa galera, olha, eu acho que foi um show, um show aí de informação, tá? Então façam a revisão dentro. Eu acho que é isso que a gente pode deixar de mensagem, né? Sigam o cronograma de manutenção, que parece um item simples.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Mas é simples sim, É sempre importante não julgar pela aparência. Às vezes não está no ovo, parece estar bonito, mas não tá. Então faça a troca e proteja todo o sistema, porque tudo pode.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Esses daqui que você trouxe, todos são usados.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Já esses três são usados. Esse aqui é um que está há muito tempo parado no estoque. Na verdade nem está pra vender. Eu peguei lá nos itens de.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Descarte para.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Mostrar, só para.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Mostrar bacana.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Mas também vendo que ele mesmo fora da água é novo, ele já tá corroendo porque ficou muito tempo sofrendo a ação do tempo.
JOÃO PAULO – CONSULTOR TÉCNICO DE VENDAS
Tá? Poxa, muito bacana meu Guilherme, Obrigado mais uma vez por essa aula. E pessoal, lembrem se isso aqui tudo é feito para que vocês naveguem mais, afinal, navegar é saudável, navegar é preciso. Até a próxima! Até a.
GUILHERME VESTPHAL – PIER BOAT AUTORIZADA VOLVO PENTA
Próxima!
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