MAR DE AMIGOS – ÂNCORA POR SATÉLITE? CONHEÇA O DPS DA VOLVO PENTA! – 13/06/2024

Sejam bem vindos a mais um mar de amigos. E hoje mais um tema que vocês sempre nos pedem. E esse tema tem nome e sobrenome. E para isso trouxemos aqui um grande amigo nosso, Edvaldo, pra falar sobre o que edvaldo?, DPS Dynamic Position System. Isso é exatamente o nome e sobrenome, É verdade. E trouxemos o Edvaldo pelo seguinte porque o Edvaldo é um usuário e fez questão de ter esse sistema e é muito útil, ainda mais no meu caso que eu tenho marinheiro desembarcado, nem embarcado ele tem uma baita de uma autoridade fundamental, inclusive.

Edvaldo Ai tem. Tem uma questão um pouco curiosa, porque nós estamos aqui conversando de tudo, mas e aquele barco ali? Não é exatamente? E pelo que eu estou vendo, não tem cabo, né? Ela está paradinha, Eu.

Bom, então vamos embarcar? Legal. Vamos lá. Legal isso.

Pode valer. Então, aqui. Agora, acho que chegamos para a posição de comando. Assim, vamos aqui. Eu acho que o lugar que você se sente mais a vontade é aquela delícia lá e tal. Visão completa do barco é bom demais. Bom pessoal, então assim nós mostramos na parte externa a embarcação. Nós estamos a bordo Sheaffer 510 GT e o barco estava 100 sem as amarras exatamente por conta do sistema.

DPS Exatamente. O Edvaldo conta pra gente o que que é esse tal Dynamic Position System. Ai ele tecnicamente é simples, porque é aquela anteninha pequenininha tendo atrás, ele envia o nosso posicionamento para o GPS, a gente aperta o botãozinho mágico aqui no joystick, ele crava o barco nesse tipo, assim como se fosse uma âncora eletrônica e fica praticamente a variação muito boa.

Acho que chega a ser um pé, então é quase nada. E você tem essa, essa maravilha que é poder ficar com o barco cravado por uma necessidade de abastecimento, colocar uma defensa. Amarrar o barco numa poita? Pô, é bacana demais. O Edvaldo então me conta porque assim esse seu barco? Ele não nasceu um zero com esse sistema, né não?

E aí até vendo todos os acessórios que a Volvo disponibilizar para a gente. Mas lembrando aqui, a necessidade veio de uma viagem para Ilhabela que eu fico lá no Pindaré. Aí eu chego como só eu, que piloto é gente, falei não tem marinheiro embarcado e aí eu vou atracar lá. E o Renaldo, que aqui que aluga a poita, Então ele chega e eu tenho que dar o cabo pra ele e tal.

Então ou alguém fica aqui no comando e peço a minha esposa para as minhas filhas ir lá e ajudar ou eu tenha o DPS que eu lavava o barco e fazia toda essa logística de cabo a popa do ar e tal. E aí eu falei não, eu preciso ter. E aí a gente tem essa coisa com você, tudo isso não é bom mesmo.

E mandei a Volvo colocar e aí eu botava maravilha de muito bom. Mas você chegou a passar. Então sentir essa, essa necessidade Fisicamente, Sem dúvida, sem dúvida. Porque com equipamento você, na verdade você o barco, seja para abastecimento a um lugar que não tem píer flutuante ou para colocar uma defensa. Mas eu que vou muito bem lá, bela e muito útil e até para sair tipo assim, para você sair da porta, ser sócio da mata ali e sozinho você soltou, mas vai começar a andar, então perde o botãozinho mágico e tudo é o barco fica cravado, você só desamarra e tal, libera a poita, ficava de popa, guarda tudo certinho, sem pressa, sem afobamento e

vai embora. Até você está. Poxa, aqui nem aqui no canal você precisa fazer alguma coisa e te mandar o barco no canal. Não tem como né? Então até soltar o ferro e tal apertou. DPS desce lá pra baixo ou pega alguma coisa, esquecer o tal sobe. Você quer verificar alguma coisa? É muito útil e muito útil e até para explicar para o pessoal que assim é igual.

Não sei se já aconteceu com vocês, mas às vezes você pega um carro e você está ali já com o seu painel multimídia, tudo e você vê que o GPS. Ele tem uma dificuldade de entender se você está indo ou se você está voltando. Sabe quando você tá configurando ali? Ele não sabe se você continua em frente ou rua tem que dar ou você vai dar a volta, então ele depende de você continuar o seu segmento para ele entender onde é que é a proa do carro.

Sim, né? Então a Volvo nesse caso ela disponibilizou para o sistema de PS uma antena, mais uma antena a parte que tem mais alguns ali, mais alguns sensores receptor de GPS exatamente para poder passar essa informação cravada e realmente ela ter esse nível de eficiência. Eu tenho conhecimento de outras empresas que são concorrentes da Volvo e elas acabam não tendo porque você que nós estamos aqui para abanado.

Se você quiser garrado na popa, na popa, na popa, nós estamos totalmente livre aqui. Se tivesse uma embarcação do lado, você vê que não ofereceria nenhum tipo de risco. Nós temos um píer aqui a mais ou menos uns dois metros e meio a três metros de distância. A distância se mantém, então realmente o nível de eficiência desse não é muito bom.

Não é muito preciso, é muito bom. Cara, eu falei assim a gente já ficou brincando um dia com ele. Aqui está ao pé do píer. A variação é um pé. A hora que ele crava, ele, um pé pra cá, um pé pra lá, nada mais que isso. Legal, ele vai. Você consegue mostrar na parte prática aqui pra gente.

A gente consegue dar uma saidinha aqui. Vamos lá? Muito simples. Aqui você desativou, aí se tiver, ele aciona o joystick.

Vamos parar aqui? Então, aqui me liga o joystick e acionou. Acionou. Ele vai pegar nosso posicionamento e faz a leitura e já está acionando. Ele já está. O barco tá querendo se movimentar e ele já está voltando. O barco, o lugar que ele. Aí ele até te aparece aqui no sistema de GPS, está ligado? Manter se atento. Segure se para não cair, porque o barco ele acaba fazendo uma movimentação e não entrar na água porque os eles estão sozinhos.

O motor está ligado. Eu vejo muito pessoal na hora de abastecer, porque assim você pega novamente aqueles dias de temporada, final de ano e aí forma aquelas filas do posto de abastecimento e aí fica o pessoal ali toda hora corrigindo se vem alguém e alguém dizer o cara maneiro ou fica no manete ou tem que ficar lá. Aí o pessoal aperta, dps aí tem o tempo para ir lá colocar as defensas.

Ficar aqui conversando com os convidados, aquele momento que seria de ficar toda hora atentos, mas no momento lá tranquilo e eu acho que uma marcação até do Porto de 45 pra cima é fundamental. Não é um luxo, é uma necessidade, porque ajuda muito. É o que você colocaria assim, por exemplo, como hoje, se você fosse montar um barco do zero, você faria questão novamente do sistema, Sem dúvida.

E parece que tem até já tem mais algumas inovações. É aqui que você consegue mover o barco numa linha reta com GPS e esse seria um sistema complementar que é o Doc Assist ou Doc Assist. Ele fora do Brasil ele tem uma configuração bem interessante porque você consegue fazer igual os carro, você aperta o botão, ele entra na tela vaga mediante sensores e é isso.

Agora aqui no Brasil as marinas ainda não tem os sensores. Talvez seja uma questão de tempo para colocarem.

E aqui, quando você fez a aquisição, houve alguma troca de equipamento? Por exemplo, tiveram que trocar um joystick, manete, alguma coisa assim ou não? Ele só foi só praticamente software e a antena do GPS faltou a antena, mais nada. E as telas são muito rápida. O técnico veio com uma manhã, a gente saiu, eu até estava no dia acertado, acompanhava, Foi muito legal e muito rápido.

Correu a fiação, está tudo como tem que ser. Ligou. Já fizemos testes e beleza. Tá boto. Poxa, muito bacana. Ele voltou depois. Nós estamos aqui parado, mas eu acho que o pessoal que está vendo eles estão começando a achar, talvez que a gente que não tem correnteza, que não tem nada, vamos fazer mais um teste com a embarcação, quem sabe fala ai, eu queria que a gente desativar o GPS desativado.

Vamos ver o comportamento do barco com o GPS desativada, se ele vai correr ou não, com qual a correnteza está jogando. A gente já para você já começa a ter amor. E esse que aqui o barco, ele está à deriva, né? Ele está rodando, começou a rodar agora vamos, vamos acionar ele, cravar a nossa proa bem aqui na direção do restaurante aqui da Marina, deixar virar mais um pouquinho.

Ah, que legal como ele já variou. Aí acionou, pegou nossa posição, os motores já começaram a trabalhar e você escuta aqui o PPS já começa a movimentar, sim. Parou. Impressionante.

Eu ouvi do técnico que até uma correnteza de seis nós, ele segura o barco até seis, nós seis nós e acabava correnteza forte e a família quando? Porque assim. Até então acho que eu precisava de ajuda. Agora, imagina agora do tranquilo.

Bom, Edvaldo, queria te agradecer por mais essa, esse momento aqui. Juntos nós já fizemos a função sempre. A gente já fez um vídeo aqui a bordo dessa lancha, onde a bordo.

Inclusive, para quem não sabe, o Edvaldo é o nosso personagem em todas as aberturas. É legal que ficou muito legal, aquela coisa bacana, aquela seu eu pulo na hora, eu estava lá nas ilhas. Foi muito legal o vídeo, que tem uma visualização bem alto, bacana e agora poder ter a oportunidade aqui de mostrar pro pessoal o funcionamento do GPS na prática é muito bom, Muito legal!

Obrigado hein! Obrigado eu João, sempre! Disposição legal e pessoal, não esquecendo do nosso slogan que tudo isso é feito pra que a gente navegue mais, sem dúvida, Afinal, navegar é saudável, navegar é preciso. Legal! Até a próxima!

 

Comentários (0) |

Vídeos Relacionados

MAR DE AMIGOS – RESGATE DE NAUFRÁGIOS – 15/08/2024

Sejam bem vindos a mais um lar de amigos. Hoje falaremos sobre a questão de resgate. Resgate de cascos naufragados e para isso, vou contar com o nosso amigo aqui, Flávio Alcântara, que é o grande resgatador dos barcos que cometeram algum tipo de excesso Flávio. Tem condição de você falar um pouquinho para a … Continued

MAR DE AMIGOS – ESCOLA DE VELA AJUDANDO A FORMAÇÃO DO CIDADÃO – 23/05/2024

Eu me chamo Cíntia. Sou Cíntia Knot. Eu sou a velejadora. Comecei a velejar com dez anos de idade, no Optimist, que é o barco que criança normalmente aprende a velejar. Velejei durante muitos anos em diversas classes. Eu passei a velejar e veleiros oceânicos. Depois de um ano de surf e finalmente cheguei à … Continued

MAR DE AMIGOS – RUMO AS OLIMPÍADAS DE PARIS 2024! – 09/05/2024

Conseguimos aqui uma palhinha e uma palhinha. Porque o momento dessa pessoa, que é uma personalidade, uma. E é muito raro, porque o Bruno é um velejador que vai nos representar nas Olimpíadas agora que vai iniciar em julho próximo e o Bruno está aqui para contar um pouco para a gente a história, porque … Continued